Foto: Arquivo pessoal

No Mabu de Foz
- Pedro Anjo Filho, gerente de alimentação do Mabu Thermas & Resort, de Foz, apresentando dois dos camelos que foram trazidos àquela cidade, para a festa do reveillon. Uma festa árabe que reuniu centenas de convidos daquela região e de outras partes do Brasil, inclusive do cantor Agnaldo Rayol, que compareceu com toda a família. Alberto Asseiz, o gerente geral, está feliz com o sucesso obtido. Márcia Bounassar e Maria Angela Ferraz recebendo os parabéns pela decoração.

Foto: César AugustoAlceno Segantin com o jornalista João Milanez, que foi seu primeiro cliente em 51.

Dia do Farmacêutico: Alceno é homenageado
- A folhinha marcou dia 20, o ‘‘dia do farmacêutico’’. E Alceno Segantin, titular da Farmácia Central, foi o escolhido para receber as homenagens à categoria por parte de seus amigos. Ele está no ramo desde 1938. É proprietário da Farmácia Central desde 1951. Veio de Pirangy, São Paulo, e tinha 14 anos quando começou a trabalhar como empregado na Farmácia Nossa Senhora Aparecida, que pertencia ao sr. Edgar Paes de Melo, pai do oftalmologista londrinense, Agenor Paes de Melo Sobrinho. Hoje alí está o Edifício América, ao lado das Casas Pernambucanas. Na Farmácia Central, à rua Souza Naves, desde a fundação, Alceno Segantin teve como primeiro cliente o jornalista João Milanez. Ontem mataram as saudades. Alceno brincou: Milanez, você quer tomar cafezinho ou uma injeção, que hoje é de graça? Todos os presentes cairam na gargalhada. Leitor assíduo desta coluna, Alceno Segantin foi anunciante da FOLHA. Sempre foi dos melhores profissionais desse ramo. Os farmacêuticos londrinenses podem se orgulhar dele. É um exemplo de seriedade e trabalho nessa importante área da saúde.

Foto: Arquivo FolhaDo famoso Tubarão de 77, só o artilheiro Carlos Alberto Garcia está em Londrina, onde constituiu família e foi vereador. Hoje é empresário. Na foto, a torcida do Londrina recebendo o craque no aeroporto.

