Império da beleza
PUBLICAÇÃO
sábado, 09 de agosto de 2014
Bruna Quintanilha<br> Reportagem Local 
Há 32 anos Célia Regina Assis Russo faz parte, mesmo que indiretamente, da rotina de beleza dos londrinenses. A empresária, de 64 anos, é dona de 15 franquias do "O Boticário", em Londrina, Cambé e Sertanópolis, de uma rede de vendas direta da marca e de duas lojas da "Quem disse, Berenice?", que empregam diretamente quase 200 pessoas. O segredo para tanto sucesso, segundo Célia, é muito trabalho e dedicação. "Fui vendedora, faxineira, caixa, motorista e entregadora de caixa de uma loja para outra. Não existe um trabalho dentro da minha empresa que eu não tenha feito", relembra.
Nascida em Santo Antônio da Platina, no Norte Pioneiro, Célia já viveu em diversas cidades do Estado. "Meu pai era da Receita Federal, então de vez em quando a gente mudava de cidade, a cada cinco, seis anos." A vinda para Londrina, no entanto, ocorreu anos mais tarde. "Eu morava em Paranavaí e não queria mais ficar lá. Minha avó morava aqui e eu vim para estudar".
Na ansiedade para se mudar, Célia confessa que escolheu o curso de História sem muitos critérios. "Cheguei na secretaria e perguntei: qual curso tem menos candidato por vaga?", conta aos risos. "Onde já se viu, né? Não é assim que se escolhe uma profissão, mas eu queria vir embora, por isso, escolhi a primeira faculdade assim", relata. Depois de deixar o curso de História, Célia chegou a cursar Direito antes de se descobrir como empreendedora. "A segunda faculdade, de Direito, eu gostava muito, mas por causa dos meus filhos, que eram muito pequenos, e de uma série de outras coisas que atrapalharam não voltei mais. Depois aconteceu o Boticário e foi a faculdade da vida", conta.
A primeira loja, localizada na avenida Higienópolis, num antigo pequeno shopping, foi adquirida de um conhecido de Paranavaí. "Eu estava buscando alguma coisa para fazer porque não aguentava ficar muito tempo dentro de casa e apareceu essa lojinha. Na época eu não tinha visão comercial nenhuma. Lembro que olhei e falei: 'Mas perfumaria? Nem existe perfumaria. Isso não deve ser grande coisa'". Mesmo desconfiada no início, Célia conta que sempre pensou em maneiras de fazer o negócio crescer, por isso, começou a buscar novos pontos comerciais. Dentre os marcos na história da empresa, ela destaca sua segunda loja, também no centro; a terceira, no calçadão, onde lembra ter passado "muito tempo atrás do balcão", e as franquias dos shoppings Catuaí e Royal Plaza.
Mesmo inexperiente, Célia transformou sua vontade de fazer algo a mais em uma empresa de sucesso. "Eu não tinha essa necessidade de trabalho, mas fui atrás pois tinha uma energia dentro de mim que fazia com que eu buscasse outras coisas. Eu sentia vontade de fazer isso ou aquilo, mas não tinha noção do que era esse sentimento".
O que fez diferença na trajetória da empresária, no entanto, foi sua visão empreendedora. "Muitas das práticas existentes hoje no grupo começaram aqui dentro da minha franquia. O curso de automaquiagem, por exemplo, fui eu quem criei, há quase 20 anos atrás. Trouxe a ideia de fora porque via que as pessoas iam nas grandes lojas de departamento, sentavam na cadeira e a vendedora, que era esteticista ao mesmo tempo, orientava a pessoa de como se maquiar e isso fazia as clientes comprarem mais produtos. Então eu pensei: vou ensinar o pessoal a se maquiar, pois aprendendo eles vão tomar gosto e vão buscar mais maquiagem."
De acordo com a empresária, ter pessoas capacitadas ao seu lado também foi essencial. Atualmente, além de um time de executivos, ela conta com a ajuda dos filhos Reinaldo e Ana Paula, na direção da empresa. "Sempre que eu vou fazer coisas a mais para crescer eu coloco pessoas aqui. Tenho um staff que me ajuda a gerir a empresa", diz. Apaixonada pelo que faz, Célia conta que é difícil separar a rotina de trabalho da vida pessoal e que faz questão de visitar parte de suas lojas quase todas as noites. "É tudo junto e misturado", brinca. "Estou na minha casa, mas estou pensando no trabalho, projetando coisas, tendo novas ideias para poder incrementar mais as minhas franquias".


