“Às vezes, os fã-clubes se declaram, dizem que amam... Me assusta, mas quero entender”, diz Alanis Guillen
“Às vezes, os fã-clubes se declaram, dizem que amam... Me assusta, mas quero entender”, diz Alanis Guillen | Foto: Globo/Estevam Avellar

Aos 20 anos, Alanis Guillen estreou na televisão como a mãe adolescente Rita de “Malhação: Toda Forma de Amar”, exibida pela Globo. Na trama, a personagem luta pela guarda da filha, Nina, mas tem Lígia (Paloma Duarte) e sua família no caminho. Apesar do embate inicial, a moça contará com a ajuda de Filipe (Pedro Novaes), filho biológico da médica, para se aproximar da criança. Aos poucos, os jovens se apaixonam e haverá um conflito de interesses.

"Rita chega pedindo para que ouçam a sua história, mas a família adotiva da Nina reage mal. Então, ela vai para esse combate na justiça. Depois o Filipe, que estava sempre brecando essa aproximação dela com a filha, começa a enxergá-la de uma forma mais sensível. Nasce um sentimento", diz a atriz.

Além do drama com a filha, Rita também está no centro de outra trama da novela adolescente: testemunha um crime. Junto com Raíssa (Dora de Assis), Thiago (Danilo Maia), Jaqueline (Gabz), Guga (Pedro Alves) e Anjinha (Caroline Dallarosa), a jovem presenciou o sequestro de um rapaz de dentro de uma van.

"A cena da van foi punk! No momento da gravação, deu um frio na barriga, pareceu real... Antes dessa sequência, a gente conversou muito sobre como era entrar nesse estado apavorante. Apesar de não saberem quem eram aquelas pessoas ou o que está acontecendo, eles depois buscam por justiça", afirma.

Infelizmente, a violência urbana não é caso só de ficção. Na vida real, histórias como a que foi retratada em 'Malhação' acontecem todos os dias. Por sorte, Alanis conta que nunca passou por algo parecido. No entanto, a atriz relata que não se deixa aprisionar pelo medo. Pelo contrário, ela ressalta a importância da liberdade de ir e vir.

"Eu sou muito livre, ando pelas ruas e acredito na bondade dos outros, mas me blindo energeticamente. Não tem como se esconder. O medo é castrador. Se a gente deixa o medo tomar conta, morre. Tudo pode acontecer fora ou dentro de casa... Por isso, temos que propagar amor, sinceridade, olhar nos olhos das pessoas, sentir, tocar, dialogar. Se estivermos envolvidos pelo bem, o mal se afasta", filosofa.

Natural de Santo André, na Grande São Paulo, Alanis se mudou para o Rio de Janeiro após passar nos testes de “Malhação”. De acordo com a atriz, ela ainda está se acostumando com a rotina de trabalho. Apesar de jovem, ela reconhece a importância de seu papel dentro da história, assumiu essa responsabilidade, mas também sabe que precisa entender os limites do próprio corpo.

"A Rita tem uma carga muito pesada para segurar. Eu acordo, vou para o trabalho e cada dia é um horário. Estou me adaptando também a essa coisa de não ter rotina e gosto de me colocar à prova. O nosso corpo sente muito quando nos esquecemos de cuidar da gente e focamos só no trabalho; acaba adoecendo. Por isso, o meu domingo é sagrado. Vou pra praia tomar um banho de mar, quero conhecer as cachoeiras do Rio, o povo da cidade", entusiasma-se.

O público de “Malhação” é muito conectado às redes sociais. Antes mesmo da estreia, Alanis já recebia mensagens dos fãs do folhetim e revela que se sentiu assustada em um primeiro momento. No entanto, a atriz ressalta o quanto é importante se manter aberta para dialogar com os telespectadores.

"Eu sou muito desligada com as redes sociais. Quando recebo mensagem, não sei o que responder. Às vezes, os fã-clubes se declaram, dizem que amam, mas não sei quem é a pessoa que ama e nem me conhece. Então, me assusta, mas quero entender. Não vou me fechar. Estou aqui para aprender com eles sobre essa forma de amar", admite.