Imagem ilustrativa da imagem As cidades e seus cúmplices
| Foto: Divulgação
Convenção no Panamá
As tecnologias inovadoras, as tendências na educação, as modernas práticas pedagógicas, o futuro do ensino superior e o impacto da inteligência artificial no processo de aprendizado, foram alguns dos temas debatidos na convenção internacional da Rede Ilumno, no Panamá, com representantes e dezenas de universidades dos Estados Unidos e da América Latina. Entre elas, a UniFil, com sua delegação formada por Jaqueline Teófilo, Andrea Vilela, Paula Mazuco e o chanceler Osni Ferreira, na foto com Davino Pontual, diretor geral de Alianças Ilumno Brasil. A UniFil está antenada aos rumos da educação no ambiente internacional, antecipando novidades que asseguram qualidade de ensino e os melhores conceitos do Ministério da Educação.



Disse Beuve-Méry, fundador do histórico e famoso jornal francês Le Monde: "Missão do jornalista é tentar saber e dizer o máximo que puder." O Le Monde surgiu em 1944, ainda durante a Segunda Guerra Mundial e sob o incentivo do general Charles De Gaulle, que jamais tentou interferir na linha editorialista do jornal.

Oktoberfest adiada

A Oktoberfest de Rolândia deste ano foi cancelada. Fica para o próximo ano, no mesmo mês de outubro, informou o empresário Marco Giustino

Domingo, no Mercado Shangri-lá, dia de degustação de assados e embutidos de Milton Furuta, que tirou uns dias de férias, mas sua equipe estará a postos, com as atenções de sempre aos frequentadores do local.

Estão aniversariando neste final de semana: Rômulo Cesário Pereira, Dorival Ricci, Renato Sebastião Ingracia, Nilton Roberto Soares Junior, José Eduardo de Carvalho Chaves e Norma Maria Gutierres.

Imagem ilustrativa da imagem As cidades e seus cúmplices
| Foto: Carmelindo Dias/Divulgação
Em evento no Iate Clube de Londrina, as contagiantes presenças de Renata Nunes, Fernanda Sena, Deise Ferro, Marta Rocha e Andréia Vicensi. Em grande confraternização com amigos que lá encontraram



Primavera chegando e as rosas não falam

E nem precisam falar! A folhinha marca o dia certinho: este 22 de setembro, para que a Primavera chegue alegrando o pessoal que sofreu com o inverno que se foi, ou que se vai. O Dia da Árvore veio junto, em mais uma festa na natureza. Mas "as rosas não falam" e nem precisam, porque como compôs Cartola: "mas elas simplesmente exalam o perfume que roubam de ti..." Cartola, apaixonado pela mulher, dona Zica, fez esse samba, quase canção, um hino ao amor, em homenagem a ela, quando os dois olhavam as rosas do jardim de sua singela moradia e ela disse: "elas só faltam falar..."

Primavera, a estação das flores, onde tudo não são flores, pois, trata-se de uma estação, de um tempo da vida, onde, como disse Albert Einstein: "o homem é feito de carne e osso, mas ele precisa viver como se fosse de ferro..." Se mais do que nunca é preciso viver e cantar, vamos viver e saudar as flores.

O lírio significa a pureza, como louvou Jesus, no seu fantástico Sermão da Montanha, que eu deveria ter em um quadro na minha casa. Ganhei um da ONU ou da OEA, não me lembro bem, mas não sei onde foi parar...

Sobre o tempo de Jesus na Terra, outra flor sempre lembrada é a do maracujá.

O ipê amarelo é uma árvore símbolo do Brasil, porque ela existe em quantidade e é mais lembrada que o pau-brasil, que o pessoal levou embora. Dizem que há duas árvores de pau-brasil no centro de Londrina. Em uma serraria vi um pedaço, e parecia com a cor do cedro.

Os portugueses se lembram sempre do cravo vermelho, que foi a flor símbolo da revolta contra Salazar, o ditador lusitano. Ou estou enganado?

A camélia era a flor favorita da Princesa Isabel, que proclamou a libertação dos escravos africanos no Brasil. Na campanha, quem do lado dela estava, usava uma camélia na lapela ou no cabelo.

Holambra, no interior paulsita, produz 40% das flores vendidas no Brasil. O nome do município é uma sigla formada pelas iniciais da Holanda, da América e do Brasil.

Mas há uma flor, me disse Odair Chiquetto, dedicado pesquisador de curiosidades, que dura apenas um dia ou uma noite. Chama-se "Flor da Lua". Ela nasce à tarde, floresce durante a noite e antes do sol sair, ela morre...
É tão misteriosa, que uma inglesa rica, de nome Margareth Nee, quando iria completar 78 anos, pediu para vir ao Brasil para, como presente de aniversário, tentar ver a "Flor da Lua", na Mata Atlântica. E viu, numa noite de Lua Nova, e retornou feliz para a Inglaterra!

