FOLHA ENEM 2023 - CADERNO 8

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS/

18/09/2023

01. (ENEM)

Decreto-lei 3.509, de 12 de setembro 1865

Art. 1º – O cidadão guarda-nacional que por si apresentar outra pessoa para o serviço do Exército por tempo de nove anos, com a idoneidade regulada pelas leis militares, ficará isento não só do recrutamento, senão também do serviço da Guarda Nacional. O substituído é responsável por o que o substituiu, no caso de deserção.

Arquivo Histórico do Exército. Ordem do dia do Exército, n. 455, 1865 (adaptado).

No artigo, tem-se um dos mecanismos de formação dos “Voluntários da Pátria”, encaminhados para lutar na Guerra do Paraguai.

Tal prática passou a ocorrer com muita frequência no Brasil nesse período e indica o(a)

a) forma como o Exército brasileiro se tornou o mais bem equipado da América do Sul.

b) incentivo dos grandes proprietários à participação dos seus filhos no conflito.

c) solução adotada pelo país para aumentar o contingente de escravos no conflito.

d) envio de escravos para os conflitos armados, visando sua qualificação para o trabalho

e) fato de que muitos escravos passaram a substituir seus proprietários em troca de liberdade.

02. (ENEM)

Em 1881, a Câmara dos Deputados aprovou uma reforma na lei eleitoral brasileira, a fim de introduzir o voto direto. A grande novidade, porém, ficou por conta da exigência de que os eleitores soubessem ler e escrever. As consequências logo se refletiram nas estatísticas. Em 1872, havia mais de 1 milhão de votantes, já em 1886, pouco mais de 100 mil cidadãos participaram das eleições parlamentares. Houve um corte de quase 90 por cento do eleitorado.

CARVALHO, J. M. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006 (adaptado).

Nas últimas décadas do século XIX, o Império do Brasil passou por transformações como as descritas, que representaram a

a) ascensão dos “homens bons”.

b) restrição dos direitos políticos.

c) superação dos currais eleitorais.

d) afirmação do eleitorado monarquista.

e) ampliação da representação popular.

03. (ENEM)

Em 1943, Getúlio Vargas criou o Departamento de Propaganda e Difusão Cultural junto ao Ministério da Justiça, esvaziando o Ministério da Educação não só da propaganda, mas também do rádio e do cinema. A decisão tinha como objetivo colocar os meios de comunicação de massa a serviço direto do Poder Executivo, iniciativa que tinha inspiração direta no recém-criado Ministério da Propaganda alemão.

CAPELATO, M. H. Propaganda política e controle dos meios de comunicação. Rio de Janeiro: FGV, 1999

No contexto citado, a transferência de funções entre ministérios teve como finalidade o(a)

a) desativação de um sistema tradicional de comunicação voltado para a educação.

b) controle do conteúdo da informação por meio de uma orientação política e ideológica.

c) subordinação do Ministério da Educação ao Ministério da Justiça e ao Poder Executivo.

d) ampliação do raio de atuação das emissoras de rádio como forma de difusão da cultura popular.

e) demonstração de força política do Executivo diante de ministérios herdados do governo anterior.

04. (ENEM)

A conquista pelos ingleses de grandes áreas da Índia deu o impulso inicial à produção e venda organizada de ópio. A Companhia das Índias Orientais obteve o monopólio da compra do ópio indiano e depois vendeu licenças para mercadores selecionados, conhecidos como “mercadores nativos”. Depois de vender ópio na China, esses mercadores depositavam a prata que recebiam por ele com agentes da companhia em Cantão, em troca de cartas de crédito; a companhia, por sua vez, usava a prata para comprar chá, porcelana e outros artigos que seriam vendidos na Inglaterra.

SPENCE, J. Em busca da China moderna. São Paulo: Cia. das Letras, 1996 (adaptado).

A análise das trocas comerciais citadas permite interpretar as relações de poder que foram estabelecidas.

A partir desse pressuposto, o processo sócio-histórico identificado no texto é

a) a expansão político-econômica de países do Oriente, iniciada nas últimas décadas do século XX.

b) a consolidação do cenário político entreguerras, na primeira metade do século XX.

c) o colonialismo europeu, que marcou a expansão europeia no século XV.

d) o imperialismo, cujo ápice ocorreu na segunda metade do século XIX.

e) as libertações nacionais, ocorridas na segunda metade do século XX.

