Militão Repórter


E-mail: [email protected]





Foto OJM

Melhorar sempre - O expert José Augusto Damigo, consultor da Racine, veio de São Paulo, na semana que passou, para atualizar e reciclar a equipe da Phloraceae, de Londrina e de Arapongas. O curso aconteceu no Hotel Igapó e discutiu todas as etapas de como uma farmácia de manipulação conquista e mantém a clientela. Os anfitriões de Damigo foram Lucimara Dal Col Bertoli e Marcelo Belinetti, que estão na foto.

Arquivo pessoal

Hoje tem marmelada! - Chova ou faça sol, na alegria ou na tristeza, o palhaço, o artista de circo, tem que estar no picadeiro, praticando sua arte principal: fazer o povo rir. Alegrar a garotada. Hoje tem marmelada! Tem, sim senhor, respondem todos. O palhaço o que é? Ladrão de muié... mas o palhaço é muito mais do que isso. Ele é diferente de executivos, reis, marajás, megaempresários, empreendedores, ele é muito mais. Ele quer apenas alegrar as pessoas, esse mundo que fica cada vez mais triste com tanta fome, miséria e desemprego. Inclusive no circo. Por isso, neste final de semana em que se comemora o Dia do Circo, do artista do picadeiro, a nossa homenagem a todos os palhaços, e em especial a Picolino (que ainda mora em Londrina) e aos falecidos Castelinho e Adyr Ferreira, o Bodão, que morreu recentemente. Ele fez o Circo Show Mercantil Castelo Branco na TV Coroados com Picolino. Atualmente estava com os filhos no Circo Show Riso, no SBT local. E morreu feliz, porque estava feliz com seu trabalho. E porque, como disse sua esposa Diléa, além de admiradores dele, os garotos tomaram gosto pela arte do pai. No lugar dele, entra o neto Bodinho. Na foto, com o palhaço Bodão (Adyr), à direita, estão os filhos Sérgio (Pezinho), Luis Gustavo (Gugu) e Djalma (Soneca). Como eles mesmos dizem: o espetáculo continua! O palhaço o que é?

Arquivo pessoal

Tatiana Arão de Quadros, filha de Ana Maria e Jurandir de Quadros, comemorou seus 15 anos, durante bonita festa, dia 23. Ela estuda no Colégio Mãe de Deus.

Arquivo pessoal

Luciano Gameiro durante visita a uma fábrica de óculos na Tcheco-Eslováquia. Em maio, ele e o irmão Aloísio Gameiro irão à Itália

Paulo Wolfgang

Martinus Meiborg, que estudou na Europa, é pesquisador em cinco línguas na Internet

Foto Oswaldo Militão

33 Anos na Rural --‘‘A Sociedade Rural do Paraná é grande, pela eficiência e dedicação de seus diretores, funcionários e colaboradores, ao longo dos seus anos de existência.’’ Esta frase foi dita pelo presidente Francisco Galli, no lançamento da Exposição deste ano no Parque Ney Braga. Um desses dedicados auxiliares da entidade tem sido Romualdo Silva Costa, que há 33 anos presta seus serviços à Rural. É filho do falecido João Guimarães Costa, que durante mais de 20 anos gerenciou o Parque de Exposições. Na foto, Romualdo levando sua filha Fernanda Cristina ao altar, para se casar com Marcos Paulo de Azevedo. Romualdo mora na mesma casa em que viveu e cresceu com seu pai, na própria Sociedade Rural.

Foto OJM

-O médico Issamu Onishi retornou de São Paulo, onde participou, com o cirurgião Milton Ogawa, do Simpósio sobre Obesidade Mórbida, no Hotel Maksoud Plaza. Issamu acaba de ser convidado para participar do Congresso Mundial de Gastro que será realizado, no próximo ano, em Tóquio, onde ele estudou durante dois anos.