Saudades do Tubarão!
- Foi uma bela festa a primeira rodada do Pré-Olímpico de Futebol em Londrina. Estádio do Café lotado, como no dia da inauguração ou mais até. O técnico Wanderley Luxemburgo esteve, coincidentemente, nessas duas jornadas. Quarta-feira, como técnico do Brasil, e no jogo inaugural em 76, entre o Flamengo e o Londrina.
- A vice-governadora Emilia Belinati convidou o ex-prefeito e ex-governador José Richa para vir ao Pré-Olímpico de Futebol. ‘‘Vá ver como o Prefeito está cuidando bem do Estádio que você construiu’’, disse ela a Richa. Realmente, todos os que foram ao Estádio, quarta-feira, elogiaram o que viram.
- O pessoal da Conmebol e da CBF, bem como Galvão Bueno, da Rede Globo, Luciano do Valle, da Rede Bandeirantes, outros jornalistas do país e dos visitantes, elogiaram o atendimento recebido em Londrina, da assessoria local de imprensa do Pré-Olímpico ao policiamento, da recepção ao espetáculo inicial. E elogios para a torcida: de bandeiriolas verde-amarelas nas mãos, procurando incentivar o Brasil. Se o time ajudasse um pouco mais, o espetáculo teria sido maior ainda.
- Hoje, contra o Equador, a torcida vai ajudar novamente. Esperando que o time brasileiro suba de produção. Fabio Júnior tem que tentar mais o cabeceio, mas precisa de bons lançamentos. Ronaldinho parece encabulado. Tem que tentar mais o drible, cavar penaltis. E notamos um vazio na meia cancha brasileira, principalmente quando o Chile tomava a bola na partida de quarta-feira.
- O ministro Rafael Greca e o governador Jayme Lerner cumprimentaram o prefeito Antonio Belinati pela corajosa promoção.
- Greca, que ficou hospedado na suíte 805 do Hotel Bourbon, me disse que apoia Londrina como sede de jogos da Copa do Mundo de 2.006, caso a FIFA decida que ela venha para o Brasil. Apóia desde já, pelo que viu no Estádio do Café, quarta-feira última.
- Marcelo Militão coordenou a entrevista coletiva do técnico Nelson Acosta, do Chile, após a estréia. Acosta é uruguaio, foi jogador da Celeste. Pizarro, que fez o gol, contou que está feliz no Udinese, da Itália.
- O show pirotécnico impressionou muita gente na quarta-feira. Mas eu fiquei emocionado quando a torcida das cativas começou a gritar Tubarão, Tubarão! Me deu saudades do Londrina dos bons tempos. Ví Carlos Alberto Garcia, o Beijinho, com seu filho de 10 anos, que quer ser craque como o pai. O alvi-celeste de 77, naquele Campeonato Nacional em que fomos terceiro do Brasil, no primeiro mandato do prefeito Antonio Belinati, é inesquecível.
- Carlos Alberto Garcia devia estar ouvindo e olhando para o novo e belíssimo gramado do Estádio e lembrando-se do gol que marcou contra o Corinthians, na vitória do Tubarão por um a zero. Deve ter se lembrado, como eu, que era o diretor geral da Autarquia Municipal de Esportes, do bonito gol que o meia Zé Roberto marcou contra o Flamengo de Zico, Júnior e cia.
- Lembrei-me do presidente Carlos Antonio Franchello, do técnico Armando Renganeschi. O Estádio do Café ficava lotado, como na quarta-feira, naqueles jogos do Londrina. Quem esteve lá, deve se lembrar. Lembrei-me também dos 2x0 que sapecamos no Vasco da Gama, em pleno São Januário. Gols de Carlos Alberto Garcia, de voleio, e de Brandão, que cobriu o goleiro Mazzaropi, do meio do campo. Dois cracaços. Brandão hoje é pastor evangélico em Presidente Prudente.
- O filho do Carlos Alberto Garcia tem de quem se orgulhar. Ele não viu o pai fazer estes gols. Mesmo no jogo de inauguração do Estádio do Café, Garcia jogou e sofreu o penalti cometido pelo lateral Júnior, que jogava pelo lado direito, porque Wanderley Luxemburgo, o técnico da seleção olímpica, atuava pela esquerda. Garcia era o cobrador de penalti, mas o ponta Paraná pegou a bola e pediu para bater. Em homenagem a ele, ex-seleção brasileira, o técnico deixou. Cobrou e marcou.
- Gritava a torcida das cativas quarta-feira: Tubarão! Tubarão! Apelido dado pelo repórter Rubens Cabral, por causa do filme do mesmo nome. Londrina, o Tubarão, o devorador da bola e dos adversários. Mas o sonho ainda não terminou! A torcida londrinense provou isso outro dia mesmo!

Gatinhas Manhosas
- Um grupo de jovens londrinenses pretende promover uma festa para homenagear as ‘‘gatinhas manhosas’’ da cidade. Na sede de inverno do Country Clube ou numa casa de shows da cidade ou onde for possível montar um cenário bonito e diferente, tendo como o exemplo o musical ‘‘Cat’s’’, sucesso de público há anos na Broadway, em Nova York. Eles pretendem solicitar que todas as gatas, gatinhas e gatos compareçam usando máscaras. As mais criativas e bonitas receberiam premios e etc. Por enquanto, me disse um deles, esbarram no orçamento. Qualquer coisa melhor, custa mais dinheiro.

Mater Dei a postos
- O Hospital Mater Dei foi escolhido pela CBF para ficar de plantão, caso a seleção brasileira precisa de socorros de urgência ou internamento de algum atleta. Não só durante os jogos, como tambem nos treinamentos. As suítes masteres, na Unidade Especial de Internamento, foram reservadas para o Pré-Olímpico, passando por uma rigorosa revisão interna, a pedido do diretor clínico, Wanderley Zanotto dos Santos. Como se sabe, o Mater Dei é um hospital mantido pela Irmandade da Santa Casa de Londrina.

Caxias, o novo chef
- A família Molina contratou novo chef para O Casarão. Trata-se de Caxias, que tem grande experiência em cardápios nacionais e internacionais. A noite portuguêsa que promoveu foi bastante elogiada.