Dia do Radialista

A folhinha marcou nesta sexta (21) a comemoração do "Dia do Radialista". Uma data que foi escolhida há anos, em homenagem a Henriques Foréis Domingues, mais conhecido pelo apelido de "Almirante". Foi ele quem, em seu programa de auditório, pela Rádio Tupi, lançou o concurso para que fizessem a tradução da música "Happy Birthday to you", que eram quatro versos repetidos de "Parabéns a você", para festejar os aniversários. Foi composto por duas professoras norte-americanas. n n E foi então que a brasileira Berta Celeste, 40 anos, natural da cidade de Pindamonhangaba (terra do Ciro Gomes e do Geraldo Alckmin), que até hoje é fabricante de alguns dos melhores anzóis para pesca do país, ganhou o concurso, em decisão do júri convocado por Almirante. Berta morreu em 1999, aos 97 anos de idade. Ela traduziu e melhorou os versos do "Parabéns a você".

Nos Estados Unidos "o parabéns a você" considerado o melhor cantado, mais sensual, e que ficou mais famoso, foi o que a atriz Marilyn Monroe entoou para o presidente John Kennedy, sob os aplausos do público que lotou o famoso ginásio de esportes Madison Squaree Garden, em Nova York. n n Disseram depois que a comemoração acabou no Waldorf Astoria, no seu melhor restaurante, no tim-tim de taças do champanhe Don Perignon. Perfume Chanell número 5, que a atriz usava, foi o mais vendido naquela semana e mês, no mundo todo.

História de Ari Barroso

E foi em uma das minhas três idas ao Jornal do Brasil, no Rio, para visitar dois amigos, um deles o editorialista Emilio Zola, que era de Curitiba, que fiquei sabendo da historinha do radialista Ari Barroso, o mais famoso narrador esportivo de sua época. Era uma tarde de FLA-FLU no Maracanã. Na Rádio Tupi, Ari dava eco no Maraca.
Veio um lance duvidoso, e Ari chamou o repórter Isack Zuckman, que estreava. Ari pediu detalhes, porque achava que o juiz poderia estar prejudicando seu Mengo. n n E Ari: Alô Isack! E Zuckman, meio nervoso, pois estreava, meio atrapalhado, respondeu: - Alô, quem fala? Após o jogo, o repórter procurou Ari Barroso para desculpar-se: - Seu Ari, eu me confundi. É a primeira vez que falo atrás da meta. - A primeira e última, meu filho! - respondeu o narrador. Isack já estava desempregado, quando o Fla-Flu terminou...

As cidades e seus cúmplices
Está marcado para o próximo dia 24, segunda-feira vindoura, às 19 horas, na Central da Plaenge, na avenida Madre Leônia Milito, o lançamento do livro de crônicas "As cidades e seus cúmplices", de autoria do jornalista, escritor Nilson Monteiro, que é da Academia Paranaense de Letras. O livro foi editado pela Banquinho Publicações e trata-se de "um passeio" pela cidade onde ele nasceu, Presidente Bernardes (SP), e outras onde viveu e trabalhou e especificamente por Londrina, para onde veio aos 13 anos e se "apaixonou por aquela balzaquiana", como confessa Nilson Monteiro. "Ele escreve e as palavras parecem não dar conta do que se tem para descrever tamanha é a emoção", comenta o escritor Marco Cremasco, escritor e professor da Unicamp, que apresenta a obra. Londrina é a personagem principal do livro, de acordo com Cremasco, e nela destaca-se a Folha de Londrina, jornal onde o autor trabalhou por vários anos. Este é o 13º livro de Monteiro, que foi lançado em Curitiba e deverá ter outros eventos, até o final do ano, como o daqui, dia 24, e depois em Ponta Grossa, Maringá e em Presidente Bernardes. (As fotos são do lançamento do livro em Curitiba).
Imagem ilustrativa da imagem As cidades e seus cúmplices
Gláucio Geara, presidente da Associação Comercial do Paraná, prestigiou o evento de Nilson Monteiro
Imagem ilustrativa da imagem As cidades e seus cúmplices
| Foto: Fotos: Divulgação
Lia, a neta querida do jornalista escritor, foi abraçar o avô
Imagem ilustrativa da imagem As cidades e seus cúmplices
Marcela Queiroz, londrinense, com Genésio, seu namorado
Imagem ilustrativa da imagem As cidades e seus cúmplices
A atriz Ingrid Pozza disse a Nilson Monteiro que ele é sempre sucesso



Maruan Caldarelli, da Caldarelli Veículos (com três lojas em Londrina, que trabalham com seminovos) é ótimo ao violão e também canta bem. Já se apresentou em evento do Movimento de Schoenstatt sob aplausos gerais.

A cantora Paula Toller apresenta-se com sua banda, neste sábado 22, no Teatro Marista. Ela está em carreira solo. O ingresso custa de R$ 100 em diante, dependendo do setor.

mockup