Reinaldo Bessa - Curitiba




Ravi Leite


O chefe do cerimonial do Palácio Iguaçu, Eduardo Guimarães, dá uma mãozinha para Jaime Lerner na primeira noite do Festival Gastronômico Francês promovido pelo chef Erick Jacquin (que assina suas sobremesas), semana passada, no Casablanca. O governador e a primeira-dama Fani Lerner participaram das duas noites do evento com animado grupo de amigos

Dino Poletto

Emília Belinati, que vem sendo estimulada a levantar novos vôos em 2002, paramentou-se para visitar as instalações da granja Globoaves, em Cascavel. A roupa de plástico evita contaminação. A vice bem que poderia usá-la no dia-a-dia

Rogério Theodorovy

Pedro Beltrão Fraletti, presidente do grupo CR Almeida, fez o estilo tio-coruja com as sobrinhas Priscila e Gabriella Fraletti Rubbo na inauguração da nova galeria de arte de Zilda e Luiz Eugenyo Rubbo, semana passada

Rogério Theodorovy

Pedro de Paula Filho, diretor-financeiro da Drogamed, e sua esposa Ana Maria, com Heloísa e Carlos Antonio Ghesti, da C. A. Ghesti Empreendimentos, também prestigiaram Zilda e Luiz Eugenyo

Jean Pierre

Leonida Azevedo Romanó, entre suas filhas Cristiana e Nadiesda, está mais feliz ainda com a visita de seu filho Dante Romanó Neto, que veio da Nova Zelândia



‘‘A chave misteriosa das desgraças que nos afligem é a ignorância popular, mãe da servilidade e da miséria’’. Rui Barbosa


Que país é este?
Desculpem, mas hoje a coluna terá menos notas por conta deste pequeno editorial, escrito no calor de um dos crimes mais bárbaros já ocorridos no Brasil. O assassinato da prefeita de Mundo Novo (MS), Maria Dorcelina Folador (PT), é uma barbárie que envergonha a todos os brasileiros de boa índole neste final de milênio. Como pode alguém, premeditadamente, espreitar um semelhante e tirar-lhe a vida, sem a mínima chance de defesa, num piscar de olhos, como se abate uma caça? E, pior, fazê-lo por encomenda de outrem. Não se trata de defender as idéias da prefeita morta ou seus atos como administradora pública e militante petista. Trata-se, tão somente, de repudiar um crime hediondo, imundo, que não pode ficar impune (aliás, nenhum crime deveria ficar) sob pena de a parte saudável que ainda resta da sociedade brasileira endossá-lo mediante a indiferença de quem a tudo assiste silenciosamente nos telejornais da noite. Lembremos dos assassinatos do senador por Rondônia Olavo Pires, do ex-governador do Acre, Edmundo Pinto, da deputada federal Cecy Cunha, de Alagoas, do jornalista paranaense Donizete Adalto, abatido no Piauí, e do juiz Leopoldino Marques do Amaral (todos mortos por pistoleiros bem pagos), para ficarmos apenas nos casos mais recentes da nossa triste crônica político-policial. O crime cada vez mais organizado está transformando o Brasil numa Rússia, onde as máfias mostram suas assustadoras garras e dominam as estruturas de poder. Não nos esqueçamos das ligações de políticos tupiniquins (alguns felizmente já cassados) e desembargadores com o pessoal do mal. Está na hora de os governos, aí entendidos todos os poderes, em todos os níveis, cerrarem imediatamente fileiras contra a corrupção endêmica, a patifaria e a usurpação que nos assolam há 500 anos, contra a falta de ética e contra os traficantes de todas as espécies e os mafiosos em geral para que asseguremos um país menos traumático para as novas gerações. O governo federal precisa dar menos atenção ao FMI e reorientar suas prioridades sociais diante de um mundo moralmente em ruínas, pois, caso contrário, correremos o risco de estabilizar a moeda e o câmbio e gerar milhões de empregos para um povo corroído pelo medo e pela violência da bandidagem de todos os calibres - inclusive de colarinho branco - e, principalmente, pela falta de esperança no futuro deste magnífico País. Aí, meus amigos, será dar pérolas aos porcos!

Parceira
Maria Dorcelina Folador tinha estreitas ligações com o Paraná, pois seu município integra o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu. Aliás, Mundo Novo é o único membro não paranaense do colegiado que reúne os 16 municípios situados à beira do lago da usina de Itaipu. O conselho é presidido pelo prefeito de Santa Helena, Silon Schimidt. Outro vínculo da cidade sul-matogrossense com o Paraná é a ponte Ayrton Senna, que liga Mundo Novo a Guaíra.

