Reinaldo Bessa - Curitiba




Reprodução Hello!

Jacqueline Leavy e Eduardo Beltrão (ele filho de Alex e Anna Emília Beltrão) casaram-se em dezembro em Dublin, na Irlanda. A cerimônia, realizada no Sutton Castle Hotel, teve cobertura da revista Hello! (a Caras inglesa) e a matéria, de três páginas com onze fotos, saiu na edição deste mês. Jacquie é celebridade na Grã-Bretanha por ser âncora de esportes da Sky News Television. A reportagem começa assim: ‘‘Sky News sports presenter Jacquie Leavy had always dreamed of a traditional white wedding, and her hopes were realized when she married Brazilian website designer Eduardo Beltrao, the son of Alex Beltrao, Secretary for Strategic Affairs for the Brazilian state government’’

Ravi Leite

Alceu Vezozzo Filho (em pé) com Edson Silva Cardoso, Sílvio Name Filho e o ex-senador Sílvio Name, membros da Confraria dos Fumantes de Charutos, durante o recém-realizado I Big Smoke de Curitiba, no Hotel Bourbon.

Julio Cesar Souza

Roseane Huyer, Glauce Machado Brito, Neiva Zanardi e Maria Cristina Lalli na animada festa de réveillon, que reuniu grande número de amigos de Curitiba e de Londrina, no apartamento do médico José Roberto Brito, em Caiobá

Álbum de família

Euclides de Oliveira e Nilcéia Regina comemoraram Bodas de Prata dia 10 de dezembro. A bonita cerimônia aconteceu na Igreja Presbiteriana de Curitiba, com a presença das três filhas do casal, Paula Regina, Daniele Cristina e Ana Carolina, de parentes e muitos amigos



Só para elas
Atenção, mulheres! Reabre na próxima quinta-feira o Clube das Mulheres de Curitiba, com um grande show de strip-tease masculino para saudar a chegada do ano 2000. Segundo uma cliente vip, o clube ficou mais fashion depois da reforma. Frequentadora de carteirinha, ela diz que as mulheres, de todas as idades e de bom padrão social, vão à loucura com as performances de Don Juan de Marco, Zorro e de outros personagens com fama de bons de cama que mexem com o imaginário feminino. Pra quem se interessar, o clube fica no Portão.

Vai pro sacrifício
O governador Jaime Lerner foi aconselhado pelos seus assessores mais próximos a se afastar da mídia nacional por uns tempos, talvez durante todo o ano 2000. A estratégia é sair do foco para não criar arestas com os caciques nacionais do PFL (leia-se principalmente Antonio Carlos Magalhães, que já não morre de amores por Lerner) e tentar uma reaproximação mais proveitosa com o Palácio do Planalto. É que, segundo os conselheiros do governador, FHC mantém uma relação amistosa com ele, mas que não se tem traduzido em verbas para o Estado. Lerner quer sinalizar que não está nem aí para o debate sucessório de 2002 e, assim, tentar emplacar logo alguns pleitos urgentes do Paraná, como a liberação antecipada dos royalties de Itaipu. Resta saber se o governador resistirá a dizer não quando for assediado pela imprensa nacional.

Litoral concorrido
O litoral do Paraná esteve e continua movimentado por conta do réveillon. O ator Antonio Fagundes escolheu uma de nossas praias para passar o Ano Novo. Ao lado de Mara Carvalho e dos filhos (dele), eles viram a chegada de 2000 em Guaratuba. A presença do ator de Terra Nostra, que vem sendo chamado de o Richard Gere brasileiro, causou o maior rebu por causa do desespero das fãs, entre elas algumas socialites, fazendo fila para vê-lo. Outro que escolheu as areias do Paraná foi Lula. Acompanhado do deputado estadual Ângelo Vanhoni, o presidente de honra do PT almoçou quarta-feira no bar do ‘‘Seu Barbosa’’, em Guaraqueçaba, depois foi conhecer a Ilha das Peças e à noite degustou uma caranguejada em Paranaguá. Só não quis saber de lulas.

Gostou de apanhar
O diretor-superintendente do Senac, Érico Morbis, diz que não vai tomar nenhuma providência contra o jornalista Cláudio Humberto Rosa e Silva, que, em sua coluna de quarta-feira, noticiou que Morbis cometera irregularidades na direção do órgão. ‘‘Eu ficaria preocupado se ele me elogiasse’’, alfinetou. ‘‘O livro do Mário Sérgio Conti está mostrando quem é o Cláudio Humberto’’, acrescentou Morbis, referindo-se a ‘‘Notícias do Planalto’’, lançado no final de 1999 pelo jornalista Mário Sérgio Conti (ex-diretor de redação da Veja) sobre o governo Collor do qual Rosa e Silva foi o todo-poderoso secretário de imprensa.

Peitada
Os pepebistas de Curitiba estão tiriricas da vida com Cássio Taniguchi. Tudo porque o prefeito andou falando que ficaria muito honrado em ceder a vice em sua chapa à reeleição a um nome do PTB. Apesar dos olhos puxados, Cássio enxerga longe: quer neutralizar o deputado Beto Richa, que espalhou sorridentes out-doors na cidade dando a entender que poderá disputar a prefeitura justamente pelo PTB, partido que, oficialmente, faz parte da base de apoio à administração municipal. O PPB mandou um recado ao prefeito dizendo que não abre mão de indicar o vice. A coisa tá feia.

