Tripé 1
Nunca se fez tanto cinema no Paraná como agora. Quem afirma é o cineasta e produtor do filme ‘‘Onde os Poetas Morrem’’, Werner Schumann. O paranaense que mora em Nova York já encerrou as filmagens de seu longa-metragem totalmente produzido aqui.
Fora esse filme que Schumann montou com seu irmão Willy, existem mais 22 em fase de produção no Estado. Fantástico.
Outra coisa: bem antes de começarem a campanha de divulgação de seu longa, os irmãos já comemoram o sucesso de visitas à sua página na Internet. De dois meses para cá, já navegaram mais de duas mil pessoas. Uma prova de que o cinema está em grande fase.
Tripé 2
A 16ª edição do maior festival de cinema da América Latina, a 16ª edição do Festival Internacional de Cine de Mar del Plata começa hoje e vai até 17 de março.
Na competição pelo Umbú de Ouro para o melhor longa-metragem, concorrem 18 filmes, entre eles o brasileiro Buffo e Spalanzani, de Flávio R.Tambellini, baseado no livro de Rubem Fonseca.
Regalo
O escritor americano Paul Auster é uma espécie de Woody Allen das letras. Seu livro mais conhecido é ‘‘Trilogia de Nova York’’, três noveletas policiais onde o autor abusa da metalinguagem.
No Brasil, Paul está sendo relançado com força total. ‘‘Leviat㒒 volta às prateleiras com cara nova pela Companhia das Letras.
Auster também tem grandes passagens pelo cinema. É dele o roteiro de ‘‘Cortina de Fumaça’’, um filme maravilhoso protagonizado por Harvey Keitel.
Moda on-line
A Universidade Virtual Brasileira (UVB) acaba de lançar sete cursos on line. Todos eles são para gente de moda, comunicação e artes plásticas. A idéia é promover um up grade nos conhecimentos. Além dos cursos de extensão, capacitação e aperfeiçoamento, de curta duração (máximo de 45h), a UVB também está oferecendo um curso de pós-graduação em moda e comunicação.
As inscrições podem ser feitas via Internet, através do site www.uvb.br.
Champanhe
A empresária Fabíola Ferraz recebe as clientes mais assíduas da sua loja Cori no Shopping Mueller durante a tarde de hoje. Mesmo ainda não estando com o lançamento da coleção com data marcada (alguns contêineres de roupas da grife ficaram bloqueados no porto de Santos), Fabíola faz uma homenagem às mulheres pelo seu dia.
Delete
A bíblia da moda internacional Vogue está considerando totalmente fora de moda usar saias-calças. Nas publicações espanholas da revista, as editoras ditam como ‘‘tipo de roupa que não se deve usar nem para destacar-se na multidão’’.
Inclua
Uma nova tendência começa a surgir entre as mais modernas jovens européias. Acreditem se quiserem, os laços na cabeça estão voltando com força total. É apostar para ver se essa moda pega pelo lado de cá do Atlântico.
Correção
Na nota ‘‘Cofrinho’’, publicada ontem nesta coluna, aparecia um texto após a frase bilheteria na certa, erradamente. O texto correto é:
Antônio Fagundes chega a Curitiba semana que vem. O galã apresenta a peça ‘‘Últimas Luas’’, no Guairão. Fagundes contracena com Cássia Kiss e Leonardo Brício, sua mulher e seu filho na novela ‘‘Porto dos Milagres’’. É bilheteria na certa.

Difamação