MEXIDÃO
- A caneta Parker voltou à mídia. A velha e tradicional Parker ainda deixa os colecionadores eufóricos. Eu tive umas três quando estudante de ginásio e colegial. Gostava muito de uma em acrílico meio vermelho. Quem escreve com caneta tinteiro, que tenha uma pena macia, não quer saber muito das bics da vida.
- Um velho benzedor, que morava na região rural de São Sebastião da Amoreira, consegue, com sua reza em três cantos da propriedade (deixando um caminho livre), fazer com que todas as cobras que possam estar naquela propriedade, tome o caminho de outras terras. Ele benze só três cantos, porque um é para que elas prossigam suas vidas. Se benzer os quatro? Jamais ele fará, porque elas ficariam loucas, não sairam do local e o pior poderia acontecer.
- Se uma cobra moderdesse um animal, disse um peão, o Velho benzeria chamando as cobras do local, elas vinham no pé dele e a que mordeu o animal erguia a cabeça...Para saber se foi uma cobra venenosa e qual o tipo de antídoto a ser dado ao animal. E mandava elas embora. Não matava nenhuma delas. E elas sempre obedeceram.
- Ele tem a perna mordida por cobras, várias vezes. Suas pernas tem marcas. Disse ele, certa ocasião, me contou o fotógrafo Dorico da Silva, que uma pessoa que conheça reza braba e queira fazer mal a outra, consegue mandar uma cobra venenosa fazer o serviço.
- Não sabemos por onda anda o Benzedor, se ainda está em Sebastião da Amoreira. Mas ele tinha com ele o famoso livro de São Cipriano, cuja venda parece até ser proibida pela Igreja Católica.
- Contaram que quando este cidadão benzia, não ficava uma cobra para contar a história da outra. Elas se infileiravam e se mandavam para outros lugares. Não se sabe, se o Benzedor de São Sebastião da Amoreira fazia ou faz reza para mandar a mulher embora...Ou para fazer alguma chegar...comentou o fotógrafo.
- A informatização dos bancos tirou empregos de muita gente. Só o Bradesco tinha 135 mil empregados em 85. Hoje tem só 46 mil. O resto o computador faz. usando o próprio cliente.
- Do jogador Jorginho, agora no Vasco: Deus ajuda, mas não põe a bola para dentro...
- Hillary Clinton está de mala e cuia para Nova York, confirmando que será candidata ao Senado nas eleições deste ano. A casa que comprou num subúrbio, em Chappaqua, está muito longe do conforto que ela tem na Casa Branca, em Washington.
- Roberto Benigni, o cômico italiano que ganhou o prêmio Oscar, depois de beijar o presidente Bill Clinton, em Florença, agora quer beijar o rosto do Papa. Temos novo beijoqueiro na praça!
- O escritor Reynolds Price traz novas histórias sobre Jesus baseado em textos gregos e nas chamadas escrituras apócrifas, como o Evangelho Secreto de Marcos, o Evangelho de Thomaz, o primeiro Evangelho de James e Tiago e etc. Que tem ocasionado vários debates nas televisões norte-americanas.

Fatos & Bastidores
- O ‘‘barão’’ Alexandre, falecido recentemente, vai ser nome da Vila Rural no distrito de Paiquerê, que será construído pela Cohapar e Prefeitura de Londrina. O melhor amigo do Barão em Londrina era o empresário Olavo Arruda Campos. Conversavam quase que todos os dias.
- A competente promotora Edina Paula Silva assumiu a coordenadoria regional do Ministério Público em Londrina. A entrevista que ela concedeu em meu programa pela TV Tropical, foi bastante comentada.
- E faleceu em Curitiba o ex-promotor Athos de Santa Tereza Abilhoa, que exerceu o cargo durante anos em Londrina. Sofreu perseguição política durante os anos da revolução de 64. Athos foi considerado pelas mulheres daqui como um dos homens mais elegantes que já passou por esta cidade. Era um boa-pinta.
- Também em Curitiba morreu o médico Saul Brofman, que durante anos residiu em Londrina (entre 56 e 70, por aí). Dona Rosinha era grande anfitriã nesta cidade. Era um casal muito estimado aqui.
- O padre Manoel Joaquim retornou de Portugal, onde esteve visitando seus familiares. Disse-me que há muitos brasileiros por lá. Há os brasileiros topa-tudo, isto é, os que trabalham até em construções e os que levaram dinheiro e montaram restaurantes do tipo self-service. A comida brasileira faz sucesso em terras lusitanas.
- O jogador Mozart, ex-seleção brasileira, tem dois restaurantes em Lisboa. E os portugueses aprenderam a gostar de picanha com farofa.
- O Governo de Portugal estabeleceu a renda mínima para os miseráveis: 120 dólares por mês, isto é 240 reais. FHC deveria ficar com vergonha do salário mínimo que manda pagar. Em Portugal o salário mínimo é de 350 dólares, que é quanto o desempregado recebe, até arrumar colocação. Mas enquanto Pedro Malan mandar na economia deste Brasil, o nosso povo só vai sofrer. Malan é um carrasco para o trabalhador brasileiro.
- José Mauro Brum, médico, esteve em londrina, visitando a mãe, dona Irene. Ele é pesquisador da Procter and Gamble, nos Estados Unidos. É mais um londrinense que brilha lá fora.
- Marilda Mendonça Siqueira, pesquisadora da Fiocruz, apareceu no programa Fantástico, falando sobre o vírus da gripe e o que pode ser feito a respeito. Ela é prima da colunista Lia Mendonça e do prof. Itaicy Mendonça. É grande autoridade no assunto.

