(Elisiê Peixoto - Londrina)


E-mail: [email protected]





Foto Manoel Guimarães

Patrícia Maria Wierzchlon, que está no 2º ano de Medicina da UEL, acaba de receber um prêmio da Associação Brasileira de Educação Médica, com artigo que será publicado na revista da Abem. Em seu artigo, Patrícia avaliou o novo currículo do curso, que busca a formação do médico do futuro que possa responder às necessidades mais prementes da comunidade, tendo um perfil ético e extremamente humanista. Ela afirma que a interação já no primeiro ano do aluno com o paciente e o contato com as habilidades e procedimentos através de atividades desenvolvidas diretamente nas Unidades Básicas de Saúde contribuem para o aumento de qualidade na formação dos futuros profissionais. Além dela, também foi premiado o coordenador do colegiado do curso de Medicina João Campos.



Contagem regressiva
O Hospital da Mulher, CLAM - Clínica de Assistência Médica, Fonomed e Neo Gesta promovem dias 23 e 24, em Londrina, um curso para gestantes. Os palestrantes são estagiários Curso Técnico em Enfermagem, sob a supervisão da enfermeira Andréa Muniz Alves. O evento conta com a colaboração do Centro de Educação Profissional Integrado. Inscrições gratuitas, na Rua Cambará, 585, 4º andar, ou pelo fone (43) 324-9102.

Coisa pouca...
Tom Cruise acabou de filmar recentemente ‘‘Missão Impossível 2’’, de John Woo, que chega aos cinemas americanos no final de maio. A sequência do blockbuster de 1996, que faturou US$ 465 milhões em todo o mundo, rendeu ao astro nada menos do que US$ 70 milhões, um dos maiores ‘‘salários’’ (que incluiu também participação nos lucros) do cinema em todos os tempos. A informação foi confirmada esta semana pela Viacom, a empresa que controla os estúdios Paramount Pictures, que produziram o filme. Não foi informado o valor do contrato do ator para a continuação.

Para saborear
Dica gastronômica do La Gôndola: crespelle com recheio de palmito. Novidade assinada pelos sócios-proprietários da casa Fernando e Eduardo Consalter. Os habitués da casa aprovaram.

Folia no Country
E os aquecimentos para o Carnaval do Londrina Country Club já começaram. Na quarta-feira, a moçada e os casais compareceram em peso. Lotou. Hélio Takeda, leia-se Banda Wet, comanda todas as quartas e sextas-feiras os pré-carnavais. Os foliões agradecem.

Carnaval do Século
Para os foliões. Dia 24, o Iate Clube dá a grande largada para os dias de folia com o baile Pré-Carnaval 2000 e coroação da rainha, com animação da Banda Champion. ‘‘O Carnaval do Século’’ é o tema deste ano do Iate, e promete agitar o clube às margens do lago Igapó no início de março, quando acontece a grande festa.

Para a Alia
A Alia – Associação Londrinense Interdisciplinar de Aids está precisando de um computador. Quem quiser fazer a doação deve entrar em contato com Paulo ou Roni pelo fone (43) 330-3267, na Rua Fernando de Noronha, 864.

Para as crianças
O Projeto Criança Cirúrgica da Universidade Estadual de Londrina – departamento de enfermagem – em convênio com Cismepar – consiste em atender crianças cirúrgicas e sua família, dando orientação pré e pós-operatório. O projeto, que existe há mais de um ano – atende cerca de 30 crianças por dia no Cismepar e no HC. Integram o projeto os professores do centro cirúrgico da UEL. Os resultados têm surpreendido. As crianças aceitam bem a orientação, têm bem menos stress no trans-operatório e pós-operatório.

‘‘O que confia no seu próprio coração é insensato, mas o que anda sabiamente escaparᒒ. Provérbios 28:26

‘‘Quando os ímpios sobem, os homens se escondem, mas quando eles perecem, os justos se multiplicam’’. Provérbios 28:28

‘‘Melhor é uma mão cheia com descanso do que ambas as mãos cheias com trabalho e aflição de espírito’’. Eclesiástes 4:6