Imagem ilustrativa da imagem #A pólvora de Bolsonaro e as brigas nos debates
| Foto: AFP / EVARISTO SA

#Pólvora, Maricas e Pastel

Jair Bolsonaro voltou a fazer declarações polêmicas nessa terça-feira durante um evento no Palácio do Planalto. "Aqui todo mundo vai morrer. Não adianta fugir disso, fugir da realidade. Tem que deixar de ser um país de maricas", pronunciou ele em discurso. A fala, além de minimizar a pandemia do novo coronavírus, é homofóbica. Bolsonaro também aproveitou a oportunidade para dizer que a imprensa é uma "urubuzada" que o perturba, e que a vida como presidente é uma "desgraça" pois não tem "paz pra absolutamente nada. Não posso mais tomar um caldo de cana na rua, comer um pastel".

Imagem ilustrativa da imagem #A pólvora de Bolsonaro e as brigas nos debates
| Foto: AFP / EVARISTO SA

Outra fala polêmica foi direcionada à questão da Amazônia: Bolsonaro disse que caso um “grande candidato à chefia de Estado” aplique barreiras econômicas se o Brasil não controlar as queimadas na floresta, a diplomacia não será a resposta brasileira. Ele concluiu o raciocínio com a frase “quando acaba a saliva, tem que ter pólvora”. A frase repercutiu como uma dissuasão por conflito armado aos Estados Unidos da América, frente às afirmações de Joe Biden (Democratas) a respeito da possibilidade de o Brasil sofrer “consequências econômicas” se o país não preservar o bioma. Nas redes sociais, o meme foi instantâneo em relação à diferença de poderio bélico entre as duas nações.

#De volta aos 2000

Quem foi adolescente durante a primeira década dos anos 2000 se alegrou com as notícias dessa semana. O RBD, grupo musical derivado da telenovela mexicana Rebelde vai lançar uma nova música mais de dez anos depois do fim de suas atividades. Com data anunciada para 26 de dezembro, a reunião online do elenco marcará a estreia da canção e ainda contará com os clássicos da banda, como "Salvame". A responsável pelo anúncio foi Maite Perroni em seu TikTok e ela já mostrou um trecho da música, que se chama "Siempre He Estado Aqui".

Quem era fã das produções estadunidenses também teve novidade. O fenômeno mundial Gossip Girl teve seu reboot anunciado. Fotos do novo elenco no tradicional cenário da escadaria do museu novaiorquino MET já estão circulando na internet. A notícia gerou controvérsia. Há quem descarte o reboot por considerar que nada poderá se equiparar com a produção original. Já outros se impressionaram com a diversidade representada nos novos rostos dos Upper East Siders. O que antes era um grupo formado por jovens brancos cisgênero abriu espaço para diferentes etnias e sexualidades, com uma forte quebra na estética padrão. A estreia é prevista para o primeiro semestre do ano que vem.

#Liberdade de Britney

O advogado da cantora Britney Spears, 38 anos, declarou que ela não fará mais apresentações até que o pai da artista deixe de ter sua tutela. Desde 2008, Jamie Spears é legalmente responsável pelas ações da estrela assim como pela sua fortuna. Britney está em luta judicial pela saída do pai do controle de sua vida, mas no dia 10 de novembro uma juíza decidiu pelo compartilhamento da tutela de Jamie com a Bessemer Trust Company. Mais uma vez, fãs levantaram a tag #freebritney, em apoio a artista. Britney afirma não desejar viver na ausência de tutela, apenas que ela seja transferida a uma empresa especializada ou a um cuidador com quem ela não tenha vínculo familiar. Ela vive sob tutela desde que foi internada após problemas emocionais e com drogas em 2007.

#Volta da Coronavac e vitória de quem?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, liberou nessa quarta-feira a retomada da testagem da vacina Coronavac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac com a parceria do Instituto Butatan. O estudo havia sido paralisado na segunda-feira após a morte de um voluntário. Na ocasião, Jair Bolsonaro declarou nas redes sociais que essa seria "mais uma vez que Jair Bolsonaro ganha", fazendo ataque direto ao estudo e ao governador João Dória. Foi constatado que a morte não tinha relação com a vacina ou com a Covid-19 e o Instituto Médico Legal atestou que o óbito se deu por overdose de medicamentos.

Imagem ilustrativa da imagem #A pólvora de Bolsonaro e as brigas nos debates
| Foto: Sao Paulo State Government / AFP

#Cadu Barcellos

A notícia da morte do cineasta Cadu Barcellos, na quarta-feira (11), gerou repercussão nas redes sociais. Barcellos, de 32 anos, foi assassinado após sair de um carro na avenida Presidente Vargas, no centro do Rio de Janeiro. Ele foi responsável pela produção do documentário “5x Pacificação” (2012), foi diretor e roteirista de “Mais x Favela” (2011), série do canal Multishow, e vinha trabalhando como assistente de direção do programa “Greg News”, com Gregório Duvivier, da HBO. Também conta com um repertório de curtas-metragens e o episódio “Deixa Voar”, presente no longa “5x Favela – Agora por Nós Mesmos”, que esteve presente no Festival de Cannes de 2010. Os internautas e representantes de veículos de comunicação se solidarizaram pela morte do cineasta, prestaram homenagens e exaltaram suas produções, com mensagens de valorização do caráter humanitário de suas produções.

#Mamaefalei vs. Russomano

Com a proximidade das eleições em todo o Brasil, diversos episódios de brigas ou discussões acaloradas entre os candidatos viralizaram nas redes sociais. A mais recente foi a desavença entre Celso Russomano (Republicanos) e Arthur do Val, ou Mamaefalei (Patriotas), candidatos à prefeitura de São Paulo, em um debate promovido pelo jornal O Estado de S. Paulo. O acontecimento foi às redes em tom de crítica: o nível do debate político em todo o Brasil não tem agradado aos internautas. O tom de ataque pessoal e o tempo de fala gasto com acusações aparecem entre as principais críticas nas redes sociais. Há também quem se aproveite da situação para lançar memes ou simplesmente observar “o circo pegar fogo”.

Imagem ilustrativa da imagem #A pólvora de Bolsonaro e as brigas nos debates
| Foto: Eduardo Knapp/Folhapress

#QueVergonhaBradesco

O banco Bradesco foi amplamente criticado pelos internautas a partir da quarta-feira (11). O motivo das críticas foi uma onda de demissões e fechamentos de agências durante a pandemia, promovidas por planejamento de redução de gastos do banco, aos moldes da recente ação do banco Itaú. Por um lado, o banco anunciou que apenas não admitirá mais funcionários como praxe anual. Por outro, os internautas denunciam o lucro da empresa no ano de 2020 apesar dos impactos da pandemia e a “desnecessidade em reduzir o número de postos de trabalho e vagas de emprego”, cobrando, sobretudo, que o banco não promova demissões.

Imagem ilustrativa da imagem #A pólvora de Bolsonaro e as brigas nos debates
| Foto: iStock

*Supervisão: Patricia Maria Alves