Patrão novo
O engenheiro de computação curitibano Lúcio Mauro Silveira, de 29 anos, está fazendo as malas para ir morar nos Estados Unidos. Funcionário do Núcleo de Informática do Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná), ele está trocando de patrão. Sai o governo do Estado e entra Bill Gates. Isso mesmo, Lúcio vai trabalhar na sede da Microsoft, em Red Mond, próximo de Seatle. Ele e sua mulher, Lismary de Lemos, proprietária da Guess Escola de Inglês, devem embarcar em dezembro. Detalhe: Lúcio Mauro conseguiu o emprego depois que deixou seu currículo, que inclui mestrado e especialização em informática, no site da empresa. Os americanos viram, gostaram e chamaram-no para uma entrevista.

Afago no ego
Em suas andanças semanais pelo interior, a vice-governadora Emília Belinati tem ouvido de lideranças políticas, empresariais e até religiosas manifestações de apoio a sua candidatura ao governo do Estado daqui a três anos. Muitos dos que a têm incentivado são aliados do governador Jaime Lerner. A sempre discreta vice registra tudo, agradece e não diz nem sim nem não. Apenas guarda as manifestações para usá-las no momento oportuno.

Pensando bem...
Um amigo do senador Roberto Requião que esteve recentemente com ele em Brasília acha que o PMDB poderá tê-lo como candidato a prefeito de Curitiba no ano que vem. Segundo esse amigo de Requião, ele começa a dar tímidos sinais de que poderá mudar de idéia quanto a sua posição inicial, de não entrar na briga.

Inimigo comum
Pelo menos uma coisa FHC tem em comum com Requião: a antipatia mútua do Poder Judiciário. Quando governador, Requião brigou com o judiciário paranaense e levou a categoria à greve por se recusar a conceder aumento salarial para os magistrados. Agora, juízes federais fazem o mesmo com o presidente, acusando-o de negar aumento para a magistratura nacional em retaliação às últimas decisões do Supremo Tribunal Federal desfavoráveis ao Executivo. Aqui, a peleja acabou em cassação de Requião pelo TRE. Vamos ver como será com FHC.

Jornada
O senador pernambucano Roberto Freire, presidente nacional do PPS, fará a abertura da I Jornada de Formação Política do partido, dia 19, na Câmara Municipal de Maringá. O encontro será encerrado dia 29, no plenarinho da Assembléia Legislativa, pelo deputado federal e pré-candidato do PPS à prefeitura de São Paulo, Emerson Kapaz. A jornada é uma iniciativa do deputado federal e presidente do diretório estadual, Rubens Bueno.

Non grato
Emerson Kapaz arrumou uma briga com o governador Jaime Lerner quando era secretário de Ciência e Tecnologia de São Paulo, no primeiro governo Mário Covas. Há cerca de um ano e meio, ele acusou o governo do Paraná de estar promovendo guerra fiscal para atrair as indústrias automobilísticas. Lerner não gostou e revidou chamando-o de ‘‘dondoca arrependida’’ e ‘‘secretário incapaz’’.

Calhou
O anunciado fim do seriado ‘‘Mulher’’, pela Globo, deve ter agradado a Ciro Gomes. Afinal, a solitária doutora Cris, interpretada pela bela Patrícia Pillar, namorada do presidenciável do PPS na vida real, frequentemente aparece em cenas íntimas com alguns atores globais. Além de não pegar bem para uma candidata com chances a primeira-dama, seria uma fonte a mais de dor de cabeça para o esquentado Ciro na campanha.

Novo ocupante
O jurista paulista Ney Prado tomou posse anteontem como titular da Academia Nacional de Direito do Trabalho. Ele passou a ocupar a cadeira que pertencia ao saudoso advogado, jornalista, escritor e professor universitário curitibano João Régis Fassbender Teixeira, por muitos anos titular da disciplina de Direito do Trabalho na UFPR e autor de extensa obra jurídica. A cerimônia aconteceu às 17h30, na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em São Paulo.

Na academia
O reitor da UFPR, Carlos Roberto Antunes dos Santos, e o ex-embaixador Orlando Soares Carbonar são os convidados do café da manhã desta terça promovido pela Academia Paranaense de Letras, no shopping Crystal. Aliás, a próxima Academia de Letras a ser implantada no interior será em Toledo e, segundo informa o presidente da APL, Túlio Vargas, terá caráter interestadual, isto é, vai abranger municípios do Paraná e de Santa Catarina.