ZAZOEIRA
- Quinze partidos deverão ter candidatos à Câmara Municipal em Londrina este ano. Serão cerca de 500 candidatos. Se houver coligações, o número pode baixar para 400 concorrentes às 21 vagas.
- Pergunta feita ontem, no restaurante do Canadá Country Clube: qual será o destino do Jóquei Clube? O mesmo do Clube Hípico?
- Dizem que um ex-político importante ingressou como sócio na agremiação. Qual seria o interesse?
- Ela vivia meio triste, achando que a vida estava carrancuda com ela. De repente, um ex-affair apresenta-lhe um poderoso. Amor novo, vida nova. Só alegria. Ela não quer outra vida. Ou como diria o italiano que ganhou o Oscar: la vitta é bella!
- Diretores de Colégios paulistas não querem que a Universidade Federal do Paraná (Curitiba) faça os próximos vestibulares da UEL. Acham que a Federal deve estar primeiro à frente da UEL no Provão do Ministério da Educação.

Escola Superior da Magistratura
- O prof. Toshiharu Yokomizo, coordenador geral da Escola Superior da Magistratura em Londrina, convida para a solenidade de entrega dos certificados aos concluintes da 11ª turma, que acontecerá dia 4 de fevereiro, às 19h30m, no salão do Tribunal do Juri em Londrina. Haverá jantar,por adesão, às 21h30m, no buffet Elite.

Formatura na UEL
- O reitor Jackson Proença Testa está convidando para a colação de grau dos formandos de 99, que acontecerá dias 18 e 19 em Londrina e dia 12 de fevereiro no campus avançado de Colorado. Em Londrina, a cerimônia acontecerá no ginásio de esportes Moringão.

Fofocas
- Glória Maria, apresentadora do Fantástico, nega que esteja namorando o ex-craque Renato Gaúcho. Mas confirma que quase todos os dias ouve alguma música do cantor James Taylor.
- É intriga da oposição, dizem em Hollywood. Nada há entre Cameron Dyaz e Julia Roberts. Elas apenas são boas amigas, desde que filmaram juntas ‘‘O casamento do meu melhor amigo’’.

Especialização em Gerontologia
- A Secretaria do Idoso de Londrina está apoiando curso de especialização em gestão de gerontologia, que será promovido pelo Inbrape na Cidade, com início previsto para fevereiro e término em abril do próximo ano. As aulas serão às sextas feiras, à noite e aos sábados pela manhã, quinzenalmente, com 45 vagas ofertadas. O curso visa mostrar que as mudanças que ocorrem em relação ao ser humano, ao processo de envelhecimento ainda não são suficientes e que essa demanda emergente precisa ser atendida. Entre os professores especialmente convidados estão Jolinda de Moraes Alves, Rodne de Olimeira Lima, Donato Lafaiete e Marcos Cabrera.

