A diva que elas querem copiar
PUBLICAÇÃO
sábado, 05 de setembro de 2015
Karla Matida<br>Reportagem Local Reportagem Local 
Gisele Bündchen não sabe, mas acabou inspirando, de forma indireta, o nome de um dos blogs de beleza mais conceituados do Brasil, o Coisas de Diva. "Ela (Gisele) fazia uma propaganda que dizia 'somos todas diva' e virou uma brincadeira entre as amigas", conta a designer curitibana Sabrina Olivetti. Às vésperas de completar oito anos, o blog foi um dos pioneiros no País com as resenhas de produtos. "Eram mais as meninas estrangeiras que faziam", diz Sabrina.
Entre as amigas, a ideia de fazer um blog era sempre comentada, mas não virava realidade. "Até que um dia eu cheguei em casa, criei o blog no Wordpress e mandei e-mails para todas as minhas amigas dizendo que elas poderiam escrever à vontade." A jornalista Marina Fabri não só aceitou o convite como convocou a amiga de faculdade Thais Marques para a novidade. E são as três que dão a cara e o conteúdo para o CDD, que no ano passado entrou para o seleto ranking do Signature9, que lista os 99 blogs de moda e beleza mais influentes do mundo.
Com dois milhões de visualizações por mês, o blog hoje é o trabalho do trio. Sabrina foi a primeira a deixar o emprego e a carteira assinada para se dedicar totalmente ao CDD, três anos atrás. Marina, que hoje estuda em Paris, e Thais seguiram o exemplo há cerca de um ano. "A gente nunca pensou que ganharia dinheiro com o blog, que ele seria nosso trabalho. Nunca foi nossa intenção, mas foi acontecendo."
Abrir empresa e trocar de servidor para um que desse conta do número generoso de acessos foram apenas algumas das adaptações ao longo dos últimos anos. A timidez do trio também passou por mudanças. "A gente tinha muito medo da exposição. Nós três somos muito, muito tímidas", lembra Sabrina. Tanto que nos primeiros posts elas mostravam apenas detalhes, como a boca ou os olhos. Mais uma vez, foi a designer que puxou a fila e apareceu por inteiro.
"Percebi que não adiantava a gente mostrar só o batom na boca, as pessoas queriam ver como ficava no rosto inteiro", explica. "A Marina e a Thaís demoraram um pouco mais para perder a vergonha, como está acontecendo agora com os vídeos", completa Sabrina, sobre o canal do blog no YouTube.
Apesar de ser feito em Curitiba (e agora também em Paris, com o conteúdo de Marina), o Coisas de Diva, segundo Sabrina, tem em São Paulo seu maior público, seguido do Rio Grande do Sul. O Paraná fica em terceiro entre os acessos.
"Somos sócias, não tem uma chefe", avisa Sabrina. "O que decidimos desde o começo é que faríamos dois posts novos por dia", lembra a designer. A questão da credibilidade também é muito importante para o trio. Mesmo quando recebem produtos das marcas, as três ficam bem à vontade para dizer se gostaram ou não do que usaram.
"Não pensávamos em ter anúncio, mas a primeira proposta foi muito boa", lembra Sabrina, que foi assinar o primeiro contrato com anunciante quando o blog já tinha cerca de quatro anos. "Durante muito tempo a gente comprava todos os produtos e daí começamos a receber os produtos das assessorias. Mas para nós não faz diferença, falamos sem medo mostrando o lado positivo e o negativo", afirma. "Umas duas ou três assessorias não gostaram muito no começo e cortaram relações, mas depois de um tempo voltaram."
E por falar em tempo, Sabrina alerta as meninas que querem seguir seus passos. "São quatro, cinco anos só investindo, leva tempo. Fico com medo de quem acha que vai ganhar dinheiro rápido porque pode se frustrar. Hoje em dia tem muitos blogs, é muito difícil se diferenciar." Ela acredita em dois fatores para o sucesso do CDD: "tivemos a sorte de começar quando não tinha muito blog e também por outro lado a gente sempre cuidou para ter um conteúdo muito bom. As meninas sendo jornalistas cuidam para ter o português certinho".
Se para uma pessoa tímida já é difícil se expor, imagina quando ela passa a receber críticas negativas dos chamados haters da internet. "No começo eu chorava muito, ficava triste, chateada. Mas com o passar do tempo criei um tipo de escudo. Com tantos acessos, ter um comentário ruim em, por exemplo, 200 bons, não é nada", ensina Sabrina. Uma das principais bandeiras do blog é o conceito seja como você é, "use o que te faz feliz".
Há dois meses, Sabrina decidiu abrir mais uma frente no mundo virtual e lançou, com um amigo, um canal de culinária no YouTube, o Rango Pra Um. "É um projeto paralelo, totalmente à parte do Coisas de Diva. São dicas de receitas bem simples, não precisa ter ingredientes gourmet, é com o que tem em casa."


