Elisiê Peixoto (Londrina)
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 31 de março de 2000
O DONO DA VERDADE
Elisiê Peixoto
Dono da verdade, professor de Deus,sabe-tudo. Quem na vida nunca cruzou com um tipo desse?
Tem gente que nasce achando que sabe de tudo um pouco. Um pouco, não. Que sabe tudo de tudo. Eu e você certamente já cruzamos com uma mala sem alça dessas, chamadas por nós pobre mortais como professores de Deus. É, porque para os donos da verdade, os sabe-tudo da vida, o mundo foi criado por Deus, que aprendeu tudo e todas com eles.
Na época de faculdade tinha uma companheira de classe chata em dose dupla. Ninguém no mundo, definitivamente, sabia mais do que ela. Qualquer assunto que pintasse na roda, ela já tinha ouvido falar, havia estudado e por aí afora. E a moça abusava: usina nuclear, ecologia, unidade monetária da Zâmbia, qualquer assunto ela achava que dominava. Enfim, a mulher destramelava a língua e falava o tempo todo monopolizando o ambiente. E ninguém mais abria a boca. Chegou num ponto que nem eu, nem os outros alunos convidavam a professora de Deus para qualquer trabalho de classe, estudo para provas e muito menos para os finais de semana na casa de um e outro. E quando tinha algum evento extra, a pergunta era sempre a mesma: A fulana vai? Depois de anos, a encontrei num simpósio. Que pena, continua a chata de sempre. Acabei dando um chega pra lá na cidadã. Ela que vá contar farofa na lua, no espaço, bem longe...
Mas o pior é que esse tipo de gente pipoca por todos os lados. Eles estão nas festas, nos ambientes de trabalho, nas viagens já tive que encarar um num vôo de 8 horas no prédio em que você mora, nos elevadores. Ai Meu Deus! Eles sempre pintam em algum lugar.
Manhã dessas, na academia de ginástica, na esteira ao lado, estava uma professora de Deus. Doidinha pra começar a contar farofa. Falou meia hora sem parar. Incrível, mas a mulher sabia só de me olhar quanto eu media e pesava. E acertou e falou em alto e bom som pra todo mundo ouvir. A professora de Deus sabia até quantos quilômetros são necessários andar para queimar um inocente pedaço de pizza, quantos minutos deve-se fazer de exercício para perder uma coca-cola, qual o biotipo ideal de uma mulher aos 30 anos, quais os melhores cremes para a celulite, etc, etc. Sumi. Mais um pouco, a mulher mandava a professora de ginástica ficar quieta e ia lá na frente fazer demonstrações.
Tem mais. Todo professor de Deus tem mania de corrigir a pronúncia de uma língua estrangeira, de que, ele, diga-se de passagem, tem apenas uma leve noção. Isso me dá uma bronca. Corrigir um amigo num cantinho e baixinho até que tudo bem. Mas corrigir quem sabe, e pior, numa roda, é o fim da picada. Pois já aconteceu comigo. A mulher não sabia distinguir word de world e veio querendo botar banca.
Aprendi lidar com os sabe-tudo. Quando cruzam meu caminho, disfarço e saio de perto. Com educação, acabo dando um chega pra lá. Gente assim tem que aprender a ser discreta e modesta, a falar menos ou então nem falar. Ninguém tem obrigação de escutar abobrinha de gente deslumbrada. E se precisar, faça como eu faço: não convide o professor de Deus pra mais nada, até ele acionar o desconfiômetro e parar de querer mostrar que sabe mais do que os outros.
Rodrigo Rafael
Cíntia Torquato Takayama na hora do sim, com vestido de cetim italiano e bordados em formas geométricas, assinado pela designer Soraya Ayoub
Danielle Kemmer Janene e Ricardo Meda ficaram noivos durante jantar in family, no edifício Arkádia
Fotos Carmen Kley
Em duas versões, a graça de Carolina Mariana Brizola que aporta na coluna e faz seu debut no portrait
1
2
3
4
Um homem é julgado sobretudo por seus vícios. As virtudes se pode fingir; os vícios são sempre genuínos. Klaus Kinski
Trio Lilás
No próximo dia 8 tem o Trio Lilás (sax) no Empório. Que por sinal, todos os sábados, tem recebido só gente boa, como o grupo Travessia, de bossa nova, hoje, a partir das 22 horas. Dia 15 rola Tributo a Elis Regina: Veloz como a própria voz. Neuza Pinheiro solta o vozeirão.
Quem casa
Cristina e Carlos Alberto Monteiro, Sonia e Edson Gritzback recebem seus convidados para o casamento dos filhos Andréia e Otávio Augusto, hoje, no Bufê Planalto. Nos bastidores, Patrícia Costa e Heloisa Bettoni.
Imperdível
É hoje, a partir das 21 horas, no Londrina Country Club, a festa que escolherá a Rainha da Exposição 2000. O evento um dos mais concorridos da agenda social da cidade tem renda revertida para a creche Ida Garcia Pedrialli.
Parabéns
O Colégio Delta parabeniza a aluna Érika da Silva Czernisz. Que arrematou o 2º lugar no Campeonato Paranaense de xadrez, em Paranavaí. Valeu!
Mais de 200 produtores, empresários e representantes de entidades prestigiaram a inauguração da Casa do Leite, quinta-feira, no Parque Ney Braga. A Casa arrancou elogios pela arquitetura e pelo espírito democrático que ela simboliza: construída para abrigar a recém-formada Associação Norte Paranaense dos Produtores de Leite, a Casa é fruto da união dos diversos núcleos e representa todas as raças leiteiras. Nos bastidores dessas conquistas, um incansável trio não mediu esforços para concretizar o sonho: Ernest Mueller, Jair Carlos da Silva e Guilherme Atilio Kniebel. Na ocasião teve a aclamação dos produtores e o pedido para que o presidente Francisco Galli concorra a reeleição. Queremos que o senhor seja o último presidente do século 20 e também o primeiro do século 21, conclamou o produtor Guilherme Atilio Kniebel, em seu discurso, seguido de calorosos aplausos. As fotos são da noite. 1.Guilherme Atilio Kniebel, Francisco Galli, Louiz Baldraz, Jair Carlos da Silva e Ernest Mueller. 2.Francisco Galli, José Padilha, Walter Falcão e Edson Neme Ruiz. 3.Pedro Pagan e José Paulo Garcia. 4.Guilherme Atilio Kniebel.
Tudo o que pedirdes com fé na oração vós alcançareis. Mateus 21:22
Se o justo é punido na terra, quanto mais o ímpio e o pecador. Provérbios 11:31
O que ama a pureza de coração e tem graça nos seus lábios, terá por seu amigo o Rei. Provérbios 22:11