O português e o espanhol são línguas que vêm de uma mesma raiz e compartilham cerca de 80% do vocabulário. Apesar de tantas semelhanças, os idiomas têm diferenças significativas e que podem confundir o candidato na hora de responder as questões de língua estrangeira na prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Para estar preparado para o grande dia, é necessário estudo e prática, principalmente através da leitura de jornais em espanhol.

Laura Marques Sobrinho, professora de espanhol do Colégio Marista, explica que o candidato, no momento da inscrição para o Enem, pode optar por responder às questões de língua espanhola ou inglesa, que aparecem no caderno de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias no primeiro dia de provas. Entretanto, as duas opções vão aparecer na prova e o aluno deve ficar atento e responder somente às questões do idioma que ele optou.

A professora destaca que muitas pessoas acabam escolhendo o espanhol por conta da proximidade com o português e por acharem que não vão precisar estudar. Entretanto, segundo Sobrinho, o candidato precisa ficar esperto para não dar uma “bola fora” na prova.

CANDIDATO DEVE TER CAPACIDADE INTERPRETATIVA

De acordo com ela, o Enem não exige fluência no idioma, mas sim que o candidato tenha uma capacidade interpretativa na língua, o que vale tanto para o espanhol quanto para o inglês. “É importante que os alunos saibam que a prova vai cobrar temas da atualidade, que estão bombando na mídia, então é importante que o candidato se atualize e busque temas atuais e relevantes”, destaca.

LEIA TAMBÉM:

Praticar leitura variada ajuda a interpretar as questões do Enem

Ela explica que a estrutura da prova de espanhol no Enem é algo que pode ajudar o aluno, já que os textos aparecem na língua estrangeira, mas o enunciado da questão e as alternativas estão em português. “O candidato consegue fazer essa leitura [do texto] em língua espanhola e depois fazer uma relação com a língua portuguesa nas alternativas para confirmar se era aquela hipótese ou palavra, então ele consegue fazer esse contraste”, afirma.

LEITURA

Estudar algum idioma pode não ser a tarefa mais fácil, por isso a professora trouxe algumas dicas de como o candidato pode se preparar para a prova de espanhol. A primeira é o contato com a língua através da leitura, principalmente sobre temas atuais e que vem repercutindo mundo afora. Para isso, ela aconselha a leitura de jornais em espanhol, sendo uma forma de saber o que vem acontecendo e de ter contato com o idioma do dia a dia na prática.

Confira todo o conteúdo do Folha Enem 2023

Como sugestão, Sobrinho traz três exemplos clássicos: o El País, da Espanha, e o La Nación e o Clarín, ambos da Argentina. Assim como a leitura, assistir a filmes e séries e ouvir músicas no idioma ajudam a ampliar o vocabulário.

EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS

Laura Marques Sobrinho pontua que uma segunda dica importante para se preparar para a prova é estudar as expressões idiomáticas. Segundo ela, o candidato deve buscar nos jornais ou até mesmo na internet uma lista com expressões idiomáticas, que são aqueles termos utilizados no dia a dia em uma conversa mais informal.

“Eu tenho visto em todas as edições alguma questão pedindo o conceito ou a definição de uma expressão. Às vezes ela também pode estar inserida em um texto e você saber o que ela significa vai te ajudar a compreender toda a ideia do texto”, explica, acrescentando que sempre surgem novas expressões, assim como algumas caem em desuso, por isso é importante se manter atento e atualizado.

PALAVRAS HETEROSSEMÂNTICAS OU OS "FALSOS AMIGOS"

Por conta da proximidade do vocabulário, a terceira dica da professora é em relação às palavras heterossemânticas, que são mais conhecidas como "falsos amigos". Segundo ela, os falso amigos são palavras em espanhol iguais ou com uma grafia muito parecida com o português, mas com significado diferente.

Ela cita como exemplo a palavra "apellido", que lembra "‘apelido" em português, mas que na verdade significa "sobrenome". “Então o candidato precisa ficar esperto para não cair em uma armadilha ao achar que uma palavra significa uma coisa, sendo que na verdade é outra”, ressalta. A professora aconselha que os candidatos busquem na internet listas com os "falsos amigos" mais comuns do espanhol para praticar.

PRONOMES COMPLEMENTARES

Por fim, a quarta e última dica da professora de espanhol para os candidatos que vão fazer a prova do Enem é o estudo dos chamados pronomes complementares da língua espanhola, sendo eles: lo, la, los e las. Ela explica que os pronomes complementares são utilizados para substituir uma palavra que já foi mencionada na frase.

Como exemplo, ela apresenta a frase: ya te he contado las noticias, no las uses como disculpa para no hacer lo que debes. Sobrinho detalha que o pronome complementar "las" substitui o termo usado na primeira, que é o "las noticias’". Segundo ela, essa é uma forma de não deixar o texto repetitivo, mas que pode deixar o candidato perdido na hora da prova.