A sensação de Karina Barum ao gravar a novela ''A Padroeira'' é de recomeço. Apesar de já fazer novelas desde 1994, quando atuou na inexpressiva ''74.5 - Uma Onda no Ar'', da extinta Manchete, ela tem a nítida impressão que está estreando na profissão sempre que inicia um novo trabalho. E não é para menos. A carreira desta gaúcha de 30 anos é uma instabilidade só. Embora tenha feito razoável sucesso como a Shirley de ''Torre de Babel'', Karina não teve o contrato renovado pela Globo. Por sorte, foi logo convidada pela Record para interpretar a Letícia em ''Louca Paixão''. Mais uma vez, o fantasma do desemprego bateu à porta da moça quando o contrato expirou. Agora, ela está de volta à Globo como a enigmática Tiburcina da novela das seis. ''Não me arrependo de ter saído da Globo. Naquele momento, não podia me dar ao luxo de tirar férias. Nem sempre a gente faz o que quer'', analisa.
Na trama de Walcyr Carrasco, Karina interpreta uma jovem arredia e misteriosa, quase ''um bichinho-do-mato''. Filha de um nobre com uma índia, Tiburcina foi abandonada pelos pais ainda pequena e criada pela feiticeira Úrsula, personagem de Yoná Magalhães, numa casa na floresta. Já adulta, aprendeu a conviver com os olhares de soslaio dos habitantes de Guaratinguetá. ''Ela cresceu no mato e, desde cedo, teve de se virar para sobreviver. Ela é quase um menino de rua'', compara a atriz. Tiburcina é mais uma personagem proscrita e marginalizada na carreira de Karina Barum. Em ''Torre de Babel'', Shirley vivia reclusa no ferro-velho da família por causa de uma deficiência física: a personagem mancava da perna. Já em ''Louca Paixão'', Letícia cumpria pena em regime semi-aberto por um crime que não cometeu. ''Cada trabalho sempre oferece novos desafios. Quero papéis bacanas para empolgar não só a mim, mas ao público também'', garante.
A empolgação da atriz, porém, foi logo abalada pelo anúncio de cortes na novela. A baixa audiência inspirou o novo diretor de ''A Padroeira'', Roberto Talma, a ceifar dez dos 32 personagens da trama. A notícia logo tirou o sono de Karina, que não sabia se o seu nome estava na lista dos degredados. ''Novela é um capítulo atrás do outro. Você nunca sabe o que pode acontecer...'', garante. Poucos capítulos depois e novos rumores voltaram a sobressaltar a atriz. Desta vez, ela ficou apreensiva ao saber que Yoná Magalhães também estava se despedindo da novela mais cedo que o esperado. ''Na mesma hora, telefonei para a Yoná e falei que ela não podia me abandonar. A saída dela mexeu muito comigo'', confessa.
Com a saída de Úrsula da novela, Tiburcina vai se aliar ao poeta Manoel, interpretado por Otávio Augusto, para tentar localizar o mapa do tesouro. Apesar de satisfeita com os novos rumos da personagem, Karina não disfarça a tristeza ao falar do afastamento, por motivos de saúde, do diretor Walter Avancini. Foi ele quem convidou a atriz para trabalhar em ''A Padroeira''. Mas, na tentativa de parecer cortês com o novo diretor, Karina se apressa em dizer que Talma não fica nada a dever a Avancini em perfeccionismo e dedicação. ''Ele explica para o ator o que quer da cena e, em seguida, o deixa à vontade para fazer o que bem quiser. Ele só intervém quando vê algo errado'', ressalta.
Foi justamente nos bastidores de ''A Padroeira'' que Karina Barum teve a oportunidade de rever um velho amigo: o ator Maurício Mattar. Os dois fizeram par romântico em ''Louca Paixão'', da Record, em 1999. ''Você por aqui? Que surpresa boa...'', brincaram os dois, quase em uníssono. Assim que terminou de gravar a novela, Karina ficou à mercê de novas propostas de trabalho. Enquanto isso não acontecia, resolveu ajudar o marido, o diretor Luciano Luz, a montar um restaurante em São Paulo. Embora não se considere uma exímia ''mestre-cuca'', Karina adora dar uns palpites no cardápio do Maria Santa, que inclui desde a trivial comida caseira até a requintada cozinha francesa. ''Pessoalmente, não sei cozinhar nada. Não frito nem ovo'', exagera, com uma gostosa gargalhada. Para a atual boa fase da atriz ficar ainda melhor, Karina só falta receber o tão sonhado convite da Globo para pôr fim à instabilidade profissional e virar contratada o mais rápido possível. ''Quero desenvolver um bom trabalho na emissora. Sei que tenho potencial para isso'', frisa.