Foto:Marco LopesRonaldinho, pivô da discussão entre repórteres.

Fofocas do Pré-Olímpico
- Nem tudo são flores nos preparativos para o Torneio Pré-Olímpico de Futebol em Londrina. Para os jogadores tudo bem. Do bom e do melhor. Assediados onde quem quer vão. Mas quanto estão com o uniforme da seleção. Fora deles, só Alex Alves, Fabio Junior, Athirson e Ronaldinho Gaúcho são reconhecidos os demais passam quase desapercebidos.
- Os espinhos ficam, por exemplo, para os jornalistas que trabalham na cobertura. Ser barrados pelo jornalista oficial da CBF, no almoço oferecido pelo prefeito Antonio Belinati à seleção, não é nada, porque jornalista ganha pouco, mas pode pagar o seu. Mas que ficou deselegante ficou. Se eu conheço bem Belinati, ele deve ter ficado chateado. Os caras dependem da imprensa para promover qualquer espetáculo e esnobam os reporteres, que são pressionados por suas empresas a não serem ‘‘furados’’. Mas a vontade deles é mandar os caras prá tonga da mironga do cabuletê.
- O jornalista Marcelo Militão, da assessoria municipal para o Pré-Olímpico, acabou batendo seu carro, outro dia, quando procurava atender a todos os chamados. A comissão deveria ter pelo menos uns dois carros para servir à organização geral. Não tem. Quem trabalha, usa o seu. Pagam gasolina do bolso. No fim das contas, vão pagar para trabalhar. Eu conheço este filme.
- As secretarias municipais deveriam ajudar, ceder os veículos que o Gustavo Santos precisa para a equipe que trabalha. E que com a chegada das demais seleções, vai aumentar e muito. Gustavo Santos precisa reivindicar mais, dizem os observadores. Afinal, faz um trabalho que está sendo bastante elogiado por todos.
- E já aconteceram desentendimentos entre os jornalistas. A seleção cria a chamada janela de 15 minutos para a Imprensa trabalhar. Outro dia, por causa do jogador Ronaldinho, Rubens Cabral, da CNT, e Cristina Mattos, da Coroados (Globo) se estranharam. Ela ficou 14 minutos com o jogador, fazendo muitas perguntas. Cabral apontou para o relógio, ergueu os braços, protestou de alguma maneira e ela não gostou dos gestos dele. Trocaram ‘‘elogios’’. Ficou chato. O jogador Ronaldinho é que ficou acanhado com o ocorrido. A CBF é que causa isso tudo. Seus dirigentes acham que são os donos do mundo. Não são nem donos da bola. O campeão olímpico de futebol é a Nigéria do Kanu e o campeão do mundo entre seleções é a França, de Zidane. O povo ainda tem memória.
- Sugestão ao prefeito Belinati: apazigue os ânimos do pessoal. Chame a Cristina Mattos, o Rubens Cabral, os demais jornalistas de Londrina e de fora, os que foram barrados em sua chácara, e leve-os para comer aquele arroz da boêmia, a galinhada do Ênio, lá no restaurante da Rodoviária.
- Não vou publicar a foto feita na boate Shirogohan, que nem sei onde fica. Não quero ser acusado de torcer para o Chile. Também nada tenho contra a tal de Tanit, a fogosa. Ela pode continuar telefonando para o hotel. É problema da telefonista. Nada tenho também contra o fato dos caras jogarem sinuca com garotas selecionadas a dedo. Afinal, estamos em tempo de seleção.


Foto: Oswaldo MilitãoNa Alemanha- Dois jornalistas de Munique, que aqui estiveram passando o Natal e o reveillon com o jogador Elber, do Bayern daquela cidade, e da seleção brasileira, gostaram muito da comida de dois lugares onde estiveram: da churrascaria Rancho Grill e do Brahaus, que serve comida alemã. Tanto que fotografaram todos os espetos na casa de João Batista Barros e os pratos de Tadeu e Duca Jeolás, como estes sanduíches criados por ele e que caiu no gosto dos germânicos. Vão registrá-los na matéria que publicarão ainda neste final de mês.

