1. Entre muitas criações, Beca Milano considera como maior desafio ter produzido o bolo de seu casamento:  "Consegui representar nele a nossa história"
    Entre muitas criações, Beca Milano considera como maior desafio ter produzido o bolo de seu casamento: "Consegui representar nele a nossa história" | Foto: Marcos Zanutto

Ela é a responsável por alguns dos bolos mais inusitados vistos na televisão brasileira recentemente: bolo pendurado em um lustre de cristal, bolo que serve café, bolo que se divide ao meio e bolo que guarda brigadeiros, só para citar alguns. São doces enormes, com vários andares, muitas flores de açúcar e estrelas de casamentos.

A confeiteira Beca Milano esteve recentemente em Londrina a convite da Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais – BPW Londrina, Vectra Construtora e Menu Escola de Gastronomia e dividiu com público um pouco dos seus conhecimentos e truques para bolos saborosos e impressionantes. Também não se furtou a responder às perguntas da plateia, mesmo as mais embaraçosas, como o valor de seus bolos.

Nascida em São José dos Pinhais, ela tinha a confeitaria como uma paixão desde criança, ao acompanhar sua madrinha fazendo bolos e vendo uma vizinha que trabalhava com pasta americana, mas acabou cursando Farmácia e Bioquímica.

“Eu e minha mãe começamos a fazer biscoitos amanteigados, considero que esse foi o primeiro produto. Na verdade ela faz esse biscoito até hoje, tem um valor afetivo, um significado muito grande para nós. Quando chegou o momento de escolher minha profissão, na época não tinha curso superior de confeitaria, gastronomia, eu fui pesquisar todos os cursos ligados à área de alimentos e descobri que Farmácia tem uma atuação na área de alimento e por isso escolhi fazer Bioquímica”, explica.

Foi trabalhando em um laboratório após formada que Milano pagou seu curso de confeitaria e outros de aperfeiçoamento. Ela conseguiu uma vaga para estágio no badalado Restaurante Manu, da chef Manu Buffara, em Curitiba. Nessa época, conta, chegou a dormir poucas horas por noite enquanto se divida entre trabalho, estágio e as encomendas. Com a paixão pela confeitaria falando mais alto, ela deixou o trabalho na área de laboratório e foi se dedicar integralmente aos doces e bolos.

“É uma transição em que não me aventurei, eu fui pensando em cada passo, tive que ter essa paciência de pagar meu carro primeiro, porém, nunca desistindo do meu sonho e é o que me realiza. Eu sou muito feliz fazendo o que amo fazer. Afirmo para as pessoas: se você tem um sonho, não desista, tem de ir atrás, temos que pensar daqui a dez anos: vou estar feliz? O que vou estar fazendo, tem sentido? Temos que buscar nossos sonhos e fazer o que a gente ama”, reforça.

O convite para o teste para o programa Fábrica de Casamentos veio por meio do amigo e parceiro de emissora Carlos Bertolazzi. Ela gravou o programa piloto, foi aprovado e desde então a confeiteira e sua equipe são responsáveis por transformar sonhos em realidade. Depois veio o convite para um novo teste, desta vez para o Bake Off Brasil. “Foi um momento muito importante porque era um programa que eu já era fã, é um formato internacional, eu já acompanhava de vários países, inclusive do Brasil, e ser chamada para o teste foi algo que me deixou sem dormir. Fiquei tão tensa até darem o resultado que tomava relaxante muscular todos os dias. E acabou que deu certo, as coisas foram acontecendo, sempre com muito trabalho.”

Sobre a função de jurado, Milano acredita que seu objetivo é muito mais mostrar os erros e acertos do que exatamente fazer um julgamento. Ela conta que vê nos competidores o mesmo sonho que já teve, o de viver da confeitaria. “Eu tenho uma preocupação muito grande em falar o erro, mas como uma forma de aprendizado, o que ela pode fazer para melhorar. Quando trata-se de crianças temos de ter um cuidado ainda maior. A maioria está em uma idade de formação de personalidade, muitas coisas que são ditas nessa fase podem impactar a vida inteira de alguém. Tenho muito cuidado em mostrar para as crianças que errar é normal, que eles estão ali para aprender também. Errar faz parte e que se eles acreditam naquilo, vão acertar. Não estamos ali para mostrar só erros, mas o que foi acerto, o que pode ser melhorado”, conta.

BOLO MAIS DIFÍCIL

Com tantos projetos únicos, a confeiteira conta que não sabe eleger o mais difícil, mas, talvez, o mais desafiador tenha sido o do seu próprio casamento. Ela se casou em outubro do ano passado com o diretor artístico do SBT Fernando Pelégio e surpreendeu o noivo e os convidados com um bolo magnífico. Com sete andares e decorados com arabescos e flores de açúcar, ele tinha uma camada oculta com um desenho do casal.

E para quem pensa que as surpresas paravam por ai, ledo engano. Um dispositivo oculto acionado com fichas e uma manivela revelava cápsulas contendo um brigadeiro de capuccino, doce que une duas paixões do casal: brigadeiro e café. Para dar conta do projeto do bolo, cuidar dos demais preparativos do casamento e ainda gravar os episódios do Bake Off Brasil, a confeiteira diz que sua equipe foi fundamental na execução do bolo.

“(O bolo) Tinha todo um valor sentimental, querendo ou não foi o bolo da minha vida, um dos mais importantes e o noivo ainda me pediu algo surpreendente, ele queria que fosse único. Claro que eu gostaria que ele ficasse muito feliz quando visse o bolo, então acho que teve um desafio ainda maior, além do projeto em si, fazer algo inesquecível para nós, que fizesse sentido para nós e eu fiquei muito feliz com o resultado. Demorei um mês para pensar nesse desenho, no que eu queria representar no bolo e acho que consegui representar nossa história.”

INSPIRAÇÃO

Com tantos bons confeiteiros mundo afora, Milano diz que sua primeira inspiração, quando ainda nem era uma chef confeiteira, foi a britânica Peggy Porschen. Em sua loja rosa em uma esquina de Londres ela expõe suas gostosuras e Milano conta uma de suas grandes emoções foi justamente quando pode conhecê-la.

“Meu primeiro livro de confeitaria foi dela e vi ali uma linguagem que gostei muito. Uns dois anos atrás eu consegui ir a Londres e visitar a loja dela. E nunca vou esquecer, estava com o meu marido e quando estávamos chegando na esquina e vi a loja, meu coração já começou a pular mais forte, cheguei na frente da loja e comecei a chorar. Tentei segurar mas não consegui porque tinha um significado tão grande, nunca imaginei que um dia eu conseguiria realizar esse sonho, de ir na loja dela”, exclama.

Em seus planos futuros, além de se dedicar às gravações da quinta temporada de Bake Off Brasil, Milano torce por mais uma edição de Fábrica de Casamentos e quer desenvolver seu canal no Youtube. “Quero ter um contato mais próximo, ensinar receitas de maneira mais descomplicada para que a pessoa saiba que muitas vezes um bolo de vitrine pode ser feito em casa, com as coisas que temos em casa. Ainda não tem data definida, mas está no projeto!”