Reinaldo Bessa - Curitiba





Andréa Fior e Giovanna Tarquínio provaram que são boas festeiras. A Festa do Era, promovida por elas e por Christiane Wasileski dia 18, entupiu a boate All Seasons, do Hotel Bourbon

João Guilherme Leprevost

O Bar da Brahma, no Rebouças, virou uma espécie de Boca Maldita coberta. A casa de João Guilherme Leprevost é o ponto de encontro preferido das principais figuras políticas do Estado na hora de tomar um chopp gelado e comer um tira-gosto com os amigos. Dia desses passaram por lá o casal Cássio e Marina Taniguchi, o senador Roberto Requião e o vereador petista Jorge Samek, cada um em dia diferente e acompanhado de suas respectivas turmas

Gilson Camargo

Tereza Bernal e Norma Camargo prestigiaram a concorrida abertura da exposição Gente Pequena, do fotógrafo Sossela, terça-feira no Museu da Imagem e do Som

Anderson Tozato

Sílvia Doring, designer de jóias da Bergerson, com o piloto Pedro Paulo Diniz durante sua passagem meteórica pela festa oferecida pela Longines na Callas Dance Hall & Lounge, segunda-feira. O piloto da Sauber chegou por volta das 22 horas, posou para algumas fotos, subiu ao palco para sortear dois relógios e, em seguida, saiu à francesa. Terça-feira de manhã ele já estava em São Paulo ao lado de Rubens Barrichello e Ricardo Zonta numa concorrida entrevista coletiva sobre o GP Brasil, que será disputado hoje à tarde em Interlagos

Tania Martins

A pintora Míriam Martins abre logo mais, às 11 horas, no Solar do Rosário, a exposição Um presente para Curitiba em homenagem aos 307 anos da cidade (que se comemoram na quarta-feira) e aos seus 25 de carreira. A mostra é composta por diversos trabalhos feitos pela artista retratando pontos de Curitiba, como o Passeio Público sob a neve de 1975, a feira de artesanato da Praça Garibaldi, o Mercado das Flores da Praça Generoso Marques e o portal do reservatório da Sanepar no Alto São Francisco. A exposição fica aberta até 14 de abril



Cortou o barato
O prefeito Cássio Taniguchi frustrou alguns membros de sua equipe de confiança que estavam com tudo pronto para disputar uma vaga na Câmara Municipal este ano. Em reunião com o primeiro escalão e os oito administradores regionais, ele recomendou que desistissem da candidatura para não criar arestas com os atuais vereadores aliados, todos candidatos à reeleição. Cássio não disse, mas ficou no ar uma sensação de que aqueles que resolvessem contrariar a ordem poderiam ter dificuldade para conseguir legenda em qualquer dos partidos que lhe dão apoio.

Eureka
O governador Jaime Lerner recebeu uma estranha sugestão: lançar o ministro Rafael Greca à sucessão de Cássio Taniguchi e indicar o atual prefeito para um ministério a partir de 2001. Além de reabilitar a imagem de Greca e colocar alguém de sua absoluta confiança no governo federal, a fórmula ainda serviria para preparar a candidatura de Cássio ao Palácio Iguaçu em 2002. A idéia estaria sendo gestada por algumas cabeças coroadas que cercam o governador. Ainda é desconhecida a opinião dos três principais interessados nesse maluco rodízio.

Ao largo
O senador Álvaro Dias decidiu ficar longe do tiroteio travado no Paraná entre oposição e situação em torno da crise na área de segurança pública. Segundo um amigo, como parte interessada, o Álvaro não vai se imiscuir nessa bandalheira toda. Traduzindo: o tucano não quer começar a campanha ao governo do Estado já. Aliás, os desafetos dizem que Álvaro escolheu o Teatro Fernanda Montenegro para fazer a convenção estadual do PSDB, ontem, porque a ribalta é o lugar onde ele mais se sente à vontade. Vide o outdoor anunciando o encontro.

Tijolo por tijolo
Amanhã Álvaro abre a primeira reunião-almoço que a diretoria do Sinduscon-PR estará promovendo com os três senadores do Estado. O primeiro palestrante convidado foi Roberto Requião, que, por problema de agenda, transferiu a data para 10 de abril. Osmar Dias falará aos construtores no dia 3. O tema das palestras é a atual conjuntura econômica e política do país.

Sinal dos tempos
Alguns salões de beleza de São José dos Pinhais decidiram não perder clientes vips para os de Curitiba e já estão procurando manicures e cabeleireiras bilíngues, de preferência que falem francês, para atender a clientela formada por estrangeiros que trabalham na Renault e na Audi/Volkswagen. Outros estão ampliando e modernizando as instalações para atender as madames, mademoiselles e monsieurs.

