Elisiê Peixoto (Londrina)
Elisiê Peixoto
Tem gente que tem mania de pedir tudo emprestado. E tem aquele que empresta tudo pra depois se remoer de raiva: ou porque não recebeu a peça de volta ou porque a recebeu aos cacos. Quem mandou emprestar? Se você não empresta de coração, melhor dizer a verdade: que não gosta de emprestar nada.
Você já deve, alguma vez, ter topado com gente que adora pedir emprestado literalmente tudo. Desde taças de champanhe aquelas que você ama de paixão e que herdou da avó até livros e discos principalmente aqueles bem raros. Até aí, tudo bem. Só que as peças vão e não voltam. E você dança legal.
Há alguns anos, eu era mestre em emprestar tudo. Não sabia falar não. Se alguma amiga me pedisse um batom que fosse, ia logo emprestando e deixando a total disposição. Aí o dito cujo não voltava e eu ficava com vergonha de pedir de volta. A mesma coisa acontecia direto com meus CDs, roupas, bolsas e sapatos. Estes, então, já perdi muitos pares...
Demorou, mas aprendi a falar não. Ou, pelo menos, a solicitar de volta. O último objeto que me levaram foi um brinco maravilhoso e que minha filha comprou numa feira de artesanatos em Paris. Custou baratinho, mas era tudo o que eu queria, do jeitinho que eu gosto. Emprestei e nada da peça retornar. O valor era mais estimativo do que qualquer coisa e eu sabia que nunquinha iria ter outro igual. Fui atrás diversas vezes até consegui-lo de volta.
Determinados objetos não se empresta. Como por exemplo, taças de champanhe, prataria, jóias. E se uma das taças quebra? Quem paga? Ninguém.
Aprendi que peças íntimas e maquiagem não se empresta. As pinturinhas podem retornar, todas, pela metade, com ponta de lápis quebrado, batom amassado, blush esparramado. Não é todo mundo que é ordeiro, organizado e cuidadoso como você. Ninguém tem obrigação de nascer assim, ser criado assim. E de mais a mais, faça-me o favor: artigo pessoal não se empresta e muito menos se pede emprestado.
Por mais que se fale que CD não estraga, que se pode dançar rumba em cima do dito cujo, disco é algo tão pessoal, que a gente gosta de tê-lo na mão na hora em que pintar aquela vontade de escutar. Aí, imagina, depois daquele banho relaxante, prepara o jantar e vai escutar Caetano Veloso. Só que no porta-CD o Caê não está. Você emprestou há 15 dias, lembra? Sua vizinha deve estar curtindo as canções dele agora, nesse exato momento. Bem-feito.
Adolescentes também adoram emprestar tudo. Aí um certo dia, tem a tal festinha e a sua calça jeans predileta está bailando em outro pedaço. E haja paciência pra escutar a reclamação sem parar da mocinha que foi tomando a iniciativa de abrir o guarda-roupa, ela mesma, e ceder sua peça mais amada para a melhor amiga.
E dinheiro? Se você não quer engrossar a lista de ex-amigos, não empreste dinheiro. Nunca. E se emprestar, penhore qualquer coisa, mas pague. A mesma regra serve para parentes. Esses são os piores.
Mas há aqueles conhecidos emprestadores que precisavam passar óleo de peroba no visual tamanha é a cara-de-pau. Não te devolvem o objeto mesmo depois de você cobrar uma, duas, três vezes. Pode esquecer. Quando alguém não devolver na primeira é porque seu estimado objeto já era.
O fato de você não emprestar não significa uma atitude egoísta. Melhor cortar o mal pela raiz e não magoar alguém ou acabar sendo magoado. Hoje empresto determinadas coisas para aquelas pessoas em quem confio de olhos fechados e com a certeza de que as peças vão retornar em perfeito estado. Muito melhor do que perder uma boa amizade por causa de um lenço de seda.
Calorias extras
Uma tonelada de chocolate. Foi a carga que aterrissou ontem no aeroporto de Londrina para a Kopenhagen atender às encomendas de Páscoa. Entre o reforço, as cascas de ovos de galinha esterilizadas e depois recheadas com chocolate, que atiçam a curiosidade da criançada. A loja da Higienópolis faz plantão no sábado e domingo para dar conta das vendas.
Geração Viva
É hoje, a partir das 21h30, na boate Lunna, a festa Geração Viva, com as bandas Patmus, Edimilson Henriques e Celso Machado. A festa vai ter reggae, rock, pop, tecno, desfiles e entrevistas. Apoio da Ruah, Cultural, Montreal, Armazém do Músico, Logos e Zoe.
Almir Sater
A agenda musical da Exposição, hoje, ficará por conta de Almir Sater, que tem tudo para encantar o público com suas melodias regionais. Considerado um dos mais importantes violeiros do País, ele ganhou notoriedade depois de participações primorosas em novelas como Pantanal, Ana Raio & Zé Trovão e O Rei do Gado. Na Expo, ele vai apresentar sucessos como Chalana, Razões e Trem do Pantanal.
Beleza mirim
Hoje tem a eleição da Princesinha e Peãozinho da Expo 2000. Na Casa do Criador.
Araras
A Expo traz uma boa opção para quem quer se proteger do frio com economia. No Parque Ney Braga, um estande de roupas seminovas importadas da Itália, pela primeira vez está na Feira. As roupas vão desde colete a partir de R$ 10 até sobretudo de R$ 89. E os artigos são os mais variados: couro, antílope e pelica.
Murano
Quem passa em frente a uma das bancas de bijoux do Pavilhão Nacional não fica alheio às peças de murano. A técnica, que funde canutilhos de vidro em mosaicos, foi desenvolvida há mil anos, na Itália, por artesãos de Murano, região internacionalmente conhecida pelo raro trabalho em cristal. Para se ter uma idéia da sofisticação e do conhecimento daqueles artesãos, de tão apreciadas algumas peças chegaram a ser utilizadas como moeda. Conta a história que o rei de Murano proibiu por 100 anos que os artesãos saíssem da ilha, para que os outros povos não aprendessem os segredos da arte. Até hoje, Murano é o único lugar do mundo onde se fabrica os mosaicos de cristal, mas em Londrina podem ser vistas e adquiridas na Feira.
Por que buscai entre os mortos aquele que está vivo? Não está aqui. Ressuscitou! Lucas 24:57
Buscai Jesus de Nazaré que foi crucificado? Ressuscitou! Já não está mais aqui! Eis o lugar onde o depositaram. Marcos 16:6
Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Salmo 46:1





