MAGDA CARVALHO - COSTA OESTE
Mutação
O antigo prédio do Instituto Brasileiro de Café (IBC) se tornou o grande trunfo da administração Salazar Barreiros. A tão criticada gestão do ex-prefeito de Cascavel tem pelo menos esse mérito. Salazar conseguiu transformar o elefante branco numa obra capaz de atrair grandes investimentos.
O Centro de Convenções recebe, nos próximos dias, R$ 300 mil para o início de sua segunda etapa. O anúncio foi feito pelo deputado Hermes Parcianello.
Como o projeto está tecnicamente aprovado, os recursos serão depositados com rapidez na conta da Prefeitura. Segundo Parcianello o aproveitamento da estrutura do IBC resultou na redução dos recursos que seriam investidos. O valor do repasse é bem menor do que seria necessário para sua conclusão.
Rusga
O deputado Chico Noroeste perde a primeira batalha na sua luta por permanecer na Assembléia Legislativa. A suspensão da lei de isenções do IPTU, em Foz do Iguaçu, determinada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Sydney Zappa, segundo a ala de entendidos é um forte golpe nas pretensões do deputado em se reeleger. A lei foi o maior trunfo de Noroeste na campanha passada.
Canapé
Eli Ghellere, que assumiu, ontem, a vaga de deputado estadual deixada pelo prefeito eleito de Cascavel, Edgar Bueno, faz questão de incluir em seu discurso que não haverá bairrismo em sua gestão. O ex-vice-prefeito de São Miguel do Iguaçu não vai limitar seu mapa de atuação. A intenção de Ghellere, já na próxima semana, é promover uma maratona de visitas pelos principais municípios do Oeste do Estado. Além do social com os novos prefeitos, o deputado coloca em pauta durante a conversa reivindicações antigas.
Pródiga
A vereadora Luciana Rafagnin, de Francisco Beltrão, retorna a Assembléia Legislativa dessa vez por um período maior. No ano passado, a petista assumiu a vaga do deputado Irineu Colombo, licenciado por problemas de saúde. Nessa nova temporada em Curitiba, Luciana ganha cadeira cativa com a posse de Péricles de Mello para prefeito de Ponta Grossa.
Areia
O secretário de Indústria Comércio e Turismo de Marechal Cândido Rondon, Vitor Giacobo, foi o primeiro a ganhar tinta na caneta na administração Edson Wasen. Inconformado com o ostracismo do terminal turístico de Porto Mendes, o prefeito de Rondon determinou o início imediato de algumas obras.
A revitalização inclui a mudança de areia, pintura de faixas e muros, limpeza, pequenas reformas e manutenção da estrutura. Aliás, a prefeitura está cheia de planos para o terminal. Quer colocar Porto Mendes novamente no mapa de investimentos do município.
Trator
Em Medianeira, o primeiro grande projeto do prefeito Luiz Suzuke gira em torno 10 ª Exposição Feira Comercial, Industrial e Agropecuária (Expomed). A feira vem tomando conta da agenda do prefeito quase que em tempo integral. Tanto que a primeira preocupação de Suzuke foi nomear a diretoria executiva da Expomed, que já tem data definida. Será realizada de 24 a 28 de outubro.
Em tempo: este ano a diretoria capricha nos detalhes, mas concentra esforços na Rodada Internacional de Negócios, boom do ano passado.
Pulpito
O humorista Dedé Santana cumpre agenda cheia em Foz do Iguaçu e Cascavel. Afastado da TV, o ex-Trapalhão dedica seu tempo a dar testemunhos de vida, em todo País, a convite de igrejas evangélicas. Dedé desembarca em Foz do Iguaçu no final de semana, onde já tem uma programação cheia de participações. No dia 16, às 20 horas, estará em Cascavel para dar seu destemunho na Comunidade Sara Nossa Terra, em frente a Receita Federal.





