Com o príncipe em Tóquio
O empresário Luiz Carlos Adati com o príncipe Naruhuito, do Japão, durante visita ao país. O empresário londrinense, como se sabe, foi o coordenador do Imin 100 e vice-presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão. Conseguiu um feito inédito em Tóquio: fazer esta foto com sua própria máquina, quebrando o protocolo, autorizado por Naruhito. Adati aproveitou para agradecer novamente a visita do príncipe às festividades do centenário da imigração japonesa para o Brasil. Afirmou a esta coluna que é tempo também de agradecer a todos que contribuiram para essa que foi a grande festa da colônia nipo-brasileira.

Aposentadoria para Campeões do Mundo
A informação de Brasília é que o presidente Lula já autorizou o pagamento de indenizações e aposentadorias para os jogadores da seleção brasileira de futebol que foram campeões nas Copas Jules Rimet de 58 (na Suécia) e em 62 (no Chile). Há 13 atletas vivos da Copa de 58, entre eles Pelé, o mais famoso. Vão receber indenizações de 465 mil reais cada um e aposentadoria mensal de 4,6 mil reais. A seleção campeã de 62 receberá a partir de 2012.
  Aqui entre nós: os atletas fizeram por merecer realmente uma grande homenagem, em nome do Brasil, mas quem deveria pagá-los seria a milionária CBF, pelo menos metade do valor. Em um país onde os trabalhadores comuns, que contribuiram com a Previdência durante 30 ou mais anos, e recebem menos do que o salário mínimo, é, de fato, de se pensar a respeito. O presidente Lula deveria olhar também por eles! Que continuam ‘joguetes’ nas mãos de alguns deputados e senadores da República!

MOÇAS PARANAENSES - Reunidas especialmente para a coluna, durante a eleição de Miss Paraná 2010, aqui estão as belas paranaenses Mayara Ferreira Bueno, Miss Maringá e primeira princesa do concurso; Nayra Vendrameto Borges, Miss Apucarana, segunda princesa; Miss Paraná de 2009, Karine Martins, de Cascavel; Miss Paraná 2010, Marylia Bernardt, de São Miguel do Iguaçu, e a Miss Brasil 2009, Larissa Costa, que fez parte da comissão julgadora do Miss Paraná, organizado por Wal Barrionuevo.

■ Na revista Quatro Rodas que chegou às bancas, o Salão de Los Angeles, mostrando os automóveis
que chegarão brevemente
ao Brasil.

Elza e Joaquim Inocente chegam ao final do ano comemorando o êxito no trabalho à frente da loja Todeschini, em Londrina. Os projetos para 2010 vão dos móveis exclusivos ao novo showroom, que promete inovações

Alegria, grande alegria e muita diversão foram os ingredientes principais na festa de casamento de Veridiana Dutra e Luis Fernando Foggetti, respectivamente, filhos de Maria e Silvio Carlos Dutra e de Maria Aparecida e José Luis Foggetti. Detalhes organizados pelo staff da Alpes, com decoração de Adriane Brunely, cardápio do Buffet Moress e doces de Aline Depieri. Os DJs Shiro e Kiti estavam no comando do baile até altas horas. Na foto, os noivos com familiares

■ Já é grande a procura de convites para o Réveillon do Iate Clube de Londrina. A festa terá animação da Banda Biss, jantar especial e show pirotécnico. O comodoro José Silvio de Freitas espera a maciça presença de associados e de muitos convidados.
■ Ouvido no restaurante Bella Itália, no Catuaí, em uma roda
de homens de negócios que lá almoçavam: ‘‘A única bolsa que não corre o risco de crise é a da moda; as mulheres
compram pelo menos duas por ano’’.
■ Antonio Furuta trouxe para o Mercado Sangri-lá alguns
produtos estrangeiros, como os panetones italianos e
espanhóis, além do já conhecido argentino Santur. E também importou uma nova coleção de queijos especiais dos
mais famosos produtores europeus.

O médico Orley Ferraz participou das 500 Milhas de Londrina, em comemoração aos 75 anos de Londrina. Correu com um Gol carburado no Grupo VI, e conquistou o segundo lugar, com direito a pódium, troféu e champanhe. E aproveitou para lançar a campanha educativa ‘Cuide de sua audição’ .

