Talento que se renova
PUBLICAÇÃO
sábado, 19 de setembro de 2015
Karla Matida<br>Reportagem Local 
Até desembarcar em Londrina para estudar design de moda na UEL, o mineiro Mauro Marcos passou por nada mais nada menos do que 20 cidades. "Por causa do trabalho da minha mãe, a gente se mudava muito", conta Mauro, nascido em Coronel Fabriciano (MG) e radicado em São Paulo há cerca de quatro anos.
Há cerca de um ano, ele conquistou o Prêmio Avon de Maquiagem, o mais badalado e conceituado do setor no Brasil. Moda e maquiagem têm lá suas similaridades, mas Mauro começou por acaso com os pincéis. "Meu sonho era ser veterinário, mas desisti assim que descobri que matavam bichos para gente estudar", lembra.
"Daí fui fazer um teste vocacional", explica Mauro, que descobriu a aptidão para artes, comunicação e moda. "Havia poucas faculdades naquela época e como eu era louco pelo Sul do País, escolhi Londrina", relata. "Passei em segundo lugar geral da UEL, poderia ter feito Medicina se quisesse", diz. "Só que antes tomei umas bombas por causa das muitas mudanças e adaptações de escolas. Passei por 17", lista.
Como passou no vestibular ainda no segundo ano, Mauro optou por fazer supletivo para acelerar o término do ensino médio e entrar na faculdade. Durante o curso, foi um aluno prodígio, conquistando boas colocações nos concursos nacionais. "Fiquei em segundo lugar no Paraná Fashion, em terceiro no concurso da Susi e no prêmio de sapatos da Francal. Sempre fui muito dedicado, mas nunca entrei nos concursos para ganhar, era mais para ver como eram os bastidores", afirma. "Foi assim também com o Prêmio Avon, no ano passado. Entrei sem pretensão para me preparar para este ano. E acabou que ganhei", relata.
Depois de formado como designer de moda, Mauro trabalhou na equipe de estilo da Puramania. "Morei oito anos em Londrina e oito anos em Londres", contabiliza o maquiador, que se mudou para a Inglaterra para trabalhar em um dos escritórios da espanhola Zara. "Mas fiquei pouquíssimo tempo lá, não gostei."
Para se manter em Londres, de onde não queria voltar, Mauro tinha duas opções. "Ou eu lavava cabelo num salão ou limpava o chão de uma loja", lembra. Foi o primeiro passo para a nova carreira, mas ele nem imaginava.
Do lavatório para a bancada, Mauro passou a assistente de cabeleireiro. E nas horas vagas, "comecei maquiar as amigas do salão quando elas iam para a balada". "Um dia um dos maquiadores faltou e me perguntaram se eu não queria substituir. Tinha que ir até uma cliente e eu fui. Cheguei lá e descobri que era a Linda Moss, mãe da (modelo) Kate Moss", conta. "Ela gostou do meu trabalho e depois a maquiei outras cinco vezes", orgulha-se Mauro.
Há quatro anos, voltou para o Brasil para renovar o visto que o permitia ficar na Inglaterra. "Não consegui e decidi ficar em São Paulo. Não conhecia ninguém, tinha só um amigo", diz. "Mas encontrei alguém que me ajudou muito", avisa Mauro, citando o maquiador Rosman Braz. "Fiz o blog dele", conta.
"Mas eu divido a minha vida entre antes e depois do Prêmio Avon", afirma. Depois de conquistar o primeiro lugar na categoria publicidade, a agenda do maquiador se transformou. "De agosto do ano passado até abril deste ano fiz 28 campanhas. Depois parei de contar. Na verdade, fiz as contas a pedido da Avon, que queria saber o que o Prêmio tinha me trazido", diz. Além de curador da edição de 2015, Mauro também deve ganhar destaque no livro comemorativo aos 20 anos do concurso.
"No dia seguinte ao Prêmio me ligaram para fazer a maquiagem da Carol Francischini para a capa da revista Lounge", lembra. Entre os trabalhos feitos nos últimos meses, o maquiador destaca a nova campanha da Puramania, da qual assina a beleza. "Reencontrei meus amigos", comemora. "Antes de ser maquiador já tinha um olhar para as luzes e sombras. No meu trabalho como designer fazia combinação de cores inusitadas."
Para o maquiador, sua característica é deixar a cliente sempre bonita. "Mesmo quando é uma maquiagem mais conceitual com modelo, quero deixá-la bonita. Eu fico feliz que todas as modelos que maquio fazem selfies e postam se achando lindas", diz. Outro diferencial? "Não sou de ficar num canto do estúdio olhando o celular. Gosto de participar e de quando me pedem palpites", avisa.


