Curitiba - Começar a carreira de modelo pelas mãos do homem que descobriu Gisele Bundchen pode parecer fácil. Afinal, ele já conhece os caminhos e as pessoas certas para alavancar a vida profissional nas passarelas. Mas não é bem assim. Segundo o caça-talentos Dilson Stein, é necessário muita atitude para se chegar aonde a uber model brasileira está hoje.
Entre as muitas candidatas brasileiras ao posto de top model, uma curitibana de 13 anos já está na fila. A nova descoberta de Stein é Tayana Cantú, que morou a vida toda no bairro Vista Alegre, na capital paranaense. No ano passado, a jovem participou de uma seleção feita pelo empresário. Assim que viu Tayana, Stein soube que ela teria chances de uma carreira internacional, afinal, seus olhos estão treinados. Além de Gisele, ele descobriu outras modelos que hoje fazem sucesso aqui e no exterior, como Alessandra Ambrósio, Carol Trentini, Isadora Di Domenico, Luize Altenhofen e Aline Zanella, além de Thiago Gass, que ganhou os holofotes no difícil mercado fashion masculino.
Recentemente, Tayana mudou-se com a mãe para São Paulo, onde começará a realizar trabalhos pontuais para se tornar conhecida no mundo fashion, agenciada por duas empresas. A jovem já está cotada para passar uma temporada na Ásia, desfilando para grifes internacionais, até atingir idade suficiente para entrar nos mercados europeu e norte-americano.
Tayana mal entrou na adolescência e assume responsabilidades de gente grande. Uma delas é cuidar do peso. Ela revela não fazer parte do time de modelos que comem de tudo sem engordar. Por isso, segue um cardápio regular e procura se exercitar sempre. E segue com atenção os conselhos dos pais. Uma das recomendações é não parar de estudar. Por isso, antes mesmo de viajar já estava matriculada em um colégio na capital paulista.
No futuro, um dos sonhos da jovem é desfilar para a Gucci. As roupas e acessórios da marca italiana fazem a cabeça de Tayana. Também quer participar do casting de um dos desfiles mais famosos do mundo, o da Victoria's Secrets. Uma vez por ano, a marca de lingeries dos Estados Unidos contrata as principais modelos mundiais para um evento com ares cinematográficos, transmitido para diversas partes do mundo.
Até lá, o caminho é longo. Mas a bela curitibana de olhos azuis parece estar pronta para encarar os desafios da carreira. ''Para entrar nesse mercado, é necessário encarar o trabalho de modelo como um negócio, uma profissão'', alerta Stein.
Tayana demorou um pouco para conseguir convencer o pai, empresário do ramo de transportes, a deixá-la seguir na carreira. Depois de alguma insistência, a jovem hoje tem o apoio de toda a família.
''Por mais que existam modelos de outras partes do Brasil, que também fazem sucesso, o Sul é o celeiro das mulheres bonitas. Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul sempre revelam tops para o circuito internacional'', argumenta Stein.
As formas longilíneas e o belo rosto de Tayana têm todos os requisitos para entrar nas passarelas, estampar capas de revistas e campanhas publicitárias no futuro. É acreditar para ver.

mockup