Historinhas do padre Chico

Conheci o padre Chico, um dos padres da Igreja Matriz e depois Catedral de Londrina, através do Dinho Gordo, o nosso Geraldo Julio, Rei Momo da cidade, que faleceu em 2001. Não sei se o padre Chico faleceu depois dele. Mas sei que o conheci no Caraclube, na Skol, onde o Dinho era relações públicas e o padre Chico era um dos maiores fãs da cerveja Skol...de garrafa. E do chope geladinho, que já saía no tambor.

•••

Um certo dia, morreu o sogro de um eleitor do Dinho Gordo (que foi vereador em Londrina) e um dos filhos pediu que que ele levasse o padre Chico para benzer o defunto. Lá foram os dois: padre Chico chegou, e já foi benzendo o sogro e também a sogra que estava viva, chorando, e abençoou a todos e disse para o Dinho: agora vamos embora que esse defunto tá com um perfume fedido que vai espantar até o capeta!

•••

No antigo Bosque central da cidade, que ainda não era dividido em dois, havia um viveiro onde estavam pássaros, duas tartarugas e uns dois ou três macaquinhos. Os danados dos bichos não podiam ver moças, mulheres, que já ficavam ouriçados, com o pipi batendo continência, revelando a sexualidade macaqueana. Isso acontecia quase todo domingo, quando havia maior presença de pessoas ao redor dos viveiros, dando amendoins para os bichos. Até que uma freira de colégio próximo reclamou para o padre Chico, pedindo providências. Ele foi claro na resposta: Irmã, melhor ver as artes dos macaquinhos, do que ver as do padre...Reze um terço e estará perdoada...

•••

A Londrina dos anos 60 e 70 gostava de promover suas barracas festivas, ao ar livre, sempre em benefício de alguma instituição. Um das mais entusiasmadas era a sempre charmosa Dircélia Lopes Busse, sobrinha do empresário e deputado Hermes Macedo. Entre as atrações havia a barraca do Clube da Lady, fundado por Dircélia, e que tinha em Hildinha Hey seu braço direito. Uns amigos convidaram o padre Chico para a barraca. (Ele já deveria estar na segunda Brahma da Skol, brincaram). Quando uma das atendentes viu o padre, foi dizendo: Que bom, padre Chico veio comer cuscuz? Resposta dele: Não, vim comer com as mãos mesmo... O pessoal todo teve um ataque de riso! Padre Chico, que Deus o tenha!

Imagem ilustrativa da imagem Campeão nas três fronteiras
| Foto: Divulgação
Camargo no HV
O festejado apresentador do SBT local, Carlos Camargo, líder de audiência em seu horário na TV local, visitou o Hospital Veterinário da Unifil, a convite da dinâmica coordenadora, professora Mariana Cosenza, que mostrou a ele todo o trabalho realizado pela equipe com os cães, gatos, grandes animais, aves e silvestres, que para lá são levados. Camargo disse que gostou muito do que viu, elogiou a estrutura e qualidade do serviço prestado pelos professores, alunos e profissionais que atuam no HV da Unifil. O hospital é referência regional no atendimento clínico e cirúrgico, com equipamentos modernos e toda tecnologia para a prática dos estudantes do curso de medicina veterinária. Na foto, Camargo com a arara que foi muito simpática, disse ele.
Imagem ilustrativa da imagem Campeão nas três fronteiras
| Foto: Shutterstock
Muito sol e falta de chuva prejudicando a soja no PR
Os produtores de soja no Paraná, no Mato Grosso do Sul e no Mato Grosso estão preocupados com a falta de chuva e o sol causticante que judia das plantações. Isto significa que a produção poderá cair em média de 15% na maioria das propriedades estaduais, e um pouco mais (20%) em algumas regiões, entre os sojicultores paranaenses, disse-nos o produtor Ivo Vicentini. Como se sabe, o Mato Grosso é o maior produtor de soja do país e o Paraná é o segundo maior produtor nacional. Mas ainda é cedo para se calcular qualquer prejuízo, mesmo porque é preciso que se calcule a produção e depois os resultados. Mas a torcida é de fato para que chova mais. Foi o que nos disse Moacir Sgarioni, diretor administrativo-tesoureiro da Sociedade Rural do Paraná. No Sindicato Rural de Londrina, o presidente Narciso Pissinati está atento e sempre em contato com os produtores de soja para saber da situação atual.



• Eloana Geraldi, que tem familiares em Londrina, vai se casar dia 11 de maio, como italiano Andréa Mastro Rosa em Verona, a cidade de Romeu e Julieta. Será um belo casamento e o médico Luiz Carlos Miguita, amigo da família, está entre os convidados.

• A rede Raia-Drogasil de farmácias desistiu de ter uma bandeira de remédios populares. Pensa ema investir mais em produtos importados.

