"As melhores são aquelas que trazem seu corado natural à tona", ensina a consultora de imagem Mila Codato, que trabalha com análise de coloração pessoal
"As melhores são aquelas que trazem seu corado natural à tona", ensina a consultora de imagem Mila Codato, que trabalha com análise de coloração pessoal | Foto: Gabi Trevisan / Divulgação



As cores do ano, aplicações nas casas, carros, objetos, as vibrações que elas nos passam. Há quem duvide do poder que elas têm. Ao mesmo tempo, até os céticos evitam combinar cores extravagantes ao sair para uma reunião de trabalho. Sim, elas dominam, possuem influência sobre você, mesmo que intuitivamente. Por que não usá-las da forma que te favorece?

"A cor é um efeito físico, que ocorre na presença da luz. Ela vibra e atrai nossa atenção. Portanto, é o elemento mais importante na composição do visual e afeta completamente a percepção que os outros têm de você. Podendo valorizar ou sabotar sua imagem", explica a consultora de imagem Mila Codato, que promove a análise de coloração pessoal para observar os efeitos que determinada cor causa quando próxima ao rosto.

Nem sempre as cores que gostamos por conta da energia ou significado nos favorece. Apaixonada pelo laranja, Codato descobriu depois os efeitos que lhe causava. "Certa vez em férias, uma amiga me perguntou se eu tinha dormido mal porque estava com muitas olheiras. Mais tarde descobri que o laranja estava no grupo de cores que sabotavam minha aparência. Ao invés de trazer meu corado saudável à tona, sugava minha coloração", recorda.

A consultora explica que a ideia da análise não é encher a vida de regras, mas tomar conhecimento dos efeitos positivos e negativos para escolher com autonomia e prazer. Por isso, a técnica que utiliza apresenta 12 famílias distribuídas em grupos de três para cada estação do ano. "As melhores são aquelas que trazem seu corado natural à tona", ensina. A cartela definida serve de referência para as escolhas de roupas, maquiagem, cor de cabelo e acessórios.

Assim, é possível conhecer as melhores possibilidades de acordo com humor ou agenda do dia. Neste sentido, Codato afirma que apesar de a mensagem depender muito da cultura em que a cor está inserida, é possível seguir algumas diretrizes. "Cores neutras costumam comunicar uma mensagem mais reservada e elegante. Cores vibrantes mais expansão e comunicação. Cores claras e terrosas comunicam mais acessibilidade e cores escuras mais autoridade e distanciamento", ensina.

A consultora explica que é possível até optar por tom monocromático ou tom sobre tom, mas nesses casos a consultora indica que é importante escolher peças com modelagens interessantes, brincar com os tecidos, texturas ou escolher acessórios marcantes. No entanto, ela afirma que no fim da análise são descobertas, no mínimo, 60 cores que valorizam a personalidade. "Então, por que usar sempre a mesma?"

Conhecendo suas cores, as pessoas se sentem seguras para brincar com o visual e ousar quando for preciso. Por isso, Codato acredita que aproximar sua imagem de sua essência traz inúmeros benefícios, desde a melhora no desempenho do trabalho, passando pela economia de tempo e dinheiro, até a probabilidade de encontrar pessoas com valores semelhantes. São vantagens que ela aponta e acredita culminar em uma só. "Sentir-se dono de si e ter liberdade e segurança para ousar, não só nas roupas, mas na vida!", finaliza.

Busque a harmonia visual

A cor e o corte dos cabelos são recursos que influenciam na imagem pessoal
A cor e o corte dos cabelos são recursos que influenciam na imagem pessoal | Foto: Shutterstock



Loiro, moreno, ruivo, grisalho, careca… Após a descoberta e libertação para brincar, os cabelos também demonstram personalidade. Nesse sentido, a cor do fio é outro recurso que influencia na imagem pessoal. "É super importante! Não só a cor, como o corte de cabelo. Os visagistas estão aí para isso! Uma coloração errada pode arrasar seu potencial. Por dois motivos: um porque pode não harmonizar com sua pele e outro porque ao mudar o tom de cabelo, pode-se mudar o contraste entre cor de pele e cabelos e o nosso contraste pessoal também carrega mensagens sutis", explica Mila Codato, consultora de imagem.

No entanto, é preciso se gostar na cor escolhida, porque, segundo Codato, isso reflete automaticamente na forma que as pessoas percebem outras. Por isso, o trabalho da consultoria é encontrar o equilíbrio entre o que se gosta e o que lhe cai bem. Nos tons de cabelo, a especialista explica que o contraste pode dizer muito. "Pele clara e cabelo escuro ou pele escura e cabelo claro (alto contraste) geralmente comunicam mais força do que cor de pele e cabelo em tons mais próximos (baixo contraste). Mulheres maduras tendem a optar por cabelos mais claros para suavizar marcas de expressão", aponta.

Assim, a consultora salienta a importância de estar atenta ao que cada um tem de melhor, pois além do estilo, cabelo e maquiagem também interferem. "Muitas mulheres investem uma fortuna no salão para um evento e saem com um penteado lindo e uma maquiagem perfeita, porém nas cores erradas. Qual o efeito nas fotos? Parece que estava de máscara. Não há harmonia visual", exemplifica. Por isso, acredita que cabeleireiros e maquiadores precisam, além de dominar a técnica, conhecer os efeitos das cores.

Não há fórmulas. Há características pessoais que ressaltam de acordo com as tonalidades utilizadas. Por isso, cada um deve encontrar a sua particularidade para ressaltar o que há de melhor e esconder - se desejar - o que não lhe agrada. Assim, fica muito mais fácil brincar com o estilo e se sentir melhor para passear por campos ainda não explorados. "Eu sou avessa a cartilhas. Cada mulher é um universo cheio de possibilidades!", defende.