Imagem ilustrativa da imagem Habilidades para ir bem no Enem devem ser desenvolvidas desde a infância
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“O que se desenvolve ao longo da vida, com pequenas evoluções”. Assim definiu o professor Nilson Douglas Castilho, coordenador de Ensino Médio do Colégio Marista de Londrina, para as chamadas “competências” e “habilidades” que fazem parte da Matriz de Referência do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Com a implantação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), o Ministério da Educação vem adotando cada vez mais a avaliação por conta desses dois aspectos - que se complementam entre si – e não só no Enem, mas para todos os outros processos seletivos.

E o “teste” começa desde as primeiras idades. Castilho conta que o ser humano já nasce com a capacidade de interação com as coisas ao seu redor, por meio de diversas linguagens, mas precisa inseri-la dentro de um sistema de aprendizagem. “Cabe tanto à escola quanto aos pais trabalharem em cima disso, pois com esse novo documento (BNCC) eles serão avaliados cada vez mais cedo. O Enem é só um dos desafios que vão exigir competência do aluno”.

Castilho dá exemplos. “Estou perdido em algum lugar. Se eu souber como funcionam os pontos cardeais, é uma habilidade. Se eu souber interpretar um mapa, também é”. Fazendo uma ressalva, o professor pontua que esse processo de educação deve acontecer lado a lado com as outras ações que fazem parte do desenvolvimento da criança. “Devemos respeitar a infância. Mas o quanto antes pais e escola darem o pontapé nesse processo, mais as crianças vão ter a habilidade de resolver as chamadas ‘situações-problema’ que o Enem cobra, isso sem falar do controle da ansiedade, da pressão. Isso ultrapassa dos limites do Exame, é para toda a vida”.

Perguntado se o Enem faz uma classificação das competências mais importantes para a prova, o coordenador de Ensino Médio do Colégio Marista respondeu que todas elas possuem o mesmo peso para a avaliação final, porém algumas podem aparecer com maior frequência. “Aquelas voltadas à tecnologia, e também com questões de estatísticas, probabilidade, vêm caindo bastante nas últimas edições porque mobilizam assuntos mais recorrentes do cotidiano”, explicou.

Em linhas gerais, estímulo se torna a palavra de ordem para o desenvolvimento das competências exigidas pelo Exame Nacional do Ensino Médio. “Pesquise, mantenha a curiosidade da criança. Estimule-a a pensar, ser um(a) investigador(a), um(a) pensador(a). Os benefícios serão imensos”, finalizou.

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Matriz curricular do Enem

O documento “Matriz de Referência Enem”, contendo todas as habilidades e competências que o Enem entende como fundamental para um bom desempenho, está disponível para download gratuito em www.download.inep.gov.br/matriz_referencia. O documento possui 24 páginas e divide as competências e habilidades pelos cadernos de prova: Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias possui 30 habilidades divididas em nove competências; em Matemática e suas tecnologias, outras 30 habilidades, só que a divisão em sete competências; Ciências da Natureza e Ciências Humanas também possuem 30 habilidades cada, divididas em oito e seis competências, respectivamente.

O que é comum em todas as áreas do conhecimento

A Matriz de Referência também traz requisitos que os alunos devem possuir para resolver as questões de todos os cadernos de prova

I. Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa.

II. Compreender fenômenos (CF): construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos históricogeográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.

III. Enfrentar situações-problema (SP): selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema.

IV. Construir argumentação (CA): relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.

V. Elaborar propostas (EP): recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

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Folha de Londrina · FOLHA ENEM 2021 #4 - Competências e habilidades desenvolvidas desde a Educação Infantil