Foto: AlluáOs noivos João Alberto Graça e Denize Cabulon. Os dois são advogados.



Foto: AlluáGraça Júnior com a mãe Maria Aparecida, os noivos, e os pais dela, Maria Aparecida e Geraldo Cabulon.


Casamento em Londrina
- Durante concorrida e elegante recepção no buffet Elite, casaram-se em Londrina, quase no final de 99, a advogada Denize Aparecida Cabulon e o advogado João Alberto Graça. Eles trabalham juntos no amplo e movimentado escritório com o advogado Eleazar Ferreira, padrinho do noivo. São filhos dos casais Maria Aparecida-Geraldo Cabulon e de Maria Aparecida-Fortunato Graça, de Arapongas. Muita gente daquela cidade compareceu. Entre eles, os ex-prefeitos, Antonio Grassano e Colombino Grassano e vários empresários. Por isso, muitas mulheres bonitas e elegantes. O Estudio Alluá cuidou dos detalhes, da decoração da festa. Gostei muito do cardápio servido. Mas muita gente ficou mesmo encantada com a grande mesa de doces. Farta e deliciosa. Animação da Cia. Pinheiro de Música. Fortunato Graça, o pai do noivo, machucou-se no dia do enlace. Mas estava lá, firme. Graça Júnior, irmão, engenheiro e vereador, e sua irmã, Sandra Graça, fizeram as honras da família, cumprimentando todos os presentes. Foi um festão! Gostei de ter ido. E de ter conversado bastante com os casais Antonio Grassano e Antonio Aguiar, que são concunhados. E cujas esposas eram das mais elegantes da concorrida noite.

Foto: VideographMarta e Tony- Marta Hashimoto e Tony Yonegura casaram-se dia 30 dedezembro, na Igreja Nossa Senhora Aparecida, em Londrina. A noiva é filha de Ana e Paulo Yosiaki Hashimoto, de Primeiro de Maio. O noivo, sócio do Mister Chang, é filho do casal Matsue-Toshio Yonegura. A concorrida recepção aconteceu no buffet Elite.

O ponta-pé inicial - Quem dará o ponta-pé inicial do jôgo entre Brasil e Chile? Esta pergunta foi feita, insistentemente, durante o movimentado almoço de quarta-feira no restaurante do Bourbon. Houve várias sugestões. Alguns nomes foram vetados. Houve intriguinhas também. O pré-olímpico mexe com todas as torcidas. O COI não permitirá, nem a Federação Sulamericana, mas para o jornalista João Milanez, da FOLHA, e para mim também, Fabrícia Almeida Campi, na foto, poderia ser a convidada. A bela porecatuense, estudante de Direito, queimada pelo sol das praias catarinenses, Rainha Brasileira do Turismo, capa da revista Spotlight, faz o maior sucesso onde vai. Recentemente parou uma grande festa quando chegou. Foi aquele auê! Outro dia, dois caras trombaram porque estavam olhando para ela, que passava pela rua, umbiguinho de fora, disseram eles, moderninha, toda poderosa! Afinal a seleção brasileira sempre teve uma madrinha de tirar o fôlego da torcida! É ela, é unanimidade, diz o Milanez. E eu tenho certeza que o Darci Machado aprovará. O Roberto Vezozzo tambem. Que tal o Prefeito convidá-la?


