Praticar leitura variada ajuda a interpretar as questões do Enem
Além de ler textos de opinião e notícias, professor Fernando de Oliveira, do Marista, aconselha aluno a grifar e anotar trechos importantes
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segunda-feira, 18 de setembro de 2023
Além de ler textos de opinião e notícias, professor Fernando de Oliveira, do Marista, aconselha aluno a grifar e anotar trechos importantes
Jessica Sabbadini - Especial para a Folha
Na hora de fazer a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), toda ajuda é bem vinda, ainda mais se for para economizar tempo e ajudar a chegar na resposta da questão de forma mais fácil. Comparado a uma maratona, o Enem é conhecido por trazer muitas questões com textos, que costumam tirar o sossego de quem tem dificuldade em fazer leituras rápidas. Por isso, uma técnica que auxilia os candidatos a uma vaga na universidade é grifar e anotar trechos dos textos, que podem ajudar na hora de interpretar o que a questão pede.
Fernando Lisboa de Oliveira, professor de gramática e interpretação de texto do Colégio Marista, explica que o Enem não é uma prova conteudista e que, por conta disso, não vai exigir um conhecimento tão aprofundado dos alunos a respeito da gramática da língua portuguesa. Caso apareça alguma questão, ele ressalta que pode ser algo relacionado às classes de palavras, como verbos, substantivos e adjetivos, em que aparece um texto ou uma tirinha e a partir disso o candidato deve assinalar o sentido ou função que determinado termo tem dentro do contexto.
Preparar-se para interpretar 180 questões
Por outro lado, a interpretação de texto está presente em toda a prova, então não tem para que lado fugir, é estudar e estar preparado para interpretar as 180 questões, assim como a proposta de redação. Para o professor, não existe segredo na hora de se preparar para a prova: é praticar uma leitura variada. Segundo ele, os candidatos devem ler ao menos uma notícia por dia, que pode ser de um tema que ele tem afinidade. Entretanto, o ideal é que o aluno leia também um artigo de opinião, por exemplo, já que com isso ele vai perceber diferentes técnicas argumentativas e diferentes posicionamentos.
E responda às questões de Ciências Humanas e suas tecnologias
Oliveira afirma que os jovens leem bastante posts de redes sociais, mas que é fundamental ter uma dinâmica de leitura por meio de textos variados, já que o Enem gosta de cobrar o conhecimento do candidato em diferentes gêneros textuais. Para não enjoar, o segredo é ler coisas que ele tem interesse, seja na área do esporte, cultura ou política.
Técnica para otimizar a leitura
Para otimizar a leitura, o professor explica que uma técnica que pode servir durante a preparação para o Enem ou mesmo durante a realização da prova é grifar e anotar trechos importantes do texto. Como preparação, o aluno pode fazer fichamentos dos textos lidos, assim como grifar com uma caneta colorida trechos que ele considera importantes. “A gente já vai condicionando a nossa leitura a identificar os pontos chave do texto”, explica.
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Na hora da prova, o candidato também pode grifar esses trechos, que vão ajudar ele na segunda leitura do texto apresentado na questão. Entretanto, o professor alerta que o aluno não deve ler o enunciado e as alternativas antes de ler o texto, já que isso vai fazer com que o candidato fique caçando a informação que a questão pede ao invés de ler o texto de forma integral. Por isso, ele deve ler o texto uma primeira vez, grifar e anotar os pontos importantes, ler uma segunda vez e, então, ir para o enunciado e para as alternativas.
Ao chegar no momento de responder o que a questão pede, Fernando Lisboa de Oliveira ressalta que o candidato deve prestar atenção no comando, que é um verbo que geralmente indica uma ação e que aparece no final do enunciado. “É ele [comando] que mostra o que de fato a questão quer que o aluno identifique dentro do texto”, explica.
QUEM LÊ MAIS CONSEGUE LER MAIS RÁPIDO
“A juventude lê muito hoje, lê o tempo todo, mas a questão é que eles leem repetidamente as mesmas coisas. É muito comum ouvir os adolescentes comentando sobre as notícias que eles gostam, como a molecada que gosta de futebol, mas normalmente ele ouviu isso ou viu recortes de vídeo ou de um podcast. Isso é importante, mas cabe a ele buscar a leitura dessas informações também nos textos verbais, então ao invés de só ouvir o que o Casimiro [Miguel, streamer] tem para falar, vai ler o que ele estava lendo ou o que os repórteres que já entrevistaram ele escreveram. Isso é ter dinâmica de leitura”, orienta.
O professor ressalta que quem lê mais também consegue ler mais rápido, o que é importante já que o fator tempo é crucial no Enem. “Se você tem ritmo de leitura, o cansaço vai demorar mais para chegar, então é quase como se você fosse um atleta se preparando para uma maratona”, pontua.