Londrinenses vão à maior feira de óculos do mundo
-Eles estão sempre participando de feiras e mostras óticas. É o negócio deles, mas, em verdade, eles são dois jovens empresários entusiasmados com o que fazem. Luciano Gameiro e Aloísio Gameiro são irmãos e sócios e falam a mesma linguagem, pelo que a gente percebe quando conversa com eles. Proprietários de quatro lojas Casa do Óculos em Londrina, uma em Astorga e outra em Rolândia, eles acreditam cada vez mais no mercado. Mas para isso viajam muito em busca de novidades, de qualidade e precisão nos produtos que comercializam.
-Para os dois, há que diferenciar sempre, em busca de oferecer o melhor do setor. Lentes leves, finas e precisas, armações confortáveis, são desejados por todas as pessoas que usam óculos. Hoje, no mundo todo, a informação é a de que apenas 7% da população mundial usa algum tipo de óculos. Mas na realidade, 30% das pessoas do planeta deveriam usar óculos.
-Muitos não sabem que poderiam enxergar muito melhor, porque jamais foram a um oftalmologista. Outros não usam por falta de orientação. Há pessoas que estão acostumadas a ver muito pouco e acham que isso é normal, quando poderiam ter uma vida muito melhor, mais confortável.
-Aloísio e Luciano me disseram que vão a Milão, em maio, visitar a Feira de Ótica da Itália, que é a maior e mais importante do mundo. Lá, os mais famosos estilistas de roupas e criadores de perfumes também expõem os seus modelos de óculos. E em julho, tomarão parte na Feira do Óculos de São Paulo.
-O empresário Luciano Gameiro acaba de retornar de viagem à Europa, onde visitou fábricas de óculos em alguns países. Afirmou que há novidades no setor, como por exemplo as novas ligas de titânio usadas nas armações. O óculos, hoje em dia, é um acessório, como se fosse uma gravata, um relógio bonito, um cinto elegante. Há pessoas que até os combinam com suas roupas.
-Eles me disseram que os óculos brasileiros são menores e mais discretos, bem diferentes dos utilizados pelos europeus. Tanto que fábricas da Itália, Alemanha, Áustria, Coréia, França e Estados Unidos fabricam óculos especialmente para o Brasil. E Londrina está em dia com a moda mundial dos óculos.

O registro do nome na Internet ainda vai dar muita discussão!
-Não só aqui em Londrina. Mas no Brasil e no mundo. O registro do nome na Internet ainda dará grandes discussões legais. A opinião é de Martinus Cornelis Meiborg, diretor da Minisite, empresa de assessoria de Internet na cidade.
-Vamos historiar, diz ele: ‘‘Em 1996 tínhamos, no ano todo, 400 domínios (nomes) registrados. Hoje, são cadastrados mil por dia! Um deles pode ser o seu nome e você nada poderá fazer. Porque a legislação protege apenas aquele que registra primeiro. Mesmo não sendo dono da patente, nome ou marca.’’
-E afirmou: É apenas um endereço; mas um endereço que vai para o mundo todo e que quem registrar será o dono. Embora nos Estados Unidos, os advogados estejam começando a debater o assunto, por enquanto é dono quem registra qualquer nome. A Internet recusa, por dispositivo técnico, o mesmo nome, isto é o endereço em dois ou mais registros.
-O que fazer? Martinus Meiborg aconselha que as pessoas registrem o quanto antes os seus nomes, de suas empresas, de seus produtos, seus apelidos e de seus serviços. Lembra que alguém já registrou nomes como os do prefeito Antonio Belinati (registraram Belinati), Bordignon, Buscão (nome de uma empresa de Londrina registrado em outra cidade) e etc. O endereço Maracaju Veículos está registrado numa cidade como Maracaju, porque o provedor da cidade chama-se Maracaju.
-Ele lembra que a pessoa precisa correr. Não precisa ter o site, a página na Internet, para você registrar o seu domínio. Basta contactar qualquer provedor em Londrina, para que ele execute este trabalho para você. Hoje você pode achar que não é preciso, mas amanhã você pode ter que comprar o seu próprio nome que alguém registrou na Internet. É o caso do prefeito Belinati.
-Lembra o diretor da Minisite (Avenida Higienópolis), que a guerra na Internet será vencida pelos nomes. Afirma que a grande vantagem dela é que nela se pode achar de tudo. E a desvantagem é pelo mesmo motivo: que se pode encontrar de tudo.
-Encerrando, Martinus Meiborg (fone 43/321-1188) lembra que a Internet está mudando diariamente e, no Brasil, a palavra Detran foi a mais procurada, depois de Sexo e MP3, durante o mês de janeiro. Razão: todos queriam saber como pagar o IPVA.
-Nos dias 4 e 5 de abril, haverá um curso sobre assuntos de acesso à Internet e a parte psicológica dessa área – que é muito mais importante do que muita gente possa imaginar, no Cedro Hotel – das 18h30 às 22 horas. As inscrições poderão ser feitas no site www.creators.com.br.

