Elisiê Peixoto (Londrina)
PUBLICAÇÃO
sábado, 29 de janeiro de 2000
(Elisiê Peixoto - Londrina)
E-mail: [email protected]
Foto divulgação
Galvão Bueno e a moçada que festava na boate La Lunna. O brinde vai para a suada vitória conquistada no último jogo. Será que acontece outra comemoração amanhã?
Foto de Flora Panza
Patrícia Castro: sombra e água fresca, numa tarde qualquer durante temporada de recesso
O orgulho não é grandeza, mas inchaço. E o que está inchado parece grande, mas não é sadio. Santo Agostinho, bispo de Hipona, Norte da África
Polêmica
A Benetton conseguiu mais uma vez o que queria: criar polêmica com uma nova campanha publicitária de Oliviero Toscani. O fotógrafo anda aparecendo com força na imprensa internacional defendendo as imagens de condenados à morte que ilustram a nova - e mais controvertida - campanha da marca italiana. A empresa diz estar apoiando a postura do governo italiano, que é contra a pena capital, ao rejeitar as mentiras da publicidade convencional. Diretor criativo da marca desde 1984, Toscani, de 57 anos, ficou conhecido em todo o mundo por suas campanhas provocantes que já incluíram modelos vestidos como um padre e uma freira se beijando, um paciente terminal de aids e as roupas de um soldado morto na guerra da Bósnia. A campanha terá cartazers espalhados por várias cidades do mundo. Ele fotografou 26 condenados à morte. As notícias da campanha chegaram à imprensa americana e várias críticas apareceram instantaneamente. As famílias das vítimas dos 26 condenados acusam a Benetton de estar glamourizando os crimes e esquecendo-se de quem sofreu, enquanto as associaçoes que promovem a pena de morte acham que a campanha - que ganhou o apelido de United Killers of Benetton - desmoraliza a causa.
Chanel
Karl Lagerfeld resolveu voltar aos áureos anos 30, época em que Coco Chanel despontou na moda com o surrealismo, para a nova coleção da marca que leva o nome dela. O alemão apostou em longos de chiffon e cetim, com estampas de grandes flores e clima etéreo. As pétalas de flores também apareceram nos punhos, nas bainhas e até nos sapatos. O desfile da Chanel na semana de alta-costura em Paris foi um dos que mais reuniu divas de todas as épocas em sua platéia: a atriz Kristin Scott Thomas dividiu atenções com Nathalie Baye, Charlotte Gainsbourg e a eterna musa de Coco Chanel, Carole Bouquet.
Vencedor
Otávio Kley Vazzi foi o vencedor do Festival de Música promovido pelo Congressso Internacional de Odontologia realizado no Palace, em São Paulo. Ele cantou Beija-Flor de Roberto Oliveira.
Vai, disse-lhe Jesus; teu filho vive. O homem creu na palavra de Jesus, e partiu. João 4:50
Senhor, além de ti não há quem possa socorrer. 2 Coríntios 14:11
Quando passares pelas águas eu estarei contigo. Isaías 43:2
Tende por motivo de toda a alegria o passares por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé...produz perseverança. Tiago 1: 2 e 3
CÁ PRA NÓS
NOSSOS AMIGOS
Elisiê Peixoto
Num momento tão especial da minha vida volto a falar de uma das melhores parte: Os amigos. E de como é bom tê-los por perto na hora do aperto, da desilusão, da decepção. Já escrevi sobre eles outras vezes, mas a amizade é algo tão importante no meu contexto de vida, que escrevo sempre movida pela emoção e pelo coração.
Tive sorte com as minhas amizades. Elas estão sempre prontas e tomam meu partido em qualquer situação. Mas também sei retribuir. Sou uma boa amiga, daquelas que não perguntam o porquê quando é chamada, e que sabe escutar quando o outro quer desaguar. Preserve uma boa amizade como um cristal valioso e raro. E não deixe que se quebre jamais.
Tenho poucos amigos por uma questão de opção mesmo. Não dá os dedos de uma mão. Na verdade conheço gente que não acaba mais, porém, nas horas de sufoco são os amigos de verdade que estão ao meu lado. Em todas as vezes que precisei, eles estavam lá, firmes, prontos a me estender a mão.
