SOCIEDADE - OSWALDO MILITÃO
Brasil só perde para o México
O Brasil é o segundo colocado no ranking de tarifas bancárias. Só perde para o México. De acordo com pesquisa publicada pela Isto é Dinheiro, os bancos brasileiros tiveram um aumento real de 130% nos últimos dez anos. E o faturamento do setor cresceu 300%. O Banco do Brasil, na Avenida Higienópolis, por exemplo, está aumentando suas instalações.
Dilma seria a candidata
O pessoal do PT nada afirma a respeito, mas a ministra Dilma Russeff, chefe da Casa Civil do presidente Lula, poderá ser a candidata do partido à sucessão dele nas próximas eleições para a presidência da República. O detalhe: ela não gosta do venezuelano Hugo Chavez. E aqui em Londrina, o PT já trabalha na escolha de nome para o pleito municipal do ano que vem.
Definição elegante
Concordata no Brasil agora com outro nome: Pedido de Recuperação Judicial. É mais chique. Foi o que disseram, sexta-feira de manhã, nos corredores do Forum Estadual de Londrina, na sala dos advogados.
Tiago Gonçalves aniversariou e comemorou a chegada dos seus 30 anos com familiares e amigos mais íntimos. O bolo, criado por Isabela Yene, trouxe motivo de um menino com uma panela, em homenagem à atividade do amigo, que é empresário do setor de fabricação de panelas e outros objetos de cozinha. Na decoração, pimentas de várias cores. Entre os presentes, Carlos, Cristina e Mayara Rocha, Ana Alice Ferreira, Juliana Cardoso, Gabriel, Manuela e Renata Canella, Tiago Galli, Juliana Barin, Alice Ferreira e Washington Spinosa, Beto Scaff e Juliana Cardoso, Fernando Bonilha e Andrei Ludwig., As fotos são da comemoração que teve pagode, muita cantoria e confraternização.
Missão para o Japão
Encontro de três amigos durante movimentada reunião em Londrina: Walter Montagna, diretor da Enar (e do futuro Porto Seco de Londrina), o ex-deputado federal Antonio Ueno e o ex-deputado estadual Moysés Leônidas. A conversa foi sobre a próxima viagem da Missão Economia Paraná-Japão, que será comandada por Ueno. Walter Montagna foi convidado e fará o possível para ir. E Moysés Leônidas também pretende voltar ao Japão e à China, onde já esteve com Ueno, em busca de futuras representações
- Uma solicitação que um casal de leitores fez a esta coluna, a propósito da matéria sobre o Dia da Pizza: que as pizzarias sejam mais transparentes. Que quando estiverem com muitos pedidos, informem ao cliente quanto tempo vai demorar a entrega. Porque ficar duas horas esperando por uma pizza, convenhamos, é de perder a fome e a paciência.
Grêmio criativo
O Grêmio Recreativo Londrinense criou uma promoção para premiar sócios que estejam em dia com a tesouraria: sorteará prêmios mensais entre eles e, no final do ano, o um prêmio de três mil reais em dinheiro. E todos pela Loteria Federal, sempre no segundo sábado de cada mês.
Miss Teen Paraná
Está marcado para o dia 30 de setembro, em Maringá, o concurso que elegerá a Miss Teen Paraná. Poderão participar jovens que tenham de 14 a 17 anos. A promoção é da BMW Eventos de Maringá.
Cantores do Japão em Foz
O Concerto de Ópera apresentado por cantores liricos do Japão, no Mabu Thermas e Resort, em Foz, reuniu um grande público e teve a artista plástica Jacira Mauad Abujamra e o gerente Adão Alves Ribeiro como anfitriões. O espetáculo foi aplaudido de pé. Os cantores nipônicos estão excursionando pelo Brasil, iniciando as comemorações dos 100 anos da imigração japonesa para o nosso país. Mori Toshie, Hasegawa Shinobu e Yoshikawa Kenichi são os cantores que estão na foto, durante a bela apresentação.
