Militão Repórter


E-mail: [email protected]


Casamento
- Andréa Oguido e Ubiracy D’Andrea estão de casamento marcado para o dia 25 de fevereiro, às 19h45m, na Igreja dos Sagrados Corações. Os convidados serão recepcionados no Buffet Elite. As mães dos noivos, Maria de Lourdes Gonçalves Oguido e Neiva Maria Chaves D’Andrea cuidam com muito carinho de todos os detalhes do enlace.

Mister Sherwood pensa mesmo em comprar o Hotel Cataratas
- Quando esteve recentemente em Londrina, para a abertura do Pré-Olímpico de Futebol, o ministro Rafael Greca, dos Esportes e Turismo, esteve na FOLHA, visitando o diretor superintendente e seu amigo, o ex-senador e ex-ministro José Eduardo Andrade Vieira. Na ocasião conversou também com os jornalistas João Milanez, presidente do Conselho de Administração da FOLHA, João Arruda, diretor de Redação, e com os repórteres Alexandre Sanches e Oswaldo Militão. Naquela ocasião, o ministro confirmou que o Governo pensa em privatizar o Hotel das Cataratas, em Foz do Iguaçu, que está cedido para o Grupo Varig. A empresa paga apenas 13 mil reais por mês de aluguel. O grupo interessado seria o de Mister Sherwood, o inglês que é dono do Hotel Copacabana Palace, onde investiu muito dinheiro.
- Rafael Greca acrescentou, porém, que o Governo quer negociar também o Hotel Tropical, de Manaus, e Mister Sherwood parece que não teria muito interesse nele. Mas nesta semana, conversei com uma fonte muito bem informada e ela me adiantou que o Hotel de Manaus, o dono do Copacabana até topa ficar com ele. O problema são os demais hotéis menores que a Rede Tropical têm em São Paulo, Bahia, Paraiba, etc., e que deseja enfiar no negócio. E ficar com estes hotéis pequenos, Mister Sherwood e seus diretores, parece que não é o desejo da empresa. O que não o impede de continuar conversando a respeito, inclusive com o sr. Fernando Pinto, presidente da Varig. Na verdade, ele quer mesmo é comprar o Hotel Cataratas de Foz e transformá-lo num hotel ‘‘seis estrelas’’.
- Maria Ângela Santini, coordenadora de gerontologia da Secretaria do Idoso, adianta que o curso de especialização nessa área terá início em março e será destinado a todos os graduados interessados: médicos, enfermeiras, advogados, arquitetos, fisioterapeutas, professores de educação física, dentistas, enfim, a todos os profissonais interessados, uma vez que a gerontologia abrange quase todas as áreas de atividades humanas. Segundo ela, o Inbrape, fará tambem uma turma em Cornélio Procópio, na Faculdade de lá, uma vez que o interesse despertado é grande.

Produtos do Pitanguy
- Aos 73 anos de idade, o famoso cirurgião plástico Ivo Pitanguy deverá entrar no mundo dos negócios. Sua filha Gisela prepara o lançamento dos produtos de beleza com a griffe do pai, famoso em todo o mundo. Serão 15 produtos, disse ela, destinados a homens e mulheres. A empresa vai chamar-se dona Mariana Comésticos e, além do Brasil, os produtos serão vendidos, inicialmente, na França, Japão e nos Estados Unidos. Previous, deve ser o nome de alguns cremes de beleza da família Pitanguy. O mercado é grande no Brasil: o faturamento foi alto no ano que passou.
- A equipe de Issamu Onishi e Milton Ogawa fazendo, com sucesso, na Gastroclínica de Londrina, as operações de redução do estomago. Usam também o método da banda, aquela que não tem necessidade de abrir o paciente. Muitas pessoas de outras cidades tem vindo a Londrina interessadas nessas intervenções. Os gordinhos estão se cuidando mais. O cirurgião Milton Ogawa está retornando de suas férias. Hoje, ele e Issamu estarão às voltas com as atividades no Londrina Golf Club.

