Morando há um ano e meio em São Paulo, o londrinense Ronaldo Gomes não sossega e já pensa em novos destinos e desafios. Talvez faça um curso de moda no exterior, um estágio numa revista de moda americana ou até mesmo mudar tudo e virar estilista. ‘‘Adoraria criar uma coleção para as meninas da Ginástica Rítmica Desportiva, GRD’’, conta o produtor de moda Ronaldo Gomes.
Seria a união perfeita entre esporte e moda, dois dos assuntos que sempre estiveram presentes na vida de Gomes. Ex-atleta do salto triplo, Ronaldo já chegou a treinar nos Estados Unidos, ao lado de nomes importantes como Robson Caetano e Maureen Maggi.
‘‘Lá recebi convites de universidades americanas para estudar e competir, mas voltei para o Troféu Brasil e acabei perdendo patrocínio’’, lembra. ‘‘Nem sei por que voltei, minha vida desabou’’, conta. Chateado com a sofrida vida atlética, Ronaldo resolveu mudar totalmente.
No Rio de Janeiro, onde treinava no Clube Arpoador, ele conheceu Felipe Veloso (responsável pelo figurino inusitado de Regina Casé, no programa Muvuca), que acabou abrindo algumas portas do mundo fashion. ‘‘Aprendi um pouco com o Felipe’’, explica o produtor, que na época também chegou a desfilar para a Semana de Moda Barrashopping’’, conta.
‘‘A moda preencheu um vazio que o atletismo deixou’’, diz Ronaldo Gomes. ‘‘Antes eu até ficava chateado ao assistir as provas de atletismo, hoje eu me vejo assistindo tudo de camarote’’, completa.
Segundo o produtor, o esporte acabou sendo fundamental para o modo de encarar a vida. ‘‘O esporte me ensinou a ter garra de ir atrás das coisas’’, afirma Gomes, que foi para São Paulo ‘‘com a cara e a coragem, e alguns recortes da Folha da Sexta, nos quais posava de modelo e também de organizador de festas’’, lembra.
Com muita insistência e um pouco de sorte, Ronaldo acabou conhecendo André Hidalgo (organizador da Semana de Moda), que lhe ofereceu o cargo de assistente. ‘‘Até hoje não consigo entender como estou trabalhando lá em São Paulo’’, conta o produtor de moda, que afirma que o cenário fashion da capital paulista é dos mais herméticos.
Como produtor de moda, Ronaldo Gomes tem trabalhos publicados em revistas como Sportswear, Carícia e Capricho. ‘‘Agora quero fazer um trabalho para a Vogue’’, planeja.
E planos não faltam para ele, que recentemente transformou a boate paulistana LOV.E em galeria para a arte. ‘‘Era uma exposição com oito fotografias produzidas por mim’’, conta. ‘‘Até o Reinaldo Lourenço (estilista) foi ver a exposição’’, orgulha-se Ronaldo Gomes, que já se acostumou a trabalhar com nomes como os modelos Fernanda Tavares, Caroline Ribeiro e o maquiador Duda Molinos, e o produtor de moda Giovani Frasson, com quem fez um curso de especialização.
Em Londrina para uma temporada de férias com a família, Ronaldo Gomes descansou depois de um trabalho em São José do Rio Preto. ‘‘Dirigi 18 desfiles de um projeto chamado Moda in Voga’’, explica. ‘‘Cuidei das trilhas sonoras, participei dos ensaios e também da seleção das modelos’’, lembra.
Mas é claro que a folga foi rápida e o produtor de moda já está de volta a São Paulo. Com mil planos na bagagem.