MAGDA CARVALHO - COSTA OESTE
PUBLICAÇÃO
sábado, 21 de outubro de 2000
Giz de Cera
Numa virada de milênio espetacular, Toledo assume a pole position na corrida pelo título de pólo. Na sexta-feira foi assinado o protocolo de intenções para a instalação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR) em Toledo. O documento define as atribuições do município e da PUC.
Entre as definições está a participação do município, que foi anunciada no dia 6 de outubro, durante uma reunião em Toledo com o reitor Irmão Clemente Juliatto e o prefeito Derli Donin.
A prefeitura de Toledo vai viabilizar a aquisição e doação de uma área em torno 50 alqueires e a construção de outros 7 mil metros quadrados, num investimento total estimado de cerca de R$ 3 milhões. A área que será cedida para a instalação da PUC deverá ser em frente ao Seminário Verbo Divino, na saída para Dez de Maio, na região Oeste da cidade.
Diploma
Para reforçar o clima de euforia da ala estudantil na região Oeste, fica a notícia dos investimentos feitos pela Unioeste, Unipar e a Fasul, que deverá abrir as suas portas no começo do próximo ano, em Toledo. A Unioeste, que completou 20 anos de atuação em Toledo desde a antiga Facitol, é a única pública e reúne hoje 1.554 alunos entre os cursos de graduação e pós-graduação.
São ao todo nove cursos, divididos nas áreas de humanas e exatas, que deverão se somar aos cursos de Artes Cênicas, com especialização em Teatro e Música; Engenharia da Produção, com especialização em Engenharia de Alimentos; e Psicologia, previstos para o próximo ano.
Na área privada, Toledo conta com o segundo maior câmpus da Universidade Paranaense (Unipar), com sede em Umuarama, com 12 cursos de graduação. O câmpus foi implantado em 94, utilizando instalações cedidas pelo município, e hoje conta com uma sede própria e ampla para atender os seus 3.150 alunos de graduação e outros 250 de pós-graduação.
A estes investimentos na área de ensino superior deverão se somar os da Fasul, que já conta com uma sede própria e aguarda a liberação dos seus primeiros cursos para o início do próximo ano. A faculdade deverá iniciar com os cursos de Administração e Turismo.
Concreto
O cronograma de construção do Centro de Convenções, em Toledo, esbarraram nas chuvas torrenciais que caíram nos últimos dias na região. Ainda assim os trabalhos continuam na base do vento a favor. Já foram iniciadas as obras na área anexa ao Centro de Eventos Ismael Sperafico para a construção da arena de rodeios e a pista de laço na segunda etapa das obras no local.
A empresa responsável pela obra espera concluir os serviços até o final de dezembro, antes das festas de final de ano. O andamento da obra vai depender do clima. Mesmo assim, haverá reforço nas horas extras e de pessoal.Caneco
Já na contagem regressiva, a November Fest, nova aposta do calendário de eventos de Toledo, conta com uma programação afinadíssima. Exposições de orquídeas, artes, comidas típicas e shows com grupos folclóricos da região já estão confirmados. Para a ala dos esportes radicais a comissão organizadora já tem agendadas provas de pára-quedismo, whelling e aeromodelismo. Data confirmadíssima: 17 a 19 de novembro. Celular
Valeu a correria. Laudálio Veiga Filho, coordenador do Futurecom, um dos mais importantes eventos de telecomunicação do País, confirmou uma lista invejável de personalidades para a edição do evento, que será realizado de 23 a 27 deste mês, em Foz do Iguaçu. Experts na área, como o ex-ministro Mailson da Nóbrega e autoridades como o atual ministro das Comunicações João Pimenta da Veiga Filho, já confirmaram presença.