Se não tivesse dívidas, o contador Reginaldo Conceição, 47, gostaria de ir para a praia "descansar a cabeça"
Se não tivesse dívidas, o contador Reginaldo Conceição, 47, gostaria de ir para a praia "descansar a cabeça" | Foto: Lais Taine



"Já viu brasileiro não ter dívidas?", brinca a comerciante Joelma Lopes, 46. Dados da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) estimam que 62,89 milhões de brasileiros estejam com o CPF restrito para fazer compras a prazo ou contratar crédito. A FOLHA saiu às ruas em Londrina para saber o que as pessoas fariam com o 13º salário caso não tivessem dívidas. Para alguns, o desejo se tornou realidade.

"Nem esse 13º, nem o próximo, nem o outro vão pagar minhas dívidas", responde brincando Reginaldo Conceição, 47. Se não fossem os boletos, o contador gostaria de ir à praia. "Descansar a cabeça, torrar. Seria como um extra, porque se você não tem dívidas, não faria falta, então pode programar uma viagem", menciona.

O estoquista Wellington Marques, 23: "Iria comer um monte, beber também, mas não muito, teria que sobrar..."
O estoquista Wellington Marques, 23: "Iria comer um monte, beber também, mas não muito, teria que sobrar..." | Foto: Lais Taine



O estoquista Wellington Marques, 23, diz que tem mais conta do que gostaria e se tivesse o benefício livre para gastar, seria com lazer. "Iria comer um monte, beber também, mas não muito, teria que sobrar... Compraria roupas... Guardaria dinheiro...", vai planejando até se dar conta de que talvez não conseguiria fazer tudo com um salário. Neste ano, o benefício será utilizado para pagar contas, mas pensa que vai sobrar um pouco para poder usá-lo com prazer.

"Estou com medo do desemprego, então vou guardar, não vou viajar, nem comprar", diz a técnica de enfermagem Helena Bairral, 41
"Estou com medo do desemprego, então vou guardar, não vou viajar, nem comprar", diz a técnica de enfermagem Helena Bairral, 41 | Foto: Lais Taine



Porém, nem todo mundo vai apenas pagar contas. "Vou comprar meus óculos novos, graças a Deus eu não tenho dívidas, mas também não sobra para comprar, então vou usar esse dinheiro", conta a promotora de vendas Márcia Regina Siena, 51. A técnica de enfermagem Helena Bairral, 41, também não tem dívidas e vai guardar o dinheiro. "Estou com medo do desemprego, então vou deixar guardado, não vou viajar, nem comprar", revela.

A comerciante que questionou se existe brasileiro sem dívidas não recebe 13º, mas se tivesse, iria para a praia com a família. Essa é a resposta mais comum entre os entrevistados. Todos desejam ter um lugar à sombra na praia, tomar água de coco e se renovar na areia e no mar. Mesmo com dívidas, alguns até vão dar uma passada por lá, refrescar a cabeça e relaxar para lidar com as contas. Uma questão que talvez fique só para 2019.

LEIA A REPORTAGEM COMPLETA AQUI.

mockup