Hoje tem futebol, tem sim senhor!
- E futebol que promete ser o melhor jogo desta primeira fase do torneio pré-olímpico de futebol. Brasil e Colômbia esta tarde no Estádio do Café, prometem fazer um partidaço. Duas escolas semelhantes, com os dois times praticamente classificados. Dificilmente algum desastre poderá acontecer com qualquer delas, o que beneficiaria o Chile.
- O técnico colombiano Xavier Alvarez disse no café da manhã, no Hotel Sumatra, que a torcida da Colômbia está vingada, depois da goleada imposta ao time andino na quarta-feira. É bom recordar que foi o Chile quem eliminou os colombianos na Copa América disputada no Paraguai.
- E a preocupação dos colombianos é que não ocorra hoje, contra o Brasil, o que houve no Paraguai. Lá, a Colômbia havia derrotado a Argentina por 3 a 0. E entrou de salto alto no jogo seguinte e acabou eliminada pelo Chile! E o Brasil é o Brasil, dizem jornalistas de Bogotá e Cali, de onde é a maioria dos jogadores.
- Se o técnico Wanderley Luxemburgo ouvir o bom-senso da torcida, permanece com Athirson e Lucas na equipe. O time rendeu mais com esses dois. E o lado direito brasileiro continua deixando a desejar.
- Almocei, no Bourbon, com Orlando Duarte, Jota Júnior, Neto (o ex-craque), Roberto Vezozzo, Darci Machado, José Cezário da Rocha Júnior, Antônio Carlos Vianna, Fábio Vezozzo, Gilberto Simioni e Jorge Luis Guirado. Depois chegou Gabriel Pires e mais tarde o advogado Osvaldo Macedo, ex-deputado federal. Orlando Duarte está preparando o lançamento de seu novo livro.
- Luciano do Vale e sua bonita esposa foram comer peixe no restaurante O Espanhol. Ele mesmo dirigindo seu carrão importado.
- Me disseram que o narrador Galvão Bueno andou jogando umas partidas de tênis com o cirurgião do coração Francisco Gregori. Galvão está com tudo: a Globo mandou até seu carro Audi, último modelo, com seu motorista para cá.
- Vou cometer uma indelicadeza – revelar quanto Galvão Bueno ganha só de diária: mil dólares! É bom trabalhar na Globo, não é mesmo? Como diria Lindinha Chupeta: a Globo é como Brasília! É outro país!
- E as duas loirinhas ‘‘marias-chuteiras’’ que apareceram na primeira rodada, sumiram das cadeiras do Estádio do Café. Fizeram sucesso. De onde são elas? O que se sabe, é que elas tentaram entrar na cabina da Globo, para ver o Galvão e o Casagrande. Não deixaram. Será que voltarão hoje?
- Eu soube que a Marluce Dias, a primeira dama da Rede Globo, está na paquera do pessoal da externa da TV Tarobá! Pode tirar o cavalo-da-chuva que eles não sem de Cascavel!
- Tristeza geral entre o pessoal do Chile na tribuna de honra, pela derrota sofrida. Não esperam nem perder e muito menos a goleada.
- O embaixador da Venezuela no Brasil, Milo Al Salay, veio a Londrina quarta-feira e presenciou o jogo da tribuna de honra, ao lado do prefeito Antonio Belinati. E brincou com os brasileiros: agora vocês ficam desafiados a ganhar de nós no beisebol!
- Belinati levou o ilustre visitante para jantar num restaurante da cidade. Só parece que não gostaram muito da comida ou estão de regime: comeram pouco. O embaixador elogiou a cidade para Belinati. Al Salay hospedou-se no Hotel Crillon Palace, onde está hospedada a seleção de seu país.
- A Polícia Militar precisa dar uma olhada no estacionamento maior do Autódromo. Na saida, tem dado uma confusão danada. A London Parking não está colcoando gente para orientar na saida dos veículos. Uma briga feia aconteceu quarta-feira última. A Polícia Militar precisa ficar de olho. É muita cerveja no caco dos torcedores. Há senhoras e crianças e jovens que precisam ser melhor protegidos.

ZAZOEIRA
- Quinze partidos deverão ter candidatos à Câmara Municipal em Londrina este ano. Serão cerca de 500 candidatos. Se houver coligações, o número pode baixar para 400 concorrentes às 21 vagas.
- Pergunta feita domingo, no restaurante do Canadá Country Clube: qual será o destino do Jóquei Clube? O mesmo do Clube Hípico?
- Pergunta feita, sexta-feira, durante reunião do Rotary: pode a Prefeitura permitir que se fechem ruas em Londrina? E a Câmara Municipal porque concorda, porque autoriza? Porque vota a favor?
- Diretores de Colégios paulistas não querem que a Universidade Federal do Paraná (Curitiba) faça os próximos vestibulares da UEL. Acham que a Federal deve estar primeiro à frente da UEL no Provão do Ministério da Educação. Por enquanto, ela está bem atrás.
- Tome nota do nome dele: Jorge Night. Dizem que ele veio para investir forte na noite londrinense. E que deseja dar mais vida à boemia da cidade.

Mater Dei a postos
- O Hospital Mater Dei foi escolhido pela CBF para ficar de plantão, caso a seleção brasileira precisa de socorros de urgência ou internamento de algum atleta. Não só durante os jogos, como tambem nos treinamentos. As suítes masteres, na Unidade Especial de Internamento, foram reservadas para o Pré-Olímpico, passando por uma rigorosa revisão interna, a pedido do diretor clínico, Wanderley Zanotto dos Santos. Como se sabe, o Mater Dei é um hospital mantido pela Irmandade da Santa Casa de Londrina.