Garantindo o leite
Por falar na eleição de Curitiba, consta que Jaime Lerner decidiu concentrar todos os esforços na reeleição de Cássio Taniguchi e, consequentemente, envolver-se o menos possível na disputa dos demais municípios. Só seriam abertas exceções para um ou outro caso, ou seja, os grandes colégios eleitorais do Estado, onde também não pegaria bem para o Palácio Iguaçu uma derrota de seus candidatos. ‘‘A principal avaliação interna é de que se perder em Curitiba, estará quebrada a espinha dorsal do grupo do Lerner, o que complicaria o futuro político dele’’, diz uma fonte do governo. Ademais, a inapetência política de Lerner em relação ao resto do Estado tem a ver com a falta de dinheiro para tocar projetos que dêem visibilidade aos prefeitos alinhados que vão tentar a reeleição.

Se essa rua...
O deputado estadual Tony Garcia (PPB) bateu boca com fiscais da prefeitura no dia 31 de dezembro. É que ele queria porque queria fechar a rua Aluízio França, no Bigorrilho, onde mora, para fazer uma festona de réveillon para os amigos. Os fiscais alegaram que a autorização que o deputado tinha em mãos estipulava que a rua só poderia ser bloqueda a partir das 18h30, mas Tony insistia em fechá-la às três da tarde. Prevaleceu a ordem dos funcionários da prefeitura. Ainda bem.

Delegado linha dura
Renato Borghetti, recém-nomeado Delegado Regional do Ministério da Agricultura no Paraná, está com todo o gás. Além de colocar ordem na casa, ele quer recuperar a força do Estado junto aos altos escalões ministeriais, em Brasília, para reerguer o setor agrícola, principalmente as agroindústrias, que ficaram em segundo plano com a transformação da economia paranaense nos últimos anos. Boghettinho, como é conhecido, diz que o Paraná tem direito a um tratamento privilegiado por produzir 25% da safra nacional de grãos, o que, segundo ele, não vem ocorrendo atualmente.

Iguaçugate
Corre à boca pequena que dois importantes secretários de Estado estão em pé de guerra. Um deles teria mandado grampear o telefone do outro, ou melhor, da outra. A secretária grampeada ficou uma fera e estaria processando, em segredo de justiça, o autor intelectual da espionagem.

Coraçãogrande
Jeferson Casagrande, diretor da Savana Veículos, concessionária Mercedes-Benz, doou 250 quilos de alimentos para a Associação Vila Esperança, que abriga setenta e oito idosos carentes de Curitiba. A iniciativa, incentivada pelo bispo-auxiliar de Curitiba, Dom Sérgio Braschi, foi concretizada na virada do ano, época em que, geralmente, os esquecidos ficam ainda mais esquecidos. Além de alimentos, a doação incluiu uma ajuda financeira obtida graças a uma vaquinha feita pelos funcionários da concessionária.

Posse
O jornalista Plácido José de Oliveira, da PJ Eventos, toma posse amanhã na presidência da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc). Ele é o primeiro paranaense, nos 23 anos de existência da entidade, a assumir o cargo. A cerimônia, que acontecerá na Sociedade Garibaldi, às 19h30, será prestigiada pelo ministro Rafael Greca. Na sexta-feira, Munira Calluf ofereceu um jantar em sua residência para os novos diretores da Abeoc, tendo como co-anfitriã Margareth Pizzatto, diretora comercial do Centro de Convenções de Curitiba.

CANAPÉS
Os casais Jaime e Fani Lerner e Moacir e Regina Rottemberg Gouveia assistiram sábado passado, no shopping Crystal, o melodrama ‘‘A História de Nós Dois’’, protagonizado por Michelle Pffeifer e Bruce Willis.
Rafael Greca vai construir uma casa verde e amarela em Sidney para ser a ‘‘Casa do Brasil’’ dos atletas daqui que vão disputar as Olimpíadas na Austrália. O local será inaugurado pelo próprio Greca antes do início da competição.
Suzana Slaviero recarrega as energias em Caiobá para retomar, depois do carnaval, as inúmeras atividades da Associação das Mulheres de Negócios para o ano 2000.
Jandirinha Khury passou o réveillon em cruzeiro pelo Caribe, junto com o marido, Aníbal (Biba) Khury Filho, os filhos e dona Niva Khury.
João José de Arruda Neto, o JJ do Canal 12, ganhou a moto Kawasaki no sorteio de Natal do shopping Crystal. Marcos Heusi Simão, filho de Júlio Simão, dono do restaurante Arabian, ganhou um dos três Mercedes-Benz Classe A sorteados.
Aliás, o festejado banqueteiro paulistano Toninho Mariutti está descansando em Curitiba, como hóspede de Marcos Simão.
A loja Montblanc, do Crystal, já está vendendo o relógio Revéil, que avisa o dono ou a dona, com um sinal sonoro, a hora de um compromisso importante. Preço da jóia: R$ 7.300,00
Juliano Borghetti, presidente da Federação Paranaense de Boxe, vai lutar por uma cadeira de vereador de Curitiba pelo PPB. Ele é irmão de Cida Borghetti, mulher do deputado federal Ricardo Barros.
Hoje o programa JET SET volta a ser exibido às 21h30. Na segunda Retrospectiva de 1999 serão reapresentadas a festa mascarada de aniversário da empresária Suzana Slaviero e a exposição ‘‘Índia’’, em comemoração aos 30 anos de carreira do artista plástico Celso Coppio, entre outros assuntos que foram destaque no ano passado. Na TV Independência (canal 7/Rede Record.). Reapresentação quarta-feira, às 11 da noite, no canal 20 da NET.

Correspondência: Av. Batel, 1750/Conj. 218 - Cep: 80420-090 - Curitiba - PR
Telefax: (0**41) 342-9748 - [email protected]