A foto é de Douglas Dias
A empresária Mariângela Ferraz, diretora da Âncora Propaganda e Marketing, têm sua trajetória profissional relatada no livro Destaques Profissionais, da jornalista Elisiê Peixoto, que tem o lançamento marcado para o fim do ano. Que trará 100 profisisonais de sucesso, entre homens e mulheres.
RP da UEL em São Paulo
Estudantes do curso de Relações Públicas da UEL estiveram em São Paulo, para visitar a empresa Natura e a agência MVL de Comunicação. O grupo de 41 alunos viajou em ônibus da própria instituição, orientado pela graduanda Sylvia Amaral Ganzerli, em atividade ministrada pela professora Maristela Amélia Pirolo. Melissa Calsavara diz que o pessoal achou a viagem excelente. Na foto, o grupo de estudantes da UEL em frente à Natura Cajamar
Ingressos esgotados para jogos de Pequim
Os ingressos para os Jogos Olimpicos de Pequim, no ano que vem, estão praticamente esgotados. Só as agências norte-americanas compraram quase 40%. O pacote está sendo vendido por 15 mil dólares. E os hotéis perto da Muralha de Pequim são os mais procurados.
- A rede Brooksfield de lojas para homens lançou uma elegante pasta para os executivos guardarem seus notebooks. O preço é que espanta: 1.300 reais.
- Ouvido em um consultório médico de Londrina: fulano de tal está sofrendo da síndrome da riqueza repentina. Tem dinheiro, fatura cada vez mais e continua infeliz... Sugestão: ajude o Iles, o Ilece, o Lar Anália Franco, o Asilo São Vicente de Paulo ou o Lar das Vovozinhas. Ficará bem mais feliz.
Empresário assume o Londrina Norte
O novo presidente do Rotary Clube de Londrina-Norte é o empresário José Carlos Vieira de Almeida. Ele assumiu o cargo durante reunião festiva reaizada no Crystal Palace Hotel, sucedendo ao advogado Vicente de Paula Marques. Entre os presentes à posse, o então governador do distrito 4710, Oswaldo Fávaro, que é de Bela Vista do Paraíso. Também presente, o novo governador Reinaldo Seleti e os ex-governadores Naylor André das Chagas Lima e José Sanchez Pelayo. A diretoria que entregou o mandato festejou duas importantes conquistas pelo Rotary Internacinal: a menção pelo cumprimento de todas as metas do ano rotário e o Prêmio de Parceria Externa, pela grande atuação em parcerias bem- sucedidas com outras organizações na promoção de serviços humanitários, como a que foi realizada com o programa da organização londrinense Onde Moras.
- A nova diretoria está formada pelos seguintes rotarianos: presidente, José Carlos Vieira de Almeida; vice, Ésio de Pádua Fonseca; secretário, Marcos Castro Diniz; tesoureiro, Ricardo Takahashi; protocolo, Antonio Fernando Santanna; e avenidas de serviços, José Machado Botelho, Roberto Antunes Fioretto; Aldo Pedalino, Antonio Benedito Guirro e Gerson Gonçalves, como representante junto à Fundação Rotária.
Festejando
Gladiston Passeto Ferreira, diretor da Faculdade de Tecnologia Iapec, festejando a conquista do parecer favoravel do MEC e Conselho Nacional de Educação para seu Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores. Uma comissão de verificação de suas instalações aqui esteve e aprovou o projeto para o novo curso
Miss Itália Brasil
Thais Dalla Libera, Miss Itália Brasil, que é da cidade de Medianeira, participou do Miss Itália Mundo e ficou em segundo lugar, concorrendo com mais 57 concorrentes. Elaine Luski, de Arapongas, Miss Itália Paraná, ficou entre as semifinalistas. O concurso foi realizado em Roma.
O Papa vai à China
O Papa Bento XVI pretende ir à China em 2008, ano das Oimpíadas. Um pouco antes da grande festa mundial do esporte. E vai pedir ao governo chinês que permita aos católicos total liberdade de culto religioso.