A bela Fisher depila ou não?
Os fartos pelos pubianos da atriz Vera Fischer exibidos nas fotos da revista ‘‘Playboy’’ causaram tanta polêmica que a publicação da Abril resolveu colocar em votação, na página da Internet, se a atriz deve ou não se submeter a uma depilação. Até agora, mais de 125 mil internautas já votaram. Brasileiros espalhados pelos quatro cantos do mundo também opinaram, via Internet. A campanha a favor da depilação está levando vantagem: 69 % dos votantes a favor, enquanto 31 % votou contra. Para opinar, basta acessar o site da ‘‘Playboy’’. Vera Fischer, de origem alemã, é nome da rua onde morou com sua família em Blumenau, Santa Catarina. Quarentona, ela continua fazendo sucesso. Quando ela aparece na tela da Globo, seja qual for a novela, seriado ou programa, o Ibope registra uma alta de cinco pontos para a emissora. Eu entrevistei a Vera Fisher, em meu programa na TV Coroados (era Rede Tupi ainda) logo que ela se elegeu Miss Brasil, em 67. Ela veio à região, a convite da Cervejaria Skol-Caracu de Londrina, que era dirigida pelo brigadeiro Bijus, que foi meu padrinho de casamento. Se Nelson Rodrigues estivesse vivo, diria com certeza: Vera Fisher é a Rita Hayworth brasileira!

As doces mulheres!
- Aquela bela mulher londrinense alvoroçou Guaratuba. Empresária, jovem e bonita, por onde passou foi aquele auê. Fez mulher casada brigar com o marido.
- E uma outra, bonita e jovem senhora, mudou de prédio. A turma que reclamava do barulho que ela fazia, quando rolava nos lençóis com seu marido, agora está com saudades. Os sussurros de amor dela estão fazendo falta à libido de muitos homens que residem no prédio...Agora eles estão torcendo para que outra casadinha de novo mude para lá o mais depressa possível.
- Sugestão: chamem o casal de volta. Ofereçam a ele o condomínio e quem sabe... Sai mais barato do que receita médica e os Viagras da vida. Afinal de contas, um bom afrodisíaco não tem preço. Só quem não gosta - ou está muito cansado - é que iria se incomodar com os gemidos de amor de uma mulher. Só quem nunca ouviu é que não sabe o que está perdendo. É música melhor do que Beethoven, Mozart, Bach e cia. Tem coisa melhor?
- E aquela bonita loirinha da televisão londrinense terminou o namoro. Quem perdeu foi o rapaz.
- Uma bela morena, toda charmosa, anda encantando a rapaziada que faz exercícios no Zerão. Quando ela pára para tomar água de coco, a moça que vende fica feliz. É que muitos marmanjos também acabam parando e comprando. Desejo, teu nome é mulher!

Do Copacabana
- E aqui estão outras novidades do Hotel Copacabana Palace, que a londrinense-carioca Cláudia Fialho me adiantou:
1 - O baile do sábado de carnaval, no Copa, promete ser deslumbrante. Será à fantasia muito chique e black tie. Zeca Marques, um gaucho que mora em Nova York, muito famoso, fará a decoração.
2 - Antonhy Minguela, diretor do filme Ripley, chegando ao Copa, para passar férias no Rio. Esse diretor acaba de ganhar o Globo de Ouro pelo seu filme.
3 - Está chegando ao Rio um grupo grande da revista Traveller, incluindo manequins e modelos, para fotografar para grande matéria sobre a cidade maravilhosa. Com eles, uma equipe do Discovery Channell, para fazer um making-off da reportagem.
4 - E dia 30 acontecerá a festa da Rede Globo no Copacabana Palace, no Golden Room, para o lançamento da nova novela Esplendor. Que se passa nos anos 50. O Fantástico vai transmitir flagrantes da festa. A novela vai destacar acontecimentos de 1958. Adalgisa Colombo, ex-miss Brasil e Brasil Universo será uma das entrevistadas. Leticia Spiller estará num dos principais papéis.
5 - Cláudia Fialho me disse que todos seus amigos falam sobre Londrina, elogiando a realização do Torneio Pré-Olímpico de Futebol aqui. Ele está muito orgulhosa com isso, pois esta cidade ficou muito mais importante aos olhos dos cariocas. Pois ao promover a competição, o Prefeito de Londrina revelou muita coragem e inteligência, pois coloca Londrina na maioria dos televisores do país e de mais de 50 paises, divulgando a cidade para boa parte do mundo. Até para o Líbano e Israel os jogos são transmitidos.
6 - Cláudia Fialho me perguntou pelo Londrina. Ele sempre foi torcedora do Tubarão. Agora do Flamengo também. No Rio é rubro-negra fanática. E encerrou: se Mister Sherwood ficar com o Hotel das Cataratas, será um premio para o Paraná, pois seu grupo tem dinheiro para reformá-lo inteiramente e transformá-lo realmente num magnífico hotel ‘‘seis estrelas’’. Que faria parte de sua cadeia internacional, o que seria excelente para Foz do Iguaçu.