A Secretaria da Cultura apóia a sua preservação
- Esta coluna recebeu da Secretária Municipal da Cultura, profa. Angela Farah Marçal, e da gerente de patrimônio histórico cultural, Wanda Moraes, o seguinte:
‘‘O presente ofício tem por finalidade, primeiramente, parabenizá-lo pelo espaço que sempre disponibiliza em sua coluna na FOLHA às questões relativas ao patrimônio histórico de nossa cidade. Por outro lado, com relação à Casa Paroquial, temos a informar que participamos da discussão promovida pela Câmara de Vereadores a respeito da mesma, onde fizemos sugestões à construtora proprietária do imóvel, de forma a preservar a Casa sem, no entanto, abrir mão do empreendimento por ela idealizado. Para tanto lançamos mão de alguns exemplos bem sucedidos onde, aliando-se o patrimônio histórico e arquitetônico ao novo empreendimento, através do marketing cultural, todos ganharam. Acreditamos, portanto, que, com a readequação do projeto seja possível preservar a Casa Paroquial, utilizando-a para finalidade cultural ou até mesmo administrativa. Esta Secretaria colocou-se, inclusive, à disposição, não só para assessorar e estruturar sua criação, como também participar de sua programação. Muito embora, na ocasião daquela sessão da Câmara de Vereadores, os representantes da empresa proprietária do imóvel não tivessem se mostrado ‘abertos’ às nossas sugestões, acreditamos que as mesmas tenham sido levadas
aos proprietários. Não poderíamos também, neste momento, deixar de enaltecer o papel da Câmara de Vereadores que vem, reiteradas vezes nesta gestão, trabalhando pela preservação de nossa História’’.

NA HOLANDA
- As pessoas podem comprar maconha nas tabacarias da Holanda. Podem adquirir até 5 gramas do produto. Só que não são impedidos de comprar 5 gramas em cada tabacaria que desejarem...Lá o salário do desempregado é de 600 reais por mês. O salário mínimo na Holanda é o equivalente a 1.500 reais aqui. No Brasil do Governo Fernando Henrique e Pedro Malan o salário mínimo é de 136 reais. O Estádio Arena, da Capital holandeza é considerado o mais moderno do mundo. Sua manutenção custa 150 mil dólares por mês. Tem escadas rolantes e portões especiais. E os homens engravatados também usam bicicletas para se locomoverem pelas ruas de Amsterdã.

As doces mulheres!
- Aquela bela mulher londrinense alvoroçou Guaratuba. Empresária, jovem e bonita, por onde passou foi aquele auê. Fez mulher casada brigar com o marido.
- E uma outra, bonita e jovem senhora, mudou de prédio. A turma que reclamava do barulho que ela fazia, quando rolava nos lençóis com seu marido, agora está com saudades. Os sussurros de amor dela estão fazendo falta à libido de muitos homens que residem no prédio...Agora eles estão torcendo para que outra casadinha de novo mude para lá o mais depressa possível.
- Sugestão: chamem o casal de volta. Ofereçam a ele o condomínio e quem sabe... Afinal de contas, um bom afrodisíaco não tem preço. Só quem não gosta - ou está muito cansado - é que iria se incomodar com os gemidos de amor de uma mulher. Só quem nunca ouviu é que não sabe o que está perdendo. Tem coisa melhor?
- E aquela bonita loirinha da televisão londrinense terminou o namoro. Quem perdeu foi o rapaz.
- Uma bonita morena, toda charmosa, anda encantando a rapaziada que faz exercícios no Zerão. Quando ela pára para tomar água de coco, a moça que vende fica feliz. É que muitos marmanjos também acabam comprando. Desejo, teu nome é mulher!



Gatos em Londrina
- Aqui em Londrina um jovem namorava uma garota bonita e rica. Ele, filho de médico. A mãe da moça achou que ele não era o partido ideal para a filha. E proibiu o namoro. Ele se vingou. Sabem como? Colocou um anúncio na Folha de Londrina, dizendo que uma senhora muito rica e caridosa, que gostava muito de gatos, estava pedindo a todas as pessoas que desejassem dar seus gatos, que os levassem para a casa dela. Não deu outra: em dois dias, ela recebeu 180 gatos. Foi aquela loucura. Ela pensou até em contratar advogado para processar algumas pessoas... Depois acalmou-se.

Vianna recebe Chesneau
- Os advogados Silvana e Antônio Carlos de Andrade Vianna receberam para jantar em homenagem ao desembargador Henrique Lenz César Chesneau, ex-presidente do Tribunal de Justiça do Paraná. O sukiaki reuniu outros amigos como o juiz Antônio Loyola, de Curitiba, o médico Anuar Mautni, o radiliasta Ricardo Spinosa e o advogado Eduardo Ferreira, procurador jurídico da Prefeitura de Londrina. O jantar aconteceu após o jogo entre as seleções do Brasil e do Chile no Estádio do Café, pelo Torneio Pré-Olímpico. Chesneau veio a Londrina a convite do prefeito Antonio Belinati.