DE APUCARANA - Preocupado com as questões ambientais e sociais, o Grupo Apucarana (da família Sachelli) iniciará em 2010 um importante programa de adequação de suas ações dentro do novo contexto normativo (da ABNT e ISO) de responsabilidade nessa área. O projeto visa não só o Grupo, mas o ganho de toda a comunidade. Na foto, a partir da esquerda, Umberto Cilião Sachelli Junior, diretor geral; Ricardo Okada, consultor; Takashi Yamauchi, consultor do Sistema de Apoio Institucional (Siai) e Umberto Bastos Sachelli, diretor da UBS Empreendimentos.

■ Os óculos continuam atraindo as mulheres. Segundo pesquisa do USA Today, nos Estados Unidos a média é de 3 por mulher, somando todas as idades. E isso a cada ano.

■ Na Veja, o destaque da semana que passou foi para a atualidade da Bíblia, que milhares de anos depois de escrita ainda fascina, consola e ensina. Mas nunca é demais prestar atenção aos manuscritos que foram descobertos aos poucos, narrando outros fatos que também
teriam acontecido.

■ A Fiat patrocina o Corinthians Paranaense, de Curitiba. Poderia também ser parceira do Londrina. Mas será que alguém do alviceleste já procurou a empresa italiana, do setor de tratores, por exemplo?

A dupla Thiago e Juvenal, que atuou na novela ‘Paraíso’, da Globo, apresentou-se durante jantar no Rancho Capricho, em Rolândia, que confraternizou diretores e gerentes do Grupo Big Frango. Na foto, a dupla com o casal Mara e Ademar Rissi, ele diretor comercial da empresa.

■ Almoçamos no restaurante do Bourbon com o hoteleiro Roberto Vezozzo, sua esposa, Maria Lucia, o filho, Fábio, o genro Leandro Mosca, sua esposa, Fabiane, e os filhos José Roberto e João Lucas. E também com Nestor Batista, ex-deputado estadual e ex-presidente do Tribunal de Contas do Paraná, que esteve em Londrina na terça-feira. Nestor foi o grande narrador esportivo da televisão (no SBT) do Paraná. Tinha o estilo de Cleber Machado, da Globo de hoje.

■ A atriz Danielle Winitis foi parada em uma blitz policial no Rio e recusou-se em fazer o teste do bafômetro, que já está bastante desmoralizado no país. Mas ela teve a carteira de motorista apreendida. A atriz global garante que não havia tomado bebida alcoólica.

O administrador Silvio Bruschi e a bonita Andréia Silva ficaram noivos, em Londrina, durante celebração íntima com seus familiares, no Santuário do Colégio Mãe de Deus, seguida de comemoração no restaurante La Vichenza

Premiada pelo seu trabalho social-solidário à frente da Justiça do Trabalho, em Cornélio Procópio, a juíza Ziula Cristina da Silveira Sbroglio recebeu em Brasília o prêmio Judiciário-Cidadão, concedido pela Anamatra a quem se destacou em sua função e também participou de atividades filantrópicas da comunidade onde exerce a magistratura. Com ela, à esquerda na foto, estão os também premiados Lucio de Castro (destaque no setor de Imprensa) e Susana Penteado (na área de Instituições). Ziula tem recebido muitos cumprimentos de colegas e da sociedade em geral. A campanha dela e de seus colaboradores arrecadou em Cornélio 13 toneladas de alimentos, distribuídos entre entidades beneficentes dessa cidade.

■ Disse o professor norte-americano Jim Moarales
(de descendência mexicana):
‘‘A pessoa que cruza os braços quando conversa
com alguém, é porque está escondendo alguma coisa...’’
■ Filiado ao PSDB, o campeão mundial de futebol Romário não sabe se será candidato a deputado estadual ou federal. Por enquanto, quer fazer do América carioca uma boa equipe. Tanto que convidou Bebeto para ser técnico
do time, seu famoso companheiro da Copa de 94.

PARA CRIANÇAS - Grupo de funcionários do Banco Itaú e do Hospital Universitário, sensibilizados com a Campanha do Papai-Noel dos Correios, contribuiu para realizar o sonho de mais de 50 crianças, doando cestas natalinas, material escolar, roupas, brinquedos e calçados. Mário Michelato, gerente do Itaú no HU, disse que o pessoal todo ficou muito feliz em promover a campanha. No Brasil, 17 milhões de cartinhas foram enviadas por crianças carentes em 2009.