Já escrevi que muitas vezes há mais afinidade com um amigo distante do que com alguém com o qual convivemos diariamente. Um amigo de verdade não mede distância, não pensa duas vezes para ajudar, é solidário, sabe escutar, aconselhar, ser leal e ficar ao seu lado em qualquer circunstância da vida. Pode ser a situação mais inusitada, a mais complicada, a mais dolorida. Nestas horas, só mesmo um ombro amigo... Acho até que a gente sobrevive ao fim de um relacionamento, de um namoro, de uma paixão. Mas perder uma boa amizade é tão triste. Amigos verdadeiros são sagrados e têm que estar acima das fofocas e da inveja.
Com a maturidade aprendemos a respeitar a maneira da outra pessoa ser, principalmente quando esta pessoa é muito amiga. Porque cada amigo é diferente. Tem os mais geniosos, os donos da verdade, aquele que está sempre no baixo astral e aquela que tem a vocação para a felicidade. Mas não faz diferença o tipo de um e de outro. O bom amigo fica ao seu lado nos momentos de sucesso e de fracasso. Deve-se aceitar um amigo do jeitinho que ele é. E se isto não for possível, melhor afastar-se de vez, ao invés de sair falando mal daquele que sempre esteve de prontidão para ajudá-lo.
Coisa boa é ter alguém para aconselhar. E tem aquele amigo que com certeza já passou por uma experiência parecida com a sua, tem sempre um monte de histórias para contar. E quando começa a falar, parece que tudo vai clareando, o vazio da alma vai sendo preenchido, as palavras vão servindo como acalanto.
Em relação a amizade, a gente não deve dar ouvidos a fofocas. Eu afirmo isso porque já dei ouvidos uma vez e quase perdi uma boa amizade. Também não sede entrar no jogo de leva e trás. Respeitar a intimidade de um amigo também está no meu manual de boa amizade. A gente deve falar e escutar quando somos solicitados. E o que eu acho mais importante. Amigo deve ser franco, sempre. Mesmo que a sinceridade doa. E nunca, nunca mesmo revelar uma confidência. Disso eu entendo.
Foto divulgaçãoMarco Antonio Laffranchi assume o cargo de Chanceler, na foto com o doutor Oscar Alves, que assume a reitoria da Unopar
Unopar 2000
No dia 1º de fevereiro, às 19h30, no Auditório Alcides Bueno, estarão tomando posse os novos reitores e pró-reitores da Unopar (Universidade Norte do Paraná). As mudanças no quadro administrativo da Universidade têm como compromisso a modernização da instituição. O professor Marco Antonio Laffranchi assume o cargo de Chanceler e a professora Elisabeth Bueno Laffranchi será a Vice-Chanceler, fortalecendo e dinamizando os recursos da Instituição e cuidando da sua parte administrativa e financeira. Dando continuidade ao trabalho do Reitor Marco Antonio Laffranchi, assume a Reitoria o Doutor Oscar Alves, que tem larga experiência e qualificação, já tendo sido Reitor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Secretário de Saúde do Paraná e Deputado Federal. O seu trabalho é reconhecido como de grande valor na comunidade. Para o cargo de Vice-Reitor, foi convidado o Doutor Darcy Closs, ex-diretor executivo da Funadesp (Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular), em Brasília, para dar sua contribuição nessa nova fase da UNOPAR. O professor Darcy Closs atuou como Pró-Reitor de pesquisa e pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, foi diretor geral da Capes - órgão do governo federal responsável pela política de pós-graduação e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A Pró-Reitoria Acadêmica continuará tendo à frente a professora Maria Aparecida Sambatti Pieralisi, também permanece no cargo de Pró-Reitor Administrativo o professor Paulo Olider Chiararia. O campus de Arapongas terá a professora Wilma Jandre Melo como Pró-Reitora. A professora Vera Perez é a nova assessora do Chanceler Marco Antonio Laffranchi e Aparecida Theodora Gozo vai assumir a coordenação geral dos cursos graduação no campus de Londrina. Maria Lucy Granado será a prefeita do campus de Londrina.