(Magda Carvalho - Costa Oeste)




Foto: Kéia Tonin

Ângela Mallmann, o fundamental da beleza

Foto: Kéia Tonin

O dançarino Sergio Rocha em sincronia com o que há de especial na música e dança

Foto: Christian Rizzi

Cidadão do mundo, o fotógrafo Marcelo de Paula, dá uma pequena mostra de seu trabalho pela Europa

Foto: Christian Rizzi

Rodrigo Gambassi, multimídia, dá o ar da graça em abril, quando dá um pulinho rápido para visitar os amigos em solo brasileiro




Dinâmico
As inscrições para o primeiro vestibular dos cursos de Arquitetura e Propaganda da UDC (União Dinâmica de Faculdades Cataratas) estão a todo vapor. Ao que tudo indica, as vagas devem atrair candidatos de toda região que há tempos esperam por ensino de qualidade e melhor, perto de casa.

Prainha
Passar calor nem pensar, agora Entre Rios também já tem seu terminal turístico, a prainha que já conta com uma infra estrutura adequada foi inaugurada ontem e já está aberta ao público. Hoje, as atividades dão continuidade e uma surpresa vai enfeitar o céu da cidade.

Avestruz
Vai faltar buraco pra colocar a cabeça de alguns prefeitos da região que literalmente abandonaram as bases náuticas construídas para a realização dos Jogos Mundiais da Natureza (lembram?). Pois é, uma equipe da Folha esteve visitando terminal por terminal e constatou que a maioria está jogado às traças e abelhas. Alguns estão até servindo de abrigo para sem-teto. Por outro lado, uma das bases chamou a atenção pelo cuidado com vem sendo tratada e não é de Foz do Iguaçu.

Perguntinha
Da série perguntar não ofende: E os Jogos Mundiais da Natureza? Nem sinal?
‘‘Movimento romântico’’
Nem só de prejuízos vivem os municípios lindeiros....quem está rindo à toa com a estiagem são os guairenses, é que a seca trouxe a visão nostálgica da cabeceira de alguns saltos, há quem diga que estes faziam parte das Sete Quedas. O fato é que muita gente têm visitado a cidade na esperança de ver que o restou da maravilha, que desapareceu há 18 anos. No Lago que está cerca de quatro metros abaixo do nível normal, também formaram-se reservatórios de fortes corredeiras, que alteram a paisagem com ondas que atingem a altura de um metro. Alguns moradores chegaram a criar um ‘‘movimento romântico’’ no qual pedem para Itaipu baixe ainda mais as águas do reservatório!!

Grande negócio
A máxima de que a parceria é a alma do negócio está mesmo com tudo, é que em tempos bicudos duas grandes empresas resolveram unir forças para beneficiar quem interessa. Desta vez a união foi entre o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), o Centro de Integração de Tecnologia do Paraná (Citpar) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que oferecem neste início de ano mais um curso de mestrado à distância. Desta vez a especialização é a de Engenharia da Produção, com ênfase em Gestão Integrada do Design.
O curso terá início em março e será ministrado à distância, nos mesmos moldes dos 14 cursos já realizados pela parceria UFSC e Tecpar desde 1998.

De novo, novamente...
Deixar pra última hora, dar aquele jeitinho brasileiro nas coisas....só por aqui mesmo. Agora quem cedeu aos ditados foi a Receita Federal que decidiu dar uma nova chance aos 44 milhões de brasileiros que não recadastraram o Comprovante de Pessoa Física, o famoso CPF. E como se não bastasse, o anuncia de que quem não fizesse a atualização teria seu documento suspenso, também foi por água a baixo. A Receita deve anunciar em breve que ‘‘grande mal’’ sofrerão aqueles que não fizerem o recadastramento....dá pra levar a sério?!

Fera
Como avisar não custa nada, é bom ficar de olho no prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda este ano. Os Correios recebem os formulários de 1º de março a 28 de abril e os bancos recebem os disquetes de 3 a 28 de abril. Para facilitar ainda mais, a declaração ainda pode ser feita por internet (www.receita.fazenda.gov.br), ou pelo telefone (0300780300). O prazo para estas operações é até o final de abril. Detalhe: apenas os formulários já estão a disposição dos contribuintes, os outros sisitemas devem ser utilizados a partir de fevereiro. A multa pra quem perder estes prazos será de R$ 175,00!

Vende-se
Deve dar prosseguimento esta semana a mais um capítulo da privatização da Copel....