Reconhecimento
A artista plástica e professora Juliane Fuganti começou o ano com o pé direito. Em maio ela embarca para a França, onde vai passar cinquenta dias em Lyon, a convite do município e da associação Art e Difference. Nesse período, vai expor suas gravuras mais recentes e alguns trabalhos em metal. Antes do embarque, dia 14 de abril, Juliane abre uma exposição no hall da Secretaria da Cultura, com as obras que serão levadas para a França. Lá, ela também vai trabalhar em ateliers de litogravura e metal e dar palestras sobre a arte paranaense. Além de trabalhos seus, a artista levará na bagagem gravuras de Denise Roman, Dulce Osinski, Andréia Las, Rossana Guimarães, Ricardo Carneiro, Carlos Túlio e Bernadete Paneck para serem expostas.

Reconhecimento II
Outro que começou 2000 com tudo é o também artista e professor Celso Coppio. Ele já trabalha nos preparativos para encarar um de seus maiores desafios profissionais: pintar a Via Lucis (Via de Luz), a convite da Pontifícia Studiorum Universitas Salesiana, de Roma, de onde chegou há poucos dias. As 14 telas mostrando as estações posteriores à crucificação e morte de Jesus Cristo que Celso vai pintar ficarão expostas no Liceu Salesiano da cidade eterna. Feliz, ele encarou o convite como um reconhecimento aos seus trinta anos de atividades artísticas, comemorados em novembro passado. Antes de levá-las para a Itália, ele promete expor as obras em seu ateliê, no Bigorrilho, para que o público curitibano possa admirá-las. Tenho certeza que serei presenteado com a inspiração Divina para realizar esse trabalho, diz o artista, tão humilde quanto talentoso.

Teto novo
O secretário da Habitação, Rafael Dely, preferiu seguir caminho diferente do de seu grupo político. Sem alarde, trocou o PFL de ACM e de Jaime Lerner pelo PSB de Miguel Arraes. Detalhe: ele assinou a ficha no partido um ano antes das eleições municipais de outubro próximo.

Ela vem?
Ciro Gomes e o senador Roberto Freire estarão em Curitiba para a abertura do I Congresso Estadual do PPS, dias 14 e 15 de abril. No encontro, serão eleitos os membros do primeiro diretório estadual do partido, que tem como presidente provisório o deputado federal Rubens Bueno, nome certo para o governo do Estado em 2002. Nos próximos dias, o rosto de Ciro vai estar fazendo companhia nas ruas de Curitiba a Álvaro Dias, Moreno e Beto Richa numa série de outdoors com o apelo Vamos passar o Paraná a limpo. Alguns camaradas mais assanhadinhos querem saber se Patrícia Pillar vem junto.

Sonho franciscano
A modelo e atriz curitibana Adriana Biega, que mora em Miami, pretende investir quase todo o dinheiro que está ganhando na Flórida na compra e manutenção de uma chácara nos arredores de Curitiba para abrigar animais abandonados. A propriedade, que se chamará São Francisco de Assis, será administrada por sua mãe, Rosi, que hoje já cuida de 150 cachorros e gatos em sua casa no Guabirotuba. Este é o sonho dela, diz a mãe de Adriana.

CANAPÉS
Gianni Cocchieri vai abrir espaço em sua elegante maison no Alto da XV para a grife de jóias Vicenza. O coquetel de inauguração do show-room será dia 31, às 16 horas.
De passagem pela cidade a negócios, Thais Eugênio e Judith-Hidalgo jantaram terça-feira no Casablanca. Thais é dona da Galásio Turismo, de São Paulo, e Judith executiva de vendas do hotel Meliá Varadero, em Cuba.
João José Werzbitzki, o JJ, deixou a Propeg Paraná, onde era diretor de atendimento.
Pedrinho Mattar apresenta dia 31 no Sesc da Esquina seu show Pianíssimo, a partir das 20 horas.
Niamar Ugolini distribuiu criativo convite às amigas e clientes para conhecer a coleção outono-inverno de sua Scatto Calzatura, no shopping Hauer.
Não convidem Laurinha Dalcanale e o produtor Maurício Appel para a mesma sessão de cinema. Consta que o pau comeu nos bastidores do longa paranaense sobre a vida do Barão do Serro Azul.
Um dos mais competentes do mercado, o produtor de moda Victor Sálvaro está trocando Curitiba por São Paulo, onde vai trabalhar numa produtora de cinema.
Rachid Cury e Eduardo Oliveira, proprietários da Callas Dance Hall & Lounge, estão em Miami deste quarta-feira, participando de um congresso de casas noturnas.
Vai até quinta-feira você pode conferir a mostra Desacatos do fotógrafo Nuno Papp, aberta dia 22 no Original Café. O evento conta com o apoio cultural da revista Top Magazine.
Assista hoje no Programa JET SET o lançamento da coleção de móveis Millenium, da Ronconi, e o 2º Cortes e Penteados da Keune Haircosmetics, no Hotel Bourbon. Às 21h30, na TV Independência, canal 7 (Rede Record). Reapresentação quarta-feira, às 23h, no canal 20 da NET.
Correspondência:
Av. Batel, 1750/Conj. 218 - 80420-090
Telefax: (41) 342-9748 - Curitiba - PR
e-mail: [email protected]