O Jóquei Clube
- Aljocir Esteves me telefona de Curitiba. Quer saber quem é que está querendo lotear o terreno do Jóquei Clube. E indagou se vão dividir o dinheiro com os sócios. E pergunta porque a diretoria atual não faz campanha para tentar fazer o Jóquei funcionar de alguma maneira. Esteves foi diretor social do Jóquei, quando o médico João Nicolau era o presidente. Foram eles quem fizeram a grande festa do Jóquei em 63, à beira da piscina do Country Clube, com a presença da bela Miss Paraná e Miss Brasil, Ângela Vasconcelos, a mais bela de todas até hoje. A festa foi para lançar campanha de novos sócios para o Jóquei.

Contatos Imediatos
A empresa dinamarquesa Beo Sound está trazendo para o Brasil o aparelho que toca 12 horas de CDs, sem repetir uma música sequer. Só que custa 5.720 dólares, o preço de um carro popular em nosso País...
•
Monica Lewinski já se mudou para Nova York. Alem de ser a porta-voz da Associação dos Vigilantes do Peso, vai fabricar bolsas e carteiras para vender na Big Apple.
•
Em alguns restaurantes de Brasília já estão pedindo para que os clientes desliguem os celulares.
- E o Cesulon está aprovando em Brasília os seus novos cursos, cujos vestibulares poderão acontecer ainda este ano: Comunicação Social, Jornalismo,
Engenharia, Farmácia, Bioquímica e Direito. Jornalismo deverá ter 120 vagas.

O famoso comentarista esportivo Orlando Duarte

Eu também quis ouví-lo!
- Joseval Peixoto dizia ao microfone da Pan, em São Paulo: ‘‘Orlando Duarte, eu quero ouví-lo!’’ E o comentarista dava sua opinião à torcida que ouvia a transmissão dos Jogos do Campeonato Paulista. Eram líderes de audiência. Passaram-se os anos. Orlando Duarte veio a londrina para comentar, pela TV Band, o jogo entre Brasil e Chile. Hospedado no Hotel Bourbon, eu também quis ouví-lo. E ele atendeu com aquela cordialidade que lhe é peculiar. Tendo ao lado Gilberto Simioni, gerente do hotel, que tinha um dos livros escritos por Orlando Duarte, sobre as regras do futebol, que comprou para o filho, gravei uma longa entrevista como famoso comentarista para o meu programa de televisão.
- Orlando Duarte, nascido em Rancharia, Alta Sorocabana, a mesma cidade do Ferreira Martins e do Heródoto Barbeiro, já cobriu 12 Copas do Mundo, sete Olimpíadas e mundiais de pugilismo, basquetebol e natação. Tem obra até publicada nos Estados Unidos e Europa.
- Atualmente na TV Bandeirantes e na Rádio Trianon, de São Paulo, tem um currículo invejável. Já foi comentarista da Rede Globo, do SBT e da TV Record. Ama o que faz e quer morrer trabalhando pelo esporte.
- Quando garotinho morou em Cornélio Procópio, antes da família mudar-se para São Paulo. Na Rádio Panamericana trabalhou com o londrinense Antônio Euclides Sapia, narrador esportivo, contratado por Pedro Luis, após ganhar um concurso para jovens narradores. Era um excelente amigo, disse Orlando Duarte.
- Trabalhou também com Joseval Peixoto (hoje advogado em São Paulo), o moço de Presidente Prudente, que passou aqui pela Rádio Londrina. Duarte acha que Joseval foi o melhor de todos os narradores até hoje. Depois dele, Osmar Santos, seu colega tambem na Pan.
- Entre os grandes craques, ele cita, claro, Pelé, seu amigo até hoje. Conversam sempre ao telefone. Entre os grandes goleiros, faz justiça a Barbosa e cita Gilmar. Entre os zagueiros, afirma que craques mesmo foram Djalma Santos e Newton Santos. Falou das qualidades dos sãopaulinos Bauer e Rui Campos, também craques do passado. Entre grandes ponteiros, citou Cláudio, do Corinthians, Julinho, da Portuguesa, Palmeiras e Fiorentina e Mané Garrincha. E pela esquerda, ninguém foi melhor do que Canhoteiro, do São Paulo, e Pepe, o canhão do Santos. Estes todos eu vi jogar.
- Convidei Orlando Duarte para vir fazer palestra em Londrina. Aceitou e virá na primeira oportunidade. Inclusive para lançar um novo livro seu. Ele elogiou muito Londrina e a promoção do Pré-Olímpico aqui.