05. (ENEM)

A razão principal que leva o capitalismo como sistema a ser tão terrivelmente destrutivo da biosfera é que, na maioria dos casos, os produtores que lucram com a destruição não a registram como um custo de produção, mas sim, precisamente ao contrário, como uma redução no custo. Por exemplo, se um produtor joga lixo em um rio, poluindo suas águas, esse produtor considera que está economizando o custo de outros métodos mais seguros, porém mais caros de dispor do lixo.

WALLERSTEIN, I. Utopística ou as decisões históricas do século vinte e um. Petrópolis: Vozes, 2003.

A pressão dos movimentos socioambientais, na tentativa de reverter a lógica descrita no texto, aponta para a

a) emergência de um sistema econômico global que secundariza os lucros.

b) redução dos custos de tratamento de resíduos pela isenção fiscal das empresas.

c) flexibilização do trabalho como estratégia positiva de corte de custos empresariais.

d) incorporação de um sistema normativo ambiental no processo de produção industrial.

e) minimização do papel do Estado em detrimento das organizações não governamentais.

06. (ENEM)

Sabe-se o que era a mata do Nordeste, antes da monocultura da cana: um arvoredo tanto e tamanho e tão basto e de tantas prumagens que não podia homem dar conta. O canavial desvirginou todo esse mato grosso do modo mais cru: pela queimada. A fogo é que foram se abrindo no mato virgem os claros por onde se estendeu o canavial civilizador, mas ao mesmo tempo devastador.

FREYRE, G. Nordeste. São Paulo: Global, 2004 (adaptado).

Analisando os desdobramentos da atividade canavieira sobre o meio físico, o autor salienta um paradoxo, caracterizado pelo(a)

a) demanda de trabalho, que favorecia a escravidão.

b) modelo civilizatório, que acarretou danos ambientais.

c) rudimento das técnicas produtivas, que eram ineficientes.

d) natureza da atividade econômica, que concentrou riqueza.

e) predomínio da monocultura, que era voltada para exportação.

07. (ENEM)

As autoridades de Kiribati, arquipélago do Oceano Pacífico formado por 33 atóis e uma ilha de coral, estão conscientizando sua população para que aceitem que, nas próximas décadas, terão de fugir do país. A estimativa é que, em um período de 50 anos, as ilhas podem desaparecer. O governo convocou os líderes de todas as ilhas para convencê-los da importância de mudar a mentalidade das pessoas, com pleno conhecimento que é uma questão muito sensível porque ameaça a própria identidade de um país. Kiribati já antecipou convênios com Austrália e Nova Zelândia para enviar seus cidadãos aos países vizinhos, algo que muitos dos moradores do arquipélago não aceitam.

Disponível em: http://noticias.terra.com.br. Acesso em: 28 jul. 2012.

a) submersão de terras habitadas, decorrente da elevação do nível do mar.

b) ocorrência de tsunamis, derivada de mudanças no eixo de rotação do planeta.

c) erupções vulcânicas frequentes, visto que estão assentados sobre o Círculo do Fogo.

d) terremotos com magnitude extrema, devido à proximidade de bordas de placas tectônicas.

e) furacões de grande intensidade, em função de redução da temperatura média do Oceano Pacífico. a submersão de terras habitadas, decorrente da elevação do nível do mar.

08. (ENEM)

Dubai é uma cidade-estado planejada para estarrecer os visitantes. São tamanhos e formatos grandiosos, em hotéis e centros comerciais reluzentes, numa colagem de estilos e atrações que parece testar diariamente os limites da arquitetura voltada para o lazer. O maior shopping do tórrido Oriente Médio abriga uma pista de esqui, a orla do Golfo Pérsico ganha milionárias ilhas artificiais, o centro financeiro anuncia para breve a torre mais alta do mundo (a Burj Dubai) e tem ainda o projeto de um campo de golfe coberto! Coberto e refrigerado, para usar com sol e chuva, inverno e verão.

Disponível em: http://viagem.uol.com.br. Acesso em: 30 jul. 2012 (adaptado).

