Imagem ilustrativa da imagem Frases temáticas abrem o caminho para uma boa redação
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As frases temáticas são como uma espécie de bússola para o candidato se encontrar dentro da proposta da redação. É a partir delas que o processo de elaboração do texto ganha forma, e também se o estudante terá dificuldade ou não em desenvolver suas ideias.

De acordo com o professor Nilson Douglas Castilho, coordenador de ensino médio do Colégio Marista de Londrina, as frases temáticas devem aparecer ao longo do texto, mas é preciso definir estratégias para que não transmita uma sensação de repetição. “Se colocada no lugar correto, dentro do texto, o corretor da prova saberá se o aluno entendeu o que foi pedido”, afirmou.

Para isso, a primeira vez em que a frase temática deve aparecer é justamente no início do texto. É ali que Castilho explica que o candidato inicia a elaboração de sua tese. “Somando a frase temática, mais verbo e complemento que indiquem o ponto de vista defendido e a ser justificado, o candidato começa a desenvolver seus argumentos”. Segundo ele, o modelo de texto do Enem exige que essa etapa aconteça. “Se você não apresentar a tese, deixa de ser um texto dissertativo-argumentativo”, completou.

Como exemplo do tema da redação da versão impressa da prova, “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”, Castilho explica que a palavra ‘estigma’ deu o tom de argumentação para o candidato, e que o uso de palavras menos comuns no cotidiano é um atalho para que a tese possua aquele foco. “Faz parte da habilidade de leitura e interpretação compreender qual é a palavra mais importante da frase. Neste caso, foi o 'estigma'. Então o aluno deveria primeiro apresentar teses que contextualizassem esse estigma, para depois abordar as doenças mentais, trabalhando esses termos de forma separada. Se não fizesse isso, poderia caracterizar fuga ao tema e zerar a prova”, alertou.

Perguntado sobre o uso de sinônimos das palavras-chave das frases temáticas, o professor do Colégio Marista deu sinal verde, mas ponderou que não existe um sinônimo perfeito, e que cada tema deve ser analisado com cuidado para não perder o fundamento. Por outro lado, também revela um posicionamento do candidato. Ele tomou como exemplo o tema da versão digital do Enem, “O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil”, sendo 'desafio' a palavra principal. "(Desafio) pode parecer algo positivo, desafiador, empolgante. Obstáculo ainda é compreensível por subentender que é algo que eu possa superar. Diferente da palavra 'entrave', que tem um caráter mais negativo e pode parecer fora do alcance da proposta de intervenção" abordou Castilho.

O professor ponderou que o ENEM não determina que a redação tenha sempre uma perspectiva positiva. “A questão é do aluno comprovar aquilo que está escrevendo. Se a argumentação for concreta, tiver força, é o que importa. O cuidado é apenas para que os direitos humanos não sejam violados. Ninguém pode colocar de forma positiva algo que é inconstitucional em nosso país, como a pena de morte, por exemplo. Assim como o contrário, algo constitucional com conotação negativa”.

Castilho orientou que seja dada atenção à leitura de textos de atualidades, principalmente para a percepção de novos termos que podem se encaixar em temas de redação, além de enriquecer o vocabulário, pois a não compreensão dessas palavras podem indicar baixa proficiência, o que pode dificultar na hora da escrita.

Edson Neves/Especial para a FOLHA

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