Fé, diálogo e conhecimento: a mensagem de Imã Wasim
Em sua primeira visita a Londrina, o líder islâmico compartilha a missão da Comunidade Ahmadia e doa obras raras à Biblioteca Pública
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 03 de outubro de 2025
Em sua primeira visita a Londrina, o líder islâmico compartilha a missão da Comunidade Ahmadia e doa obras raras à Biblioteca Pública
Em sua primeira visita a Londrina, o paquistanês Imã Wasim, que vive no Brasil há mais de 31 anos e representa a Comunidade Muçulmana Ahmadia, compartilhou sua trajetória, seus objetivos e a mensagem que trouxe à cidade. A comunidade tem sede em Petrópolis (RJ), onde mantém uma mesquita e uma biblioteca com obras traduzidas em mais de 70 idiomas.
Quem é Imã Wasim?
“Sou do Paquistão e moro no Brasil há mais de 31 anos. Nossa sede fica em Petrópolis, no Rio de Janeiro. Esta é a minha primeira viagem a Londrina e fiquei encantado com a recepção em cada lugar. Inclusive, fomos recebidos com muito carinho na Câmara Municipal, e também pela prefeitura, me sinto feliz em chegar aqui e poder realizar meu trabalho”.
Qual o objetivo da visita a Londrina?
“Em primeiro lugar, apresentar nossa comunidade. Muitas vezes, a imagem do Islã é negativa. Nosso esforço é esclarecer dúvidas e mostrar que o verdadeiro propósito do Islã é a paz e o amor. Aqui em Londrina, vamos doar literatura islâmica à Biblioteca Pública, incluindo três obras: o Sagrado Alcorão (original em árabe com tradução para o português), A Filosofia dos Ensinamentos do Islamismo e a obra Jesus na Índia. Além disso, neste domingo, dia 05 de outubro, às 14h, no Hotel Crillon, realizaremos a palestra O Verdadeiro Ensinamento do Islã e a Chegada do Messias Prometido. A entrada é gratuita e todos estão convidados.”
O que define a Comunidade Ahmadia?
“Acreditamos no cumprimento da profecia sobre o Messias Prometido: Hazrat Mirza Ghulam Ahmad. (1835-1908). Enquanto outras religiões ainda aguardam sua chegada, nós acreditamos que ele já veio. Nossa missão é continuar a obra de paz e amor de Jesus Cristo, rejeitando qualquer forma de violência. Para nós, o verdadeiro jihad não é a guerra, mas o diálogo, o bom exemplo e a conquista de corações. Essa é a essência da nossa comunidade.”
Qual mensagem que gostaria de deixar para Londrina?
“Antes de tudo, agradeço ao povo londrinense pela recepção. A mensagem que quero deixar é simples: voltar a Deus. Se cada um de nós voltar a Deus, estaremos dando um passo importante para estabelecer a paz. A imagem de Deus é a luz divina. Não basta dizer que Deus está ao nosso lado; é preciso demonstrar com boas obras”.
Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo WhatsApp (24) 99906-0929 ou pelo e-mail: [email protected]

Agenda cumprida com sucesso no Catar, com apoio de Montezine
Durante a agenda da missão empresarial em Doha, no Catar, um nome merece destaque: Fábio César Montezine, mais conhecido como Montezine. Nascido em Londrina, ele é ex-futebolista brasileiro, naturalizado catarense, que se destacou como meia ao longo da carreira esportiva. Hoje, fora dos gramados, Montezine segue abrindo caminhos. Foi ele quem acolheu a comitiva brasileira no Catar, oferecendo suporte, articulação e hospitalidade, e contribuindo de forma decisiva para que a agenda de encontros e conexões se concretizasse. A programação foi cumprida com sucesso e a comitiva já se movimenta para retornar ao Brasil

Em Curitiba, vida em família e novos projetos
Vivendo em Curitiba, o londrinense Pablo Moacir Martins Rosa tem vivido uma fase especial de realizações pessoais e profissionais. Ao lado da companheira Bárbara e dos filhos Nicolas e Davi, celebra momentos de união, crescimento e conquistas. Entre a rotina em família e os projetos que desenvolve na capital paranaense, Pablo tem fortalecido sua presença nos negócios e no cenário social local, sempre valorizando os vínculos afetivos e os novos ciclos que se abrem.

Bruna Akawana em múltiplos palcos
A auxiliar técnica e coreógrafa Bruna Akawana Martins Rosa, nome de referência da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica, soma em sua carreira a participação em três ciclos olímpicos, sendo presença marcante em grandes competições internacionais. Atualmente, vive uma fase especial ao conduzir a equipe nacional em resultados históricos nas etapas da Copa do Mundo realizadas no Rio de Janeiro, onde conquistou duas medalhas inéditas que reforçam o protagonismo do Brasil na modalidade.
O próximo grande objetivo já está traçado: o ciclo rumo às Olimpíadas de Los Angeles 2028, nos Estados Unidos. Além da trajetória esportiva, Bruna também se destaca artisticamente, tendo dirigido coreografias para os 60 anos da TV Globo e participado de performances memoráveis com Rebeca Andrade e Jade Barbosa.
No campo educacional, expande sua atuação com o Método Brunástica, hoje aplicado em âmbito nacional e internacional, e adotado pelo inovador Conservatório da Dança, no Rio de Janeiro. Empreendedora, Bruna também é sócia do Folks Pub Sertanejo, em Curitiba, unindo disciplina esportiva, criatividade artística e visão de negócios em uma trajetória inspiradora.

Primavera Gastronômica de Assaí
De 03 a 05 de outubro, Assaí recebe a aguardada 5ª edição da Primavera Gastronômica, no Centro de Eventos Toyosaburo Ikeda. O festival reúne 17 empreendedores de pratos salgados e doces e 11 de bebidas artesanais, valorizando ingredientes locais e a diversidade da culinária paranaense.
O evento integra o projeto Estação Gastronômica, do Governo do Paraná e IDR-PR, em parceria com a Prefeitura de Assaí e o Provopar. O prefeito Tuti Bomtempo faz o convite: “Assaí está de braços abertos para receber você e sua família para saborear a gastronomia do Paraná. Será um sucesso, cheio dos sabores que representam nossa cultura.” Além da boa mesa, a programação inclui apresentações artísticas, musicais e atividades culturais, transformando a cidade em palco de sabores e tradições. Primavera Gastronômica – onde a cultura encontra o sabor!
10 anos de Vibe
Os 10 anos da Vibe Sport Concept Lab foram celebrados em grande estilo, em uma festa que reuniu, recentemente, amigos e clientes na Chácara Graciosa. Muito além de uma academia, a Vibe tem o objetivo de proporcionar resultados estéticos e de saúde através de um processo exclusivo e personalizado. Não à toa a festa foi um reflexo da rotina de treinos: família e amizade em busca de excelência. À frente de tudo isso, Silvio Prado e Nath Seregni. No cerimonial, conduzido impecavelmente por Fábio Luporini, uma surpresa para lá de especial: as filhas gêmeas do casal entraram com um quadro de fotos como presente. A foto de Edinho Irizawa traz um registro da noite.



Ana Maziero
Colunista Social