JD em Cornélio
- O empresário João Dário esteve, neste final de semana em Cornélio Procópio, visitando a filial de sua JD Móveis. Reuniu-se com sua equipe de vendas, cumprimentou-os pelos resultados do final do ano e almoçou com seu gerente Edilson Gomes de Rosa, no restaurante do Hotel Midas. Há planos de mais investimentos na filial procopense. E João Dário me adiantou que procura espaço grande para abrir sua nova filial em Londrina. Quanto à Prefeitura de Rolândia, o PPS, partido dele e de Ciro Gomes, terá candidato ou poderá participar de coligação. Tudo dependerá das demarches. João Dário é, atualmente vice-prefeito, é muito estimado pelos rolandenses.
- Ela vivia meio triste, achando que a vida estava carrancuda com ela. De repente, um ex-caso apresenta-lhe um poderoso. Amor novo, vida nova. Só alegria. Ela não quer outra vida. Ou como diria o italiano que ganhou o Oscar: la vitta é bella!

A londrinense que mora na Austrália
- Bonita, muito simpática, sempre risonha, a londrinense Josiane Minatti Luppi está na cidade, visitando familiares. É hospede da tia Guilhermina Luppi Balalai, que é grande admiradora da garota. É filha de Wilma e Jairo Jarbas Luppi, ambos precocemente falecidos. O pai dela foi meu colega de curso colegial e na Faculdade Estadual de Direito. Josiane foi muito jovem para a Austrália, incentivada pelo seu irmão João Guilherme, que para lá foi, aos 17 anos de idade. Foi trabalhar e estudar. Hoje, ele, casado com a australiana Robyn, trabalha para o Governo da Austrália em Santiago do Chile. A esposa dele é diplomata.
- Josiane estuda enfermagem na Universidade de Camberra, que fica distante de Sidney, como de Londrina a Paranavaí. Por isso, ela vai sempre à cidade que sediará os Jogos Olímpicos em setembro. Josiane estuda e trabalha. Ela me contou que Camberra é mais ou menos do tamanho de londrina. É a capital constitucional do país. Por isso, a cidade tem muitos aposentados. A Austrália toda tem 18 milhões de habitantes, a população da grande São Paulo por exemplo.
- Segundo ela, o torneio de futebol das Olimpíadas deverão ser disputados no Centro Esportivo de Camberra. E se os brasileiros dela precisarem, estará à disposição, além de estar torcendo pelo sucesso dos atletas do Brasil. Sidney, Adelaide, Camberra e outras cidades já vendem vários produtos relativos aos Jogos Olímpicos. Há muitos brasileiros morando em Sidney, contou. Inclusive, há churrascaria de gente daqui. A praia de Bondai é a favorita dos brasileiros. Sempre há batucadas por lá. O pessoal mata as saudades.
- O trabalho é pago por hora na Austrália. Quinze dólares australianos por hora de faxina; 20 dólares por hora para cuidar de criança e etc. Uma enfermeira padrão ganha no Brasil entre 800 e mil reais. Lá, esta mesma enfermeira recebe no mínimo 4 mil reais por mês!
- Josiane informou que os japoneses estão investindo muito em cidades australianas. Que as colônias francesa e italiana também são grandes. E a inglesa nem se fala. A Austrália ainda pertence à Comunidade Britânica. Tanto que é governada por Primeiro Ministro.
- A jovem londrinense fala inglês, espanhol, francês e estuda alemão, além do português. Um primo dela, o londrinense Lupércio Fuganti Luppi, filho de Marilia e Lupércio, tambem estudou na Universidade de Camberra. Fez mestrado em computação e hoje trabalha no Espírito Santo, aqui no Brasil.
- Os esportes mais praticados pelos australianos são a natação, o rugby e o cricket. Depois o tenis. A Austrália está na forte na natação e espera ganhar algumas medalhas nas Olimpíadas. Josiane contou que Camberra é uma cidade feita planejadamente, nos moldes de Brasília. E que o Brasil terá nela uma grande torcedora nos Jogos Olímpicos. Josiane deve regressar na próxima semana a Camberra.
- A modelo Patrícia Cardoso aniversaria hoje e reunirá familiares e amigos para comemorar a data. Ela tem participado de desfiles em São Paulo e Santa Catarina.