O ESTILISTA DAS CAMALEOAS
PUBLICAÇÃO
sábado, 04 de agosto de 2001
Ana Clara Garmendia<BR>De Curitiba 
Foi através de uma brincadeira, fazendo camisas para a loja de uma amigo, que o paulista Rodrigo Trussardi iniciou sua trajetória na moda brasileira. O dono da consolidada Mixed tinha apenas 16 anos quando achou o caminho que definiria sua vida. Comecei fazendo camisas de brincadeira, depois passei a fazer roupas para algumas marcas, foi só depois que resolvi fundar a Mixed com minha irmã. Passados nove anos, já com uma clientela garantida, Trussardi lembra a fórmula da qual lançou mão para vender as primeiras peças da então recém criada grife. Minha família é muito grande e minha irmã tinha muitas amigas e era para esse público que vendíamos.
Depois de ficar um tempo trabalhando com um show-room e vendendo para o atacado, a grife de Rodrigo começou a se agigantar e hoje as franquias da Mixed já existem em grandes capitais brasileiras, como Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Curitiba. Quem vai até uma dessas lojas repara logo que as criações de Trussardi são feitas para uma mulher cosmopolita que acredita na força dos detalhes. Bolsas e sapatos têm um espaço fundamental nas prateleiras da Mixed. O acessório fala. Ele diferencia as pessoas. Muda a cara da roupa e funciona como uma cartão de visitas, esclarece o estilista.
Outra característica nas criações de Trussardi é o passeio de estilos que sua criação faz. O estilista faz moda para uma mulher moderna que não tem idade e gosta de variar. São as famosas camaleoas, que gostam de se vestir arrojadamente, mas também tem seus momentos esportivos e básicos.
Na coleção que a Mixed acaba de despejar nas prateleiras dá para perceber bem que a moda de Rodrigo traz uma referência grande à moda italiana. A explicação é bem clara, o estilista passa muito tempo lá se reciclando e absorvendo o que há de mais novo na terra onde se respira tendências. Passo muito tempo na Itália. Acredito que ao todo sejam seis meses. Não posso ficar superado. E desse jeito não vai ficar mesmo; a coleção Primavera Verão 2001 é inspirada em grandes mulheres. Nomes como Maria Callas, Jack Kennedy, Brigitte Bardot e Florinda Bolkan inspiraram o estilista. Imaginei essas mulheres passando férias numa praia italiana, numa época em que Valentino começava a estourar e Pucci estava no auge. É uma italianona (sic) chique.