Lançamento
O médico endocrinologista Ismael Lago lança amanhã, a partir das 19 horas, na Praça de Eventos do shopping Crystal (piso L2), o seu segundo livro Você, o Amor e Eu, um caminho a trilhar, um amor a construir, um apanhado das inúmeras palestras proferidas pelo autor em cursilhos e econtros de casais sobre temas como o amor, a sexualidade e a vida a dois. As orelhas do livro contêm comentários de D. Pedro Fedalto, Fani Lerner, Margarita Sansone, Moysés Paciornik, René Dotti, Marina e Cássio Taniguchi, entre outros. A apresentação da obra - toda ilustrada com fotos românticas do autor com sua mulher, Rosil, na bela Estância do Lago, que ele mantém em Almirante Tamandaré - é da jornalista Regina Kracik Teixeira, diretora executiva da Folha de Londrina/Folha do Paraná.

Brasil em cena
A música brasileira e as cores verde e amarelo são o fio condutor do espetáculo Cara di Brasil, que a Danjô Escola de Dança apresentará nesta terça-feira, a partir das 20h30, no Guairão, em sua tradicional audição de final de ano. Os 350 alunos se dividem nas coreografias de jazz, dança clássica, sapateado e street dance, voltados para temas brasileiros. Aquarela do Brasil, Brasileirinho, Tico-Tico no Fubá, Carinhoso e outros clássicos do cancioneiro nacional foram as músicas escolhidas por Jô Braska Negrão, Ilona Assunção e Sylvana Albuquerque, que assinam a direção do musical. Ingressos a R$ 15,00.

Festa dos astros
Também nesta terça, uma super festa beneficente agita a Rave para levantar fundos para o setor de maternidade do Hospital de Clínicas. Os convites para a Zodiac Party custam R$ 10,00. A festa está sendo organizada pela Comissão de Maternidade, Ginecologia e Obstetrícia da Associação dos Amigos do HC, presidida pela dinâmica Lourete Tacla.

Nos ares
A professora e tradutora de francês Nadiesda de Azevedo Romanó e seu irmão, o biólogo Dante Romanó Neto, acabam de cruzar os oceanos. Ela chegou esta semana de Paris, onde passou duas semanas fazendo um estágio a convite da Sorbonne. Ele acaba de chegar da distante Nova Zelândia com a mulher, Claudia Guiss, e a filha, Giulia. Dante Neto, que mora em Auckland há alguns anos, veio visitar os pais, o médico e ex-reitor da UFPR, Dante Romanó, e a jornalista Leonida de Azevedo Romanó. Na volta, ele assumirá um cargo no Ministério da Agricultura da Nova Zelândia, país conhecido por seu imenso rebanho de ovelhas.

CANAPÉS
• A jornalista Juril Carnasciali prepara para o ano que vem o lançamento de um livro sobre seu pai, o professor e jornalista Oscar Joseph de Plácido e Silva, um dos intelectuais mais importantes da história recente do Paraná.
• Ciro Gomes deve desembarcar em Curitiba dia 16 para uma palestra sobre a conjuntura brasileira no colégio Decisivo.
• O Sistema Globo de Rádio renovou o contrato com a CBN Curitiba, vencido no final de outubro. Com isso o empresário Mário Celso Petraglia e o Grupo Inepar continuam sócios de Roberto Marinho por mais uma temporada.
• Rui Demeterco e Pedro Corrêa de Oliveira, da Porto a Porto Importação e Exportação, apresentam nesta quarta, no Buffet Du Batel, a sua linha de produtos importados, especialmente vinhos das melhores safras.
• Segundo pesquisa feita pela NET Paraná, entre os assinantes de canais a cabo em todo o Brasil, o curitibano é o que apresenta maior interesse por noticiários. A Globo News, canal de jornalismo da Rede Globo, perde apenas para o Telecine 1 e o Multishow.
• Sexta-feira tem festa à fantasia no All Seasons do hotel Bourbon, a partir das 22h. A festa é uma promoção dos alunos do terceiro ano de Administração da PUC. O DJ será João Frazão, comandante da casa.
* * *
Assista hoje no programa JET SET o concorrido vernissage de reinauguração da galeria de arte Fraletti e Rubbo e a mega-festa de 15 anos de Rafaela Carvalho, filha de Nani e José Carlos Gomes Carvalho, ele presidente da Fiep, entre outros assuntos. Na TV Independência (canal 7/Rede Record). Reapresentação toda quarta-feira, às 23h, pelo canal 20 da NET.

Correspondência: Av. Batel, 1750/Conj. 218 - Cep: 80420-090 -Curitiba - PR
Telefax: (0**41) 342-9748 - [email protected]

mockup