Imagem ilustrativa da imagem Campeão nas três fronteiras
| Foto: Divulgação
Cabo Cruz e a barragem
O vereador Roberto Cruz Mendes, de Campo Mourão, mais conhecido como Cabo Cruz, que é do PSL, protocolou na Câmara Municipal requerimento solicitando informações sobre as condições da barragem na região de Campo Mourão. O documento, que deverá ser aprovado, será enviado ao diretor presidente da empresa. "Não queremos tragédias no Paraná , como os de Mariana e Brumadinho." Cabo Cruz quer saber as reais condições da barragem no município onde mora, pois a população merece todo o respeito. Além disso, o governo federal está publicando resolução determinando a inspeção em todas as barragens vulneráveis do país. Não sabia que há alguma barragem em Campo Mourão.



• Vou ter que elogiar novamente a TV Record: esse ator que faz o personagem Jesus, na novela do mesmo nome, tem sido elogiado. Pessoas que ouvimos acham que ele faz um Jesus muito convincente "e tem o charme de um santo e uma ótima presença plástica no vídeo" disse uma senhora. Mas tenho também que dizer que os roteiristas revelaram que Maria teve mais filhos, mas não revelaram o pai, ou os pais, pois todos nasceram após a morte de José. E isso tem merecido críticas dos católicos.

• A novela mostra um Pôncio Pilatos que ouve sua mulher, que dá duro na filha, mas depois amolece. Já o verdadeiro Pôncio Pilatos foi cruel de verdade. Mandou crucificar muitos homens e mulheres. Teve fim triste pois voltou a morar em Roma, foi abandonado pela mulher, e morreu mordido por um cachorro louco, contou o escritor Flavius Quintinus!

•"No Brasil todos fazem milagre, não é só o João, que deixou de ser de Deus...É que lá o brasileiro comum consegue sobreviver com salário mínimo de menos de mil reais!" Foi o que disse um amigo do londrinense Artur Nunes, que mora em Miami, em uma roda que comia "pollo" apimentado, em um restaurante típico do bairro cubano.

Imagem ilustrativa da imagem Campeão nas três fronteiras
| Foto: Matt Dunham/AFP
Ela está mandando muito no marido
O príncipe William está brabo com seu irmão Harry, porque ele obedeceu ao pedido de Meghan, a esposa, que não foi junto com os demais familiares para caçar, no badalado evento anual de sua família. Se o irmão está brabo, imaginem a avó , a rainha Elizabeth! Se o príncipe Harry está largando de seus costumes, atendendo a solicitações da esposa, imaginem os demais maridos...,comentou um colunista do tabloide inglês "The Guardian", em tom de brincadeira. Um leitor enviou e-mail, afirmando que "como pode um príncipe inglês ser agora um pau mandado..." Harry teria sido também repreendido pela esposa Meghan, porque tomou alguns copos de cerveja com amigos, antes do almoço de domingo último. Não vai demorar muito para o assunto estar no Parlamento britânico. Vai começar como "gossips". O colunista Sadi Safadi (nome fictício de João Rímoli, o redator responsável) escreveu certa vez, em uma de suas primeiras colunas Sociedade, na FOLHA, o seguinte: "O homem se casa torcendo para a que mulher nunca mude, que seja sempre como quando ele a pediu para ficar noivos, mas ela muda; a mulher se casa, torcendo para o que o homem mude, e ele parece que continua o mesmo e às vezes piora, dizem elas" O Marquês de Araçoiaba, Wilson Silva, escreveu, nos anos 60: "A última palavra lá em casa é a minha: sim senhora!"



Aniversariando

A pecuarista Regina Marchesi comemorou aniversário dia 29 último. Ontem, foi a vez de Stael Fernanda Janene apagar velinhas, ao lado dos filhos e do marido. Ontem aniversariaram Pedro Paulo de Alencar e Flávio Meneghetti, ambos empresários. Hoje, dia 2 de fevereiro, os abraços serão para Nelsinho Silva Brandão, filho de Nelson Rossi Brandão e neto do saudoso Nelson Brandão, que foi diretor da Sociedade Rural e secretário estadual de Agricultura do Paraná.

Imagem ilustrativa da imagem Campeão nas três fronteiras
| Foto: Divulgação
Campeão nas três fronteiras
O agropecuarista Henrique Barros começa bem a temporada de 2019. No último fim de semana, ganhou a Copa Sferrier Tríplice Fronteira M3, que teve a participação de 23 golfistas brasileiros, 23 argentinos e 23 paraguaios. O torneio aconteceu em Foz do Iguaçu e a vitória ficou com o Brasil, através do londrinense Henrique Barros. "E o ano só está começando...", brincou o campeão da disputa entre experientes jogadores de golfe das três fronteiras.
Imagem ilustrativa da imagem Campeão nas três fronteiras
O Open de Golfe do Royal Golf será o próximo evento no ótimo campo do elegante condomínio. Deverá ser realizado nos dias 8, 9 e 10 de fevereiro e espera-se a participação de golfistas de várias cidades paranaenses. E também de golfistas do interior paulista e de Santa Catarina.