Cemitério para amigo
Acho que o prefeito Antonio Belinati não deve ter tomado conhecimento, mas ouvi, numa fila do Banco do brasil, três pessoas conversando sobre o novo cemitério para Londrina, que antes mesmo de concorrência aberta já estaria sendo destinado a um amigo de um secretário municipal que mora em São Paulo. Conversei com um assessor de Belinati e ele acha que o prefeito não vai admitir isso. Afinal, quem decide é ele. Parece que não, mas explorar cemitério é um excelente negócio, dizem empresários do ramo. Por um detalhe: todo mundo vai morrer e precisará de um túmulo. É cemitério, mas negociação fantasmagórica não fica bem.

Enduro da Sobrevivência
O campeão londrinense de enduro Elias Folly participa do Enduro da Sobrevivência, entre Londrina e Sapopema, que começou ontem e termina hoje, num total de 400 quilômetros. Formará dupla com Fábio Pinheiros. Cerca de 60 duplas participam da prova. Elias Folly, da equipe CDI de Motos, ficou em segundo lugar na prova pelo Campeonato Paranaense de Sêniors realizada em Maringá, domingo último. Outro piloto londrinense, Tarlon Faleiros Lemos, da categoria master, não terminou a prova, porque sofreu acidente. Mas está passando bem. Luis Adriano ganhou a disputa entre os juniores. Cem motos estão tomando parte na temporada 2000. A próxima prova será realizada dia 16 de abril, em Toledo. Elias Folly tem grande chance de vitória, dizem os observadores do campeonato.

Indrel no Hemo 2000
A Indústria de Refrigeração Londrinense – Indrel – terá estande (número 18) no XXIV Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia, que será efetuado entre 22 e 26 de maio, no Centro de Convenções do Riocentro, no Rio de Janeiro. Canuto Leocádio, gerente comercial da Indrel, disse-nos que a empresa mostrará os novos lançamentos de refrigeradores e freezers feitos em Londrina, que receberam o Prêmio Top Hospitalar em 98 e em 99.

Gregori no Rio
O cirurgião Francisco Gregori participa desde quinta-feira, no Rio de Janeiro, no Hotel Intercontinental, do Congresso Nacional de Cirurgia Cardíaca. No site Planeta Vida há trabalhos do médico londrinense sendo publicados. No Rio, Francisco Gregori falou sobre ‘‘Técnicas Originais da Cirurgia Cardíaca’’. Inclusive, concedeu entrevista a respeito ao jornal O Globo. Ele nos disse que está muito animado com o sucesso do grande número de operações que tem feito na Santa Casa de Londrina. E recebeu novo convite para participar de congressos de técnicas de cirurgias na França.
-Quem faz a melhor picanha da cidade? A churrascaria Rancho Grill ou a Galpão Nelore? Era a discussão, ontem, no café do Calçadão, entre alguns pecuaristas. Um deles disse que tem saudade do cupim caprichado da Gaúcha. E outros afirmaram que a Chopim já chegou à Exposição da Rural. E que em setembro estará instalada na Rua Maringá. A boa concorrência é ótima para o público consumidor. E depois que o dólar dobrou de preço, a picanha e o contrafilé argentinos, muito elogiados, ficaram mais raros.
-Xuxa comemora seus 37 anos amanhã. Fará jantar especial, mas somente para os seus familiares.
-Numa roda de amigos, durante almoço, sábado, no Dá Licença, de Enio Sehn, alguém lembrou Nelson Rodrigues, que certa vez declarou, numa palestra na PUC do Rio: ‘‘Se todos conhecessem a intimidade sexual uns dos outros, ninguém cumprimentaria ninguém...’’ Na PUC, as menininhas ficaram ruborizadas. E exclamaram: Noooossaaaa! Hoje, ninguém daria bola. Concordariam com ele.
-Dois londrinenses estão comprando um jatinho Citation Excel, via leasing, que custa 8,5 milhões de dólares, e um helicóptero de 3,5 milhões de dólares.
Vão pagar, respectivamente, 111 mil e 66 mil dólares mensais. O jatinho durante 15 anos e o helicóptero em um prazo de seis anos. Foi o que ouviram numa roda que jantava no restaurante Brickell Key. Quem seriam eles e a que ramo de atividades pertencem, não conseguimos ainda saber. Um deles teria passado o Carnaval em Miami.
-Saibam que 28% das pessoas ouvidas nos Estados Unidos disseram que já furtaram em lojas. E 58% já inventaram que estavam doentes para não ir trabalhar.