Cidade sem Memória
‘‘A Casa Paroquial’’
- Marcelo de Agostini entrevistou pela Rádio CBN o vereador Jacy Aguiar sobre o projeto que pede a preservação da Casa Paroquial, uma das primeiras construções de Londrina e que poderia ser transformada em museu da Igreja Católica. Mas as pessoas que ouviram ficaram sem entender o vereador: ele apresentou o projeto e parece concordar com a retirada de pauta por parte de outros vereadores, para uma análise melhor... O que vale dizer: pode dar em nada o projeto. Pelo jeito, só voltará em discussão, depois que os compradores derrubarem a Casa. Anteriormente, Jacy Aguiar havia sido aplaudido pelo projeto. Deve estar sendo pressionado por alguns colegas. O terreno foi dado pela Cia. de Terras para ser erguida uma escola e a casa paroquial. Com esta finalidade. Com a palavra também os que ganharam o terreno, os padres do Seminário Vicente Palotti (Sociedade Faá di Bruno) ou os seus sucessores. Afinal, terreno doado para entidades sem fins lucrativos, com finalidade determinada, pode ser vendido, negociado de alguma maneira? E como fica o pagamento dos impostos? O que diz a Receita Federal a respeito? E a Prefeitura? Que será que o Ministério Público acha disso?

Nossa Senhora de Fátima
- Exclusiva para você, leitor desta coluna: a imagem de Nossa Senhora de Fátima, virá daquela localidade portuguesa para Londrina, dia 6 de maio, e aqui ficará alguns dias para visitação de todos os católicos de Londrina e da região. Com ela, virá Frei Hermano da Câmara, famoso cantor português de fados que se tornou monge beneditino. Antes, ele cantava na noite em Lisboa e no Pôrto. Era amigo de Amália Rodrigues. Aqui estará e tambem cantará, inclusive na Catedral de Londrina.

Fique Sabendo
- Luis Carlos Miguita Júnior, jovem médico, passou nos exames para fazer residência em Ecocardiografia no Incor em São Paulo. Kesae e Miguita pai estão muito orgulhosos. Formando em Londrina, Miguita Júnior fez clínica geral durante dois anos no Dante Pazaneze. Agora, mais dois anos no Incor.
- A Secretaria do Idoso está se inteirando dos vários projetos que estão parados na Prefeitura. Em vários de seus órgãos. Serviços e parceria serão agilizadas em benefícios dos mais velhos. Já a partir de fevereiro, haverá recreação cultural, social e esportiva para essa turma. E dentro de três meses, revelou o secretário Luis Carlos Miguita, alguns projetos já estarão funcionando plenamente.

Clube da Costela
- O famoso Clube da Costela reinicia suas atividades hoje, entre 11 e 13 horas, mas somente para levar. Na quarta-feira, informa Antoninho Balan, será a primeira costelada do ano, à noite, entre 18 e 21 horas. Será o dia da estréia do Brasil no pré-olímpico. O londrinense, diz ele, passa por lá, come uma deliciosa costela e depois vai ver o Brasil ganhar do Chile, no Estádio do Café. Só que as mulheres terão que esperar do lado de fora, pois no Clube da Costela só entram aquelas que tiverem completado 90 anos e estiverem acompanhadas dos pais! Portanto, domingo, você compra a costela no Clube, a partir das 11 horas e a patroa vai deixá-lo em paz. O clube da Costela fica à rua Hugo Simas, 61, antiga AREL.

Em Punta del Este
- O londrinense Márcio Vargas da Cruz está trabalhando como recreacionista no Conrad Casino Hotel & Resort, em Punta del Este, Uruguai. Ele faz parte da equipe do já famoso Mabu Fóz Hotel & Thermas, onde tem o trabalho sempre elogiado. É filho de Anibal Vieira da Cruz, que está todo feliz.
- Padre Manoel Joaquim ainda está na Paróquia dos Sagrados Corações. Se depender dos católicos que frequentam aquela paróquia, ele não sai de lá.
- O prof. Eleazar Ferreira, diretor do Cesulon, retornou de Peruíbe, onde passou férias com a família.
- Formatura dia 29 no Cesulon. O paraninfo geral será o senador Osmar Dias. O reverendo Osni Ferreira, vem dia 28 de Nova York, onde está morando, para a colação de grau.