Antônio, que era Fernando
Filho da família real portuguesa das Astúrias, nasceu como Fernando de Bulhões y Taveira de Azevedo, mas tornou-se Antônio Olivares na Ordem dos Capuchinhos. Chamado confidencialmente por São Francisco de Assis de Meu Bispo, Antônio era um estudioso das Sagradas Escrituras, unindo à cultura teológica a filosofia e a ciência.
Viveu na obscuridade, como cozinheiro, até seus superiores reconhecerem seu dom extraordinário de pregador. Depois de peregrinar pela Europa, fixou moradia no convento de Arcella, em Pádua, na Itália, onde sua pregação atingiu o auge, caracterizando-se por conteúdos sociais.
Doente, morreu com 36 anos. Chamado de Voz de Ouro pela capacidade de pregar a palavra de Deus, tem sua língua guardada em meio a lírios brancos, símbolo de sua pureza, num relicário em Pádua, na Itália.
Conta a lenda que Santo Antonio não media esforços para realizar o casamento de jovens apaixonados. Como na época era necessário um dote, quando havia algum problema, ele intercedia junto aos pais dos noivos, negociava. Se preciso, até ajudava a arrecadar dinheiro para completar o valor exigido. Por isso caiu nas boas graças das moças casadoiras, que até hoje recorrem a ele para buscar um amor.





