Imagem ilustrativa da imagem CONEXÃO PÉ-VERMELHO - Adriana De Cunto
| Foto: Diego Singh
ITALIANÍSSIMO
Délio Canabrava (foto) já pode considerar a sua Cantina do Délio como um restaurante italianíssimo. A Casa foi escolhida para receber a marca ''Ospitalità Italiana'', certificação feita pela Câmara Italiana e pelo Istituto Nazionale Richerce Turistiche da Itália. Trata-se de uma proposta para desenvolver e promover as tradições dos produtos agroalimentares italianos e valorizar a cultura gastronômica daquele país.
EXIGÊNCIAS

Para conseguir o certificado ''Ospitalità Italiana'', o restaurante tem que seguir dez exigências, entre elas, ter o menu escrito em língua italiana, oferecer uma carta de vinhos com no mínimo 20% de rótulos daquele país e usar nas receitas produtos originários da Itália. Somente quatro cidades brasileiras têm estabelecimentos certificados, Curitiba, Florianópolis, Blumenau e São Paulo. Na capital paranaense, são duas casas com a marca: Cantina do Délio e Villa Marcolini.


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| Foto: Diego Singh
CHEIRO DO SUL
Vem dos pequenos agricultores de Turvo (Centro-Sul), um dos ingredientes para uma nova linha de perfumes da Natura direcionada aos consumidores dos três Estados do Sul. O capim limão produzido no interior do Paraná compõe um dos óleos essenciais da nova linha Campos ao Sul, que tem fragrâncias para homens e mulheres. Outra planta típica da região, o mate, também é utilizada nos produtos, lançados em Curitiba pela perfumista da Natura Verônica Kato (foto)
EXPANSÃO

A Natura vai fincar o pé no Paraná com a inauguração, prevista para este ano, de um Centro de Distribuição em Curitiba. Este novo centro irá ajudar a empresa a promover uma redução de 25% das emissões de CO2 para cada pedido na distribuição. Para se entender o que é isso, basta considerar que a companhia entrega, a cada 21 dias, 950 mil caixas de produtos para mais de 1,2 milhão de consultoras no Brasil, América Latina e França. Além de produzir cerca 345 milhões de unidades de produtos, a Natura separa e entrega 16 milhões de caixas por ano.


WAITER, PLEASE

Ainda faltam três anos para a Copa do Mundo, mas donos de restaurantes de Curitiba estão preocupados em preparar seus funcionários para atender a freguesia estrangeira. Tanto que o Espaço Gourmet Escola de Gastronomia está lançando um curso de inglês específico para garçons, que serão realizados nos próprios estabelecimentos. O diretor da escola, o chef Marcio Silva, comenta que conhecer a língua será importante para quem deseja ir além de simplesmente receber os turistas. Aumentar o vocabulário ajudará aos garçons apresentarem sugestões de cardápio, bebidas e sobremesas, gerando mais negócios, vendas e gorjetas.


MIMOS

A empresa paranaense Realgem's, especializada na fabricação e comercialização de cosméticos para hotelaria, foi eleita, pela décima vez, como a marca de amenities mais conhecida do Brasil. O prêmio é promovido por uma revista específica de hotelaria. Com fábrica em Colombo (Região Metropolitana de Curitiba), ela é responsável por abastecer três mil hotéis de todo o País com shampoo, condicionador, loção hidratante, sabonete, óleos corporais, entre outros produtos. A Realgem's está iniciando o seu processo de internacionalização, começando por atender hotéis de Paraguai, Uruguai e Angola.