Reinaldo Bessa (Curitiba)
PUBLICAÇÃO
sábado, 01 de janeiro de 2000
Reinaldo Bessa - Curitiba
Divulgação
A feiticeira Joana Prado foi escolhida para estrelar a nova campanha publicitária da cerveja Antarctica Pilsen. A intenção da agência DM9DDB, de Nizan Guanaes, é provocar duplo desejo nos consumidores durante o verão 2000. Para isso, a Companhia Antarctica Paulista vai investir 150 milhões de reais em marketing
Ravi Leite
Alceu Vezozzo Filho comandou o I Big Smoke de Curitiba, dia 17 de dezembro. O evento, realizado no Hotel Bourbon, reuniu a confraria dos fumantes de charutos, da qual ele é um dos fundadores. Os convidados degustaram legítimos cubanos e um jantar preparado especialmente para a ocasião, regado a conhaque Henessy e finas sobremesas
Douglas Dias
Os jornalistas Aline Kozak e Jáder da Rocha, separados por Nanci Rafagnin Andreola, receberam, em nome da revista Caras, homenagem da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu. O troféu Milênio foi entregue a empresários, artistas e veículos de comunicação, entre eles a publicação preferida por dez entre dez chiques e famosos do Brasil.
Ravi Leite
Dino Almeida com o casal Flávia Izique e Waldyr Simões de Assis no concorrido lançamento do livro Sociedade Curitibana 2000, nos últimos dias de dezembro. O livro é um guia completo dos nomes e endereços in da (parafraseando o autor) LindaCap
Rogério Theodorovy
Christiane e Eduardo Todeschini, André e Denise Todeschini, Tufy Karam Geara, Luciane Conceição e Silva e Marie Cristine Lins de Souza no lançamento da nova coleção de jóias da grife Celine Geara, no shopping Crystal.
Imortal
Lá, bem no alto do décimo segundo andar do Ano vive uma louca chamada Esperança. E ela pensa que quando todas as buzinas, todas as sirenas, todos os reco-recos tocarem... Oh! delicioso vôo, ela será encontrada miraculosamente incólume na calçada, outra vez criança. E em torno dela indagará o povo: como é teu nome, meninazinha de olhos verdes? E ela lhes dirá é preciso dizer-lhes tudo de novo ela lhes dirá bem devagarinho: o meu nome é ES-PE-RAN-ÇA! Com este belo poema de Mário Quintana, a coluna agradece e retribui os muitos votos de feliz Ano Novo recebidos, desejando a todos, amigos e leitores, que o ano 2000 seja não só de muita esperança, mas também de concretização dos mais nobres sonhos e desejos de todos quantos acreditam e lutam por um mundo melhor.
Fugaz
Terminou o romance entre o presidente do Banestado, Reinhold Stephanes, e a jovem londrinense, motivo de suas constantes viagens àquela cidade, desde que tomou posse no cargo. Stephanes contou a um amigo íntimo que decidiu reatar o namoro com uma advogada de Brasília, que ele conheceu há dez anos, quando assumiu o Ministério da Previdência Social no início do governo Collor. Amigos do ex-ministro atribuem à namorada brasiliense os últimos percalços na vida dele, inclusive a própria saída do Ministério e a derrota para a Câmara Federal.
Nas mãos de São Pedro
O Brasil poderá começar o ano 2000 enfrentando um racionamento de energia elétrica, caso persista o atual quadro de estiagem. A medida poderá ser adotada até meados do ano se os reservatórios das principais hidrelétricas do país não voltarem aos níveis normais, principalmente o de Itaipu, responsável pelo abastecimento de uma vasta região do território nacional. As chuvas recentes, que causaram tragédias em Belo Horizonte e Maringá, por exemplo, não foram suficientes para amenizar a crise das águas que assolam as hidrelétricas nacionais. Portanto, se São Pedro não mandar água em abundância até março, dificilmente escaparemos do racionamento. Como dizem que Deus é brasileiro...
Fazendo inveja
Reservatórios quase vazios, burras cheias. Se a maioria dos prefeitos paranaenses fez malabarismo para pagar o 13º e entra em 2000 com o caixa magérrimo, os dirigentes dos dezesseis municípios lindeiros ao lago de Itaipu (15 no Paraná e um no Mato Grosso do Sul) não têm do que reclamar. Eles vão dividir proporcionalmente ao tamanho da área alagada uma bolada extra de US$ 2 milhões em royalties correspondentes ao aumento de produção da usina nos meses de novembro e dezembro. O dinheiro será creditado já em fevereiro na conta das sortudas prefeituras. Para um ano eleitoral...
Mais chiques do que famosos
A tradicional festa de Natal de Rafael Greca e Margarita Sansone, realizada dia 25, na bela chácara São Rafael das Laranjeiras, em Piraquara, reuniu menos de duzentos convidados, entre socialites e familiares. O número foi bem menor que em 1998, quando Greca comemorou, além do nascimento de Jesus, sua indicação para o Ministério do Esporte e Turismo. Este ano, ele e Margarita decidiram reduzir os convites porque desejavam uma festa politicamente mais discreta. Nem por isso o evento foi menos bonito e elogiado. Uma das ausências mais notadas foi a da secretária-executiva do Ministério, Tereza Castro, braço direito de Greca desde a prefeitura. Políticos, haviam pouquíssimos. Além do próprio ministro, estiveram lá apenas o secretário de Obras Públicas do Estado, Augusto Canto Neto, e a vereadora Nely Almeida. Desta vez, nenhum cacique do PFL apareceu.
