Agora falar de vinhos
Agora falar de vinhos
Chico é expert em vinhos e tem uma adega respeitável, com algumas preciosidades, não de colecionador mas de conaisseur e degustador. Não os coleciona, os bebe... Aprecia falar de vinhos e vez ou outra arranja tempo para fazer palestras a respeito. Ele adquiriu o bom gosto pelo vinho por herança da família. O pai italiano e a mãe espanhola naturalmente bebiam vinho, e o ministravam aos filhos pequenos, em doses misturadas com água e açúcar. Depois, por haver morado na França, que é a Meca dos vinhedos e dos grandes vinhos.
E agora com licença das cirurgias por um momento algumas de suas palavras de sabedoria (com validade de receita médica) sobre a milenar bebida: O vinho é uma bebida socialmente importante, porque os destilados uísque por exemplo você bebe sozinho, às vezes em momento de depressão. Já o vinho não, você bebe numa refeição, rodeado de amigos, quando está somando alegrias. E profere uma frase de exaltação a esse nectar: O vinho realça o momento.
Beber vinho é salutar. Duas taças nas refeições, todos os dias, do tinto; ou três taças se for do branco. Suas substâncias antioxidantes, como os flavanóides, contribuem para aumentar o nível sanguíneo do HDL, o colesterol bom. O vinho é protetor do sistema cardiovascular e evita a arteriosclerose, diminuindo a incidência de infarto. Palavra de médico do coração.
E fala mais sobre vinhos: Ninguém fica alcoólatra com vinho. O vinho tem o aval de Jesus e estava à mesa, na Santa Ceia.
E entre um gole e outro, rodeado do carinho da mulher e dos filhos, diz que é palmeirense deve ser por herança cultural, porque os imigrantes italianos eram todos torcedores do ex-Palestra Itália gosta de pop rock (já tocou contrabaixo elétrico), lê jornais (foi revisor da Folha de São Paulo quando estudante), diz que vê pouco televisão, e filosofa: A riqueza de um indivíduo se mede por várias coisas, e a menor delas é o dinheiro, embora eu não seja contra ganhar dinheiro e ter dinheiro. A riqueza maior é a família, vem a seguir a profissão. A riqueza são os amigos.





