Numa noite de poucas surpresas, a morena Ticiana Milanese Franco ficou com o título de Miss Paraná 2000/2001 e será a representante do Estado no concurso Miss Brasil. A edição deste ano do Miss Paraná, realizada em Palotina, contou com a participação de 37 municípios, incluindo o anfitrião. Quem acompanhou de perto a eleição da bela Ticiana, foi o presidente do concurso Miss Brasil, Boaneger Gaeta Junior, e o produtor Gelson Antonelli.
Numa primeira apresentação, as candidatas desfilaram de maiô e, em seguida, de traje de noite. Dessa apresentação foram selecionadas 12 semifinalistas, que passaram por uma nova avaliação. A inovação ficou por conta da apresentação de biquíni, novidade condenada pelos mais conservadores. Dessa etapa saíram as seis finalistas: além da Miss Maringá, Ticiana Milanese Franco, que ficou com o título, foram classificadas Miss Cascavel Viviane Bordin (2º lugar), Miss Toledo, Michelle Gonçalves Amorin (3º lugar), Miss Dois Vizinhos, Ana Carla Godoy (4º lugar), Miss Londrina, Nádia Brunetta (5º lugar), e Miss Umuarama, Gisele Nunes Piton (6º lugar).
Como manda a tradição dos concursos de Miss, outras faixas foram entregues. Kelly Terto, de Cornélio Procópio, foi eleita pelas colegas Miss Simpatia, Miss Toledo Michele Amorim foi eleita a mais elegante. O título de Miss Fotogenia, cuja votação acontece pelo site da Pró-Vita, foi para Anneise Peruzo. O mais belo traje foi para Miss Cascavel, Viviane Bordin, assinado pela estilista Lucinha Silveira. As belas madeixas são da Miss Cambé, Isabel Mamprin. A melhor plástica, da Miss Dois Vizinhos, Ana Carla Godoy e, na pontuação para Miss Personalidade, ficaram empatadas a Miss Pinhais, Fernanda Dopplreiter, e a Miss Coronel Vivida, Joslaine Colussi.