Coisa de filme
Como sempre, foi celebrada uma missa no pequeno santuário da chácara pelo frei Carmo, amigo dos anfitriões. Co-celebrante, o frei Sebastian Koom, da Igreja Católica Ortodoxa, de rito ucraniano, benzeu a imagem de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais (padroeira de Curitiba) e deu um toque político à cerimônia, ao gritar no final um viva aos quinhentos anos do Brasil e ao ministro. A celebração foi acompanhada por uma orquestra de câmara formada por integrantes da Camerata Antíqua de Curitiba e pelo gorjeio das galinhas Dangola e pelos quero-queros da propriedade. O caminho que conduziu os convidados até a pequena capela estava caprichosamente iluminado por tochas. Greca fez questão de apresentar pessoalmente aos convidados o enorme presépio armado na entrada da residência, com anjos descendo do céu sobre o cenário singelo do Menino Jesus sendo adorado. A festa teve cobertura das revistas Caras e Chiques e Famosos.
Convidados perdidos
Alguns dos convidados do ministro Rafael Greca se envolveram involuntariamente numa cena cômica. A empresária Lourete Tacla, que estava acompanhada de um grupo de amigos, não notou a entrada da chácara e passou reto. Ao perceber que estava demorando para chegar, logo avistou um bar, desses de zona rural, onde os peões vão fazer sua happy-hour depois da lida no campo. Toda elegante, perfumada e cheia de jóias, como de costume, ela desceu do carro e entrou no boteco para perguntar onde ficava a chácara São Rafael. Quem viu a cena disse que estava surreal.
Ousadia
O recente assalto a um prédio de luxo do Batel deixou em pânico a família de um executivo que trabalha numa das montadoras que se instalaram no Paraná. Segundo contou à coluna, os assaltantes deitaram e rolaram nas duas horas que passaram no interior do condomínio, situado na tranquila rua Gutemberg. Sem perceber a presença dos bandidos, ele deixou sua filha na frente do prédio, depois de apanhá-la no vestibular. Mal entrou, a menina foi rendida e trancada no banheiro da portaria junto com os demais moradores. Quando o executivo voltou com a esposa, também foi rendido e obrigado a levar os ladrões até seu apartamento. Lá, eles abriram os pacotes de presentes da família, reviraram gavetas e ainda pegaram cachos de uva na cozinha para levar para os comparsas. Minha mulher e minha filha estão traumatizadas e querem voltar para São Paulo. Por incrível que pareça, lá nunca fomos assaltados, disse o executivo.
Nas ondas do rádio
Curitiba ganhará entre fevereiro e março um bar e restaurante temáticos por iniciativa de Gilberto Gil Bermudes e Bazan Marcondes. É o Vintage Café, na Dr. Muricy. Os dois escolheram como tema os áureos tempos do rádio e da TV e vão levar para o local parte do acervo do Museu do Rádio criado pelo jornalista Osni Bermudes, pai de Gilberto e criador das incríveis traquitanas que faziam a alegria dos telespectadores de antigamente. O Rio é o mar, Curitiba é o bar, já dizia Paulo Leminsky.
Do contra
Há gente em Foz do Iguaçu e mesmo em Curitiba torcendo o nariz para a nomeação do jornalista Luiz Guilherme Siqueira para a presidência da Paraná Turismo, onde ele já exerce função de diretoria. O cargo, até recentemente, era ocupado por outra representante da cidade fronteiriça, a professora Rosicler do Prado, que deixou-o por discordâncias com o secretário Ney Leprevost. Siqueira tem a simpatia de Leprevost e de alguns importantes segmentos empresariais do Estado, mas está longe de ser uma unanimidade para dirigir o braço turístico da Secretaria de Esportes e Turismo do Estado.
CANAPÉS
O ex-vereador Marcelo Almeida, hoje no PMDB, mandou cartão de boas festas aos amigos com duplo sentido. A mensagem diz: Lembre-se de que você é quem escolhe seu destino, aproveite a mudança de ano para transformar sua vida.
O diretor-geral de Itaipu, Euclides Scalco, passou o réveillon nos Estados Unidos, visitando a filha e a neta.
Susi Monte Serrat acaba de tirar do forno seu primeiro CD, Caras da Cidade. O disco, independente, contém catorze composições próprias, uma delas em homenagem ao rio Bacacheri.
Ney Leprevost, Juril Carnasciali e o cantor Agnaldo Rayol foram alguns dos ilustres hóspedes do hotel Mabu Thermas, em Foz do Iguaçu no réveillon.
A cervejaria Alles Bier reabre suas portas dia 18, depois de uma temporada fechada para reformas. A casa volta a ser dirigida por Tony Zambon.
Maria Helena da Costa, a Leninha, adiou para março a festa de inauguração de sua loja Simultaneous, em seu antigo endereço na Avenida Batel.
Os hotéis de Foz do Iguaçu viram-se obrigados a baixar o preço dos pacotes para sair do sufoco. A estratégia deu certo. Na última semana de 99, todos os vôos que saíram de Curitiba estavam lotados.
Neste domingo, excepcionalmente, o programa JET SET será exibido à meia-noite e meia, logo após o show ao vivo, direto do Sambódromo, transmitido pela Rede Record. Na TV Independência (canal 7). Reapresentação quarta-feira, às 23h, no canal 20 da NET.
Correspondência: Av. Batel, 1750/Conj. 218 - Cep: 80420-090 - Curitiba - PR
Telefax: (0**41) 342-9748 - [email protected]