No texto, são descritas algumas características da paisagem de uma cidade do Oriente Médio. Essas características descritas são resultado do(a)

a) criação de territórios políticos estratégicos.

b) preocupação ambiental pautada em decisões governamentais.

c) utilização de tecnologia para transformação do espaço.

d) demanda advinda da extração local de combustíveis fósseis.

e) emprego de recursos públicos na redução de desigualdades sociais.

09. (ENEM)

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O processo indicado no gráfico demonstra um aumento significativo da população urbana em relação à população rural no Brasil.

Esse fenômeno pode ser explicado pela

a) atração de mão de obra pelo setor produtivo concentrado nas áreas urbanas.

b) manutenção da instabilidade climática nas áreas rurais.

c) concentração da oferta de ensino nas áreas urbanas.

d) inclusão da população das áreas urbanas em programas assistenciais.

e) redução dos subsídios para os setores da economia localizados nas áreas rurais.

10. (ENEM)

A utilidade do escravo é semelhante à do animal. Ambos prestam serviços corporais para atender às necessidades da vida. A natureza faz o corpo do escravo e do homem livre de forma diferente. O escravo tem corpo forte, adaptado naturalmente ao trabalho servil. Já o homem livre tem corpo ereto, inadequado ao trabalho braçal, porém apto à vida do cidadão.

ARISTÓTELES. Política. Brasília: UnB, 1985.

O trabalho braçal é considerado, na filosofia aristotélica, como

a) indicador da imagem do homem no estado de natureza.

b) condição necessária para a realização da virtude humana.

c) atividade que exige força física e uso limitado da racionalidade.

d) referencial que o homem deve seguir para viver uma vida ativa.

e) mecanismo de aperfeiçoamento do trabalho por meio da experiência.

11. (ENEM)

Mediante o Código de Posturas de 1932, o poder público enumera e prevê, para os habitantes de Fortaleza, uma série de proibições condicionadas pela hora: após as 22 horas era vetada a emissão de sons em volume acentuado. O uso de buzinas, sirenes, vitrolas, motores ou qualquer objeto que produzisse barulho seria punido com multa. No início dos anos 1940 o último bonde partia da Praça do Ferreira às 23 horas.

SILVA FILHO, A. L. M. Fortaleza: imagens da cidade. Fortaleza: Museu do Ceará; Secult, 2001 (adaptado).

Como Fortaleza, muitas capitais brasileiras experimentaram, na primeira metade do século XX, um novo tipo de vida urbana, marcado por condutas que evidenciam uma

a) experiência temporal regida pelo tempo orgânico e pessoal.

b) experiência que flexibilizava a obediência ao tempo do relógio.

c) relação de códigos que estimulavam o trânsito de pessoas na cidade.

d) normatização do tempo com vistas à disciplina dos corpos na cidade.

e) cultura urbana capaz de conviver com diferentes experiências temporais.

12. (ENEM)

Na sociedade democrática, as opiniões de cada um não são fortalezas ou castelos para que neles nos encerremos como forma de autoafirmação pessoal. Não só temos de ser capazes de exercer a razão em nossas argumentações, como também devemos desenvolver a capacidade de ser convencidos pelas melhores razões. A partir dessa perspectiva, a verdade buscada é sempre um resultado, não ponto de partida: e essa busca inclui a conversação entre iguais, a polêmica, o debate, a controvérsia.

SAVATER, F. As perguntas da vida. São Paulo: Martins Fontes, 2001 (adaptado).

A ideia de democracia presente no texto, baseada na concepção de Habermas acerca do discurso, defende que a verdade é um(a)

a) alvo objetivo alcançável por cada pessoa, como agente racional autônomo.

b) critério acima dos homens, de acordo com o qual podemos julgar quais opiniões são as melhores.

c) construção da atividade racional de comunicação entre os indivíduos, cujo resultado é um consenso

d) produto da razão, que todo indivíduo traz latente desde o nascimento, mas que só se firma no processo educativo.

e) resultado que se encontra mais desenvolvido nos espíritos elevados, a quem cabe a tarefa de convencer os outros.

13. (ENEM)

Suponha homens numa morada subterrânea, em forma de caverna, cuja entrada, aberta à luz, se estende sobre todo o comprimento da fachada; eles estão lá desde a infância, as pernas e o pescoço presos por correntes, de tal sorte que não podem trocar de lugar e só podem olhar para frente, pois os grilhões os impedem de voltar a cabeça; a luz de uma fogueira acesa ao longe, numa elevada do terreno, brilha por detrás deles; entre a fogueira e os prisioneiros, há um caminho ascendente; ao longo do caminho, imagine um pequeno muro, semelhante aos tapumes que os manipuladores de marionetes armam entre eles e o público e sobre os quais exibem seus prestígios.

PLATÃO. A República. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2007.

Essa narrativa de Platão é uma importante manifestação cultural do pensamento grego antigo, cuja ideia central, do ponto de vista filosófico, evidencia o(a)

a) caráter antropológico, descrevendo as origens do homem primitivo.

b) sistema penal da época, criticando o sistema carcerário da sociedade ateniense.

c) vida cultural e artística, expressa por dramaturgos trágicos e cômicos gregos.

d) sistema político elitista, provindo do surgimento da pólis e da democracia ateniense.

e) teoria do conhecimento, expondo a passagem do mundo ilusório para o mundo das ideias.

14. (ENEM)

Se os nossos adversários, que admitem a existência de uma natureza não criada por Deus, o Sumo Bem, quisessem admitir que essas considerações estão certas, deixariam de proferir tantas blasfêmias, como a de atribuir a Deus tanto a autoria dos bens quanto dos males. Pois sendo Ele fonte suprema da Bondade, nunca poderia ter criado aquilo que é contrário à sua natureza.

AGOSTINHO. A natureza do Bem. Rio de Janeiro: Sétimo Selo, 2005 (adaptado).

Para Agostinho, não se deve atribuir a Deus a origem do mal porque

a) o surgimento do mal é anterior à existência de Deus.

b) o mal, enquanto princípio ontológico, independe de Deus.

c) Deus apenas transforma a matéria, que é, por natureza, má.

d) por ser bom, Deus não pode criar o que lhe é oposto, o mal.

e) Deus se limita a administrar a dialética existente entre o bem e o mal.

15. (ENEM)

Em 1960, os 20% mais ricos da população mundial dispunham de um capital trinta vezes mais elevado do que o dos 20% mais pobres, o que já era escandaloso. Mas, ao invés de melhorar, a situação ainda se agravou. Hoje, o capital dos ricos em relação ao dos pobres é, não mais trinta, mas oitenta e duas vezes mais elevado.

RAMONET, I. Guerras do século XXI: novos temores e novas ameaças. Petrópolis: Vozes, 2003 (adaptado).

Que característica socioeconômica está expressa no texto?

a) Expansão demográfica.

b) Homogeneidade social.

c) Concentração de renda.

d) Desemprego conjuntural.

e) Desenvolvimento econômico

16. (ENEM)

Organizados pelo Comitê Intertribal Indígena, com apoio do Ministério dos Esportes, os Jogos dos Povos Indígenas têm o seguinte mote: “O importante não é competir, e sim, celebrar". A proposta é recente, já que a primeira edição dos jogos ocorreu em 1996, e tem como objetivo a integração das diferentes tribos, assim como o resgate e a celebração dessas culturas tradicionais. A edição dos jogos de 2003, por exemplo, teve a participação de sessenta etnias, dentre elas os kaiowá, guarani, bororo, pataxó e yanomami. A última edição ocorreu em 2009, e foi a décima vez que o torneio foi realizado. A periodicidade dos jogos é anual, com exceção do intervalo ocorrido em 1997, 1998, 2006 e 2008, quando não houve edições.

RONDINELLI, P. Disponível em: www.brasilescola.com. Acesso em: 15 ago. 2013.

Considerando o texto, os Jogos dos Povos Indígenas assemelham-se aos Jogos Olímpicos em relação à

a) quantificação de medalhas e vitórias

b) melhora de resultados e performance.

c) realização anual dos eventos e festejos.

d) renovação de técnicas e táticas esportivas.

e) aproximação de diferentes sujeitos e culturas.

17. (ENEM)

Uma dimensão da flexibilidade do tempo de trabalho é a sutileza cada vez maior das fronteiras que separam o espaço de trabalho e o do lar, o tempo de trabalho e o de não trabalho. Os mecanismos modernos de comunicação permitem que, no horário de descanso, os trabalhadores permaneçam ligados à empresa. Mesmo não exercendo diretamente suas atividades profissionais, o trabalhador fica á disposição da empresa ou leva problemas para refletir em casa É muito comum o trabalhador estar de plantão, para o caso de a empresa ligar para o seu celular ou pager. A remuneração para esse estado de alerta é irrisória ou inexistente.

KREIN, J. D. Mudanças e tendências recentes na regulação do trabalho. In: DEDECCA, C. S.; PRONI, M. W. (Org.).

trabalho: textos para estudo dirigido. Campinas: IE/Unicamp; Brasília: MTE, 2006 (adaptado).

A relação entre mudanças tecnológicas e tempo de trabalho apresentada pelo texto implica o

a) prolongamento da jornada de trabalho com a intensificação da exploração.

b) aumento da fragmentação da produção com a racionalização do trabalho.

c) privilégio de funcionários familiarizados com equipamentos eletrônicos.

d) crescimento da contratação de mão de obra pouco qualificada.

e) declínio dos salários pagos aos empregados mais idosos.

18. (ENEM)

A população negra teve que enfrentar sozinha o desafio da ascensão social, e frequentemente procurou fazê-lo por rotas originais, como o esporte, a música e a dança. Esporte, sobretudo o futebol, música, sobretudo o samba, e dança, sobretudo o carnaval, foram os principais canais de ascensão social dos negros até recentemente. A libertação dos escravos não trouxe consigo a igualdade efetiva. Essa igualdade era afirmada nas leis, mas negada na prática. Ainda hoje, apesar das leis, aos privilégios e arrogâncias de poucos correspondem o desfavorecimento e a humilhação de muitos.

CARVALHO, J. M. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006 (adaptado).

Em relação ao argumento de que no Brasil existe uma democracia racial, o autor demonstra que

a) essa ideologia equipara a nação a outros países modernos.

b) esse modelo de democracia foi possibilitado pela miscigenação.

c) essa peculiaridade nacional garantiu mobilidade social aos negros.

d) esse mito camuflou formas de exclusão em relação aos afrodescendentes

e) essa dinâmica política depende da participação ativa de todas as etnias.

19. (ENEM)

Colonizar, afirmava, em 1912, um eminente jurista, “é relacionar-se com os países novos para tirar benefícios dos recursos de qualquer natureza desses países, aproveitá-los no interesse nacional, e ao mesmo tempo levar às populações primitivas as vantagens da cultura intelectual, social, científicacomercial e industrial, apanágio das raças superiores. A colonização é, pois, um estabelecimento fundado em país novo por uma raça de civilização avançada, para realizar o duplo fim que acabamos de indicar.”

Précis de législation et d´économie coloniales. Apud LINHARES, M. Y. 1981. A luta contra a Metrópole. (Ásia e África). São Paulo: Brasiliense, 1981

A definição de colonização apresentada no texto tinha a função ideológica de

a) dissimular a prática da exploração mediante a ideia de civilização.

b) compensar o saque das riquezas mediante a educação formal dos colonos

c)formar uma identidade colonial mediante a recuperação de sua ancestralidade.

d) reparar o atraso da Colônia mediante a incorporação dos hábitos da Metrópole.

e)promover a elevação cultural da Colônia mediante a incorporação de tradições metropolitanas.

20. (ENEM)

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| Foto: Reprodução

A mudança apresentada na tabela é reflexo de lei Eusébio de Queiróz que, em 1850,

a) aboliu a escravidão no território brasileiro.

b) definiu o tráfico de escravos como pirataria.

c) elevou as taxas para importação de escravos.

d) libertou os escravos com mais de 60 anos.

e) garantiu o direito de alforria aos escravos.

21. (ENEM)

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| Foto: Eder Chiodetto/Folhapress/15/09/1992

Na imagem, encontram-se referências a um momento de intensa agitação estudantil no país. Tal mobilização se explica pela

a) divulgação de denúncias de corrupção envolvendo o presidente da República

b) criminalização dos movimentos sociais realizada pelo Governo Federal.

c) adoção do arrocho salarial implementada pelo Ministério da Fazenda.

d) compra de apoio político promovida pelo Poder Executivo.

e) violência da repressão estatal atribuída às Forças Armadas.

CONFIRA O GABARITO COM AS RESPOSTAS DESTAS QUESTÕES