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FOLHA ENEM/CIÊNCIAS HUMANAS

CADERNO 8 -

1. (Colégio Marista)

A Filosofia da Libertação rompe com a racionalidade moderna (essa racionalidade do simples e do claro), pois propõe assumir um logos histórico que seja capaz de responsabilizar-se pela realidade através da práxis histórica. No entanto, não renuncia à busca dos “valores modernos” da igualdade e da liberdade, mas considera que ambos os valores devem fazer parte de um processo de libertação, devem conduzir à justiça social e dar prioridade à solidariedade humana, a qual tem seu fundamento na respectividade estrutural da pessoa com os demais seres humanos e o mundo na busca da produção e reprodução da vida [6]. Além disso, o lugar epistemológico de verificação que propõe é constituído pela realidade em que vivem as grandes maiorias da humanidade, ou seja, os pobres e oprimidos, as vítimas do sistema, que foram os principais perdedores da Modernidade capitalista. Por isso, a Filosofia da Libertação não pode permanecer na criação de fundamentos fracos de direitos humanos, mas deve construir fundamentos fortes com a finalidade de outorgar instâncias críticas em benefício das vítimas; com fundamentos fracos beneficiam-se mais as estruturas que faticamente oprimem e empobrecem, do que aqueles a quem são negadas as condições de vida digna.

Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/entrevistas/535730-filosofia-da-libertacao-como-ponto-de-partida-para-pensar-os-direitos-humanos-na-america-latina-entrevista-especial-com-alejandro-rosillo-martinez

A Filosofia da Libertação é uma variante filosófica baseada na Pedagogia e na Teologia da Libertação. Sua função crítica está expressa na tarefa de

a) Subverter o paradigma epistemológico moderno, assim como seus valores e seu horizonte de expectativas.

b) Buscar um fundamento exato para as práticas de reprodução material da vida nas sociedades capitalistas.

c) Abandonar valores como liberdade e igualdade enquanto guias dos processos de emancipação social.

d) Fornecer modelo de análise das sociedades capitalista contemporâneas do ponto de vista dos oprimidos.

e) Reaproximar o homem dos demais seres do planeta pela instituição de uma justiça social transumana.

2. (Colégio Marista)

O mundo está a mudar rapidamente. O novo paradigma da conectividade está a alterar o funcionamento da economia, as cadeias de produção industrial, de transporte e abastecimento, as plataformas logísticas, o comércio e os modos de criação de riqueza. A globalização está a fazer-se através do espaço digital e do mar. Mais de 90% do comércio mundial faz-se hoje através do mar. 40% do PIB mundial depende do fluxo de bens, serviços e capital e na próxima década vai chegar aos 75%. A digitalização da economia, a revolução da inteligência artificial e da robótica, abrem novas oportunidades [...]

Disponível em: https://www.publico.pt/2018/11/23/economia/opiniao/portugal-pais-procura-bussola-1851602

O texto traça um panorama das características e das necessidades do mercado mundial da atualidade. Portugal, por causa de sua localização, pode ser privilegiado no contexto das relações econômicas globalizadas, uma vez que

a) É via de acesso da Europa para o Oceano Atlântico.

b) Está posicionado em uma região central da Europa.

c) Sua rede hídrica integra a Europa ao norte da Ásia.

d) Conecta a Europa ao sul da Ásia pelo Mediterrâneo.

e) Conecta a Europa ao oceano Índico e ao Mar do Norte.

3. (Colégio Marista)

[...]

Após a independência, a produção literária esteve em parte articulada aos esforços da construção de uma identidade brasileira. A constituição de uma nação e de um Estado, a partir da independência, trazia consigo o desafio de criar um sentimento de pertencimento à comunidade nacional que unificasse uma população extremamente heterogênea. [...]

DOLHNIKOFF. Miriam. História do Brasil Império. São Paulo: Contexto, 2017, p. 69.

De acordo com o texto, após a independência do Brasil, nota-se que houve:

a) A negação de um sentimento de pertencimento à comunidade brasileira, presente no período em que o Brasil era colônia de Portugal.

b) O resgate de símbolos portugueses do período colonial a fim de criar uma identidade nacional após a independência.

c) O reforço de uma identidade nacional, baseada em símbolos, valores e costumes que já estavam assimilados antes da independência.

d) O resgate da literatura nacional anterior ao processo de independência, que reforçou a nacionalidade do povo brasileiro.

e) O esforço para a constituição de uma literatura nacional como elemento agregador e criador de uma identidade nacional.

4. (Colégio Marista)

"O jornalismo está sendo destruído pela internet, e isso nos leva a um futuro incerto e muito perigoso." Esta é a visão do psicólogo Robert Epstein, doutor pela Universidade de Harvard que se dedica a estudar a atuação nas redes sociais das gigantes de tecnologia e defende uma interferência direta nessas empresas.

Segundo ele, as pessoas não têm mais como discernir o verdadeiro do falso, porque "a informação vem de todos os lados, sem os filtros, que eram os processos de apuração do jornalismo". "Um impacto como esse (das redes sociais) jamais existiu na história humana."

Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-46107995

A disseminação de informações vem passando por grandes mudanças com o desenvolvimento tecnológico das últimas décadas, sobretudo a partir do final do século XX.

Ao analisar as redes sociais, o psicólogo entrevistado chegou à conclusão de que tal cenário pode ser prejudicial às pessoas por conta

a) De o controle das empresas jornalísticas ter passado para as gigantes da tecnologia digital.

b) Da diminuição do poder de escolha das pessoas sobre qual será a sua fonte de informação.

c) Do aumento da possibilidade de propagação de informações sem a verificação de sua veracidade.

d) De a pulverização de fontes de informação de elevar o protagonismo de grandes empresas jornalísticas.

e) De a velocidade na disponibilização de conteúdo pela internet ser maior que a dos veículos de jornalismo.

5. (Colégio Marista)

O cidadão norte-americano desperta num leitor construído segundo padrão originário do Oriente Próximo, mas modificado na Europa Setentrional antes de ser transmitido à América. Sai debaixo de cobertas feitas de algodão cuja planta se tornou doméstica na Índia. No restaurante, toda uma série de elementos tomada de empréstimo o espera. O prato é feito de uma espécie de cerâmica inventada na China. A faca é de aço, liga feita pela primeira vez na Índia do Sul; o garfo é inventado na Itália medieval; a colher vem de um original romano. Lê notícias do dia impressas em caracteres inventados pelos antigos semitas, em material inventado na China e por um processo inventado na Alemanha.

LINTON, R. O homem: uma introdução à antropologia. São Paulo: Martins, 1959.

A situação descrita é um exemplo de como os costumes resultam da

a) Assimilação de valores exóticos.

b) Experimentação de hábito sociais variados.

c) Recuperação de heranças da Antiguidade Clássica.

d) Fusão de elementos de tradições culturais diferentes.

e) Valorização de comportamento de grupos privilegiados.

6. (Colégio Marista)

Segundo convenções internