#Fuvest vazada?

Imagem ilustrativa da imagem 18 horas para uma vacina e os 'Alienadinhos' do BBB

A Fuvest, órgão responsável pelas provas vestibulares da Universidade de São Paulo (USP) divulgou a lista de aprovados de 2021, porém, deu um susto nos concorrentes. Na quarta-feira, dia 17, um documento com supostos aprovados circulou nas redes sociais, dois dias antes da data oficial de divulgação dos resultados oficiais. Especulou-se que o documento pudesse ter sido vazado ou que poderia ser uma lista falsa. Dada a situação, a instituição decidiu por adiantar a publicação da lista oficial poucas horas após a confusão. Ao Guia do Estudante, a Fuvest alegou que o ocorrido foi um problema no site.

#18 horas para uma vacina

Imagem ilustrativa da imagem 18 horas para uma vacina e os 'Alienadinhos' do BBB
| Foto: Bruno Concha - Secom

Idosos que foram se vacinar em Belford Roxo, RJ, precisaram enfrentar aglomeração e muitos deixaram o local sem serem imunizados. A vacinação para a população de 71 anos havia sido anunciada para ter início na manhã de terça-feira, o que fez muitos aguardarem por até 18 horas desde o dia anterior para tentar garantir uma dose. Ao menos 300 pessoas compareceram no local. Entretanto, apenas 100 senhas foram distribuídas, se esgotando nos primeiros minutos. A prefeitura declarou a suspensão da primeira dose programada para pessoas com 70 anos até que se resolva a situação, mas manteve a aplicação da segunda dose para quem já havia recebido a primeira.

#Billie Eilish e seus recordes

Imagem ilustrativa da imagem 18 horas para uma vacina e os 'Alienadinhos' do BBB
| Foto: Kevin Mazur/AFP

A cantora norte-americana Billie Eilish superou Beyonce, Thelma Assis e Selena Gomez ao postar a foto que mais rapidamente atingiu um milhão de curtidas no Instagram. Bastaram 6 minutos para que uma foto de seu novo corte de cabelo atingisse a marca. Depois de quase dois anos, as madeixas pretas e verdes foram embora para Eilish assumir um look loiro estilo anos 70. Esse não é o único recorde de Billie. Em 2020, ela foi a artista mais jovem a ser indicada ao Grammy nas categorias Álbum do Ano, Música do Ano, Artista Revelação e Gravação do Ano, tendo vencido todas elas. No stream, teve o álbum mais ouvido em um ano e foi a artista feminina mais ouvida no mesmo período. Buscas pelo seu nome também a tornaram a artista e mulher mais pesquisada na internet. Além disso, é a artista mais jovem a ter interpretado uma música tema de James Bond.

#Situação confortável?

Imagem ilustrativa da imagem 18 horas para uma vacina e os 'Alienadinhos' do BBB

O Brasil atingiu a marca de 2.798 óbitos em 24h na terça-feira (17). Assim, novo recorde de mortes em um único dia desde o início da pandemia. Ocupação de leitos ultrapassa 80% em praticamente todo país. Porém, na quarta-feira (18), o deputado federal paranaense Ricardo Barros (PP) declarou, em entrevista à Globo News, que o Brasil vive uma situação “não tão crítica, até confortável”, em comparação a outros países. A declaração repercutiu de forma negativa nas redes sociais. Ex-prefeito de Maringá e Ministro da Saúde do Governo Temer, o deputado é o líder do governo Bolsonaro na Câmara.

#Racism is not comedy

Após a derrota do grupo sul-coreano BTS no Grammy, a empresa de cards Topps fez uma caricatura do grupo de K-pop apanhando da estatueta. A arte compõe a coleção “Garbage Pail Kids: The Shammy Awards”, com sátiras sobre outros artistas envolvidos na premiação. Os fãs do grupo não aprovaram o teor do desenho e subiram a tag #RacismIsNotComedy. A caricatura do BTS foi a única apresentada de forma violenta. Após a repercussão do caso, a empresa pediu desculpas, removeu a publicação e garantiu que os cartões não entrarão em circulação.

#Fundação Palmares

Imagem ilustrativa da imagem 18 horas para uma vacina e os 'Alienadinhos' do BBB

Em janeiro de 2020, o secretário especial da Cultura Roberto Alvim foi exonerado. O motivo da demissão foi um pronunciamento com uma estética macabra. Ao som de Richard Wagner, compositor favorito de Hitler, o ex-secretário recitava um discurso muito próximo ao que foi proferido por Joseph Goebbels, ministro da Propaganda da Alemanha Nazista.

Imagem ilustrativa da imagem 18 horas para uma vacina e os 'Alienadinhos' do BBB

Marco Frenette, ex-assessor de Roberto Alvim, irá assumir o cargo de coordenador-chefe do Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra, na Fundação Palmares. O anúncio foi feito por Sérgio Camargo, atual presidente da instituição. A admissão ocorre ao mesmo tempo em que o presidente da Fundação é investigado pelo Ministério Público do Trabalho do Distrito Federal, por suposto assédio moral e perseguição ideológica contra funcionários do órgão. Em sua conta do Twitter, Sérgio Camargo declarou: “Se exonerar esquerdistas e nomear direitistas é "assédio moral”, só tenho a dizer que continuarei fazendo isso”.

#Alienadinhos

Não é novidade que a popularidade do Big Brother Brasil também movimenta muito as redes sociais. Porém, o Telegram é um caso especial. Muitos usuários utilizam o aplicativo só para acompanhar as notícias do reality, através de grupos que reportam cada passo dos “brothers”. Um dos canais mais famosos do gênero, o “Alienadinhos” saiu do ar na quarta-feira (17). No Twitter, fãs do programa compartilharam do desespero por não ter mais acesso às notícias quentinhas do BBB 21.

*supervisão de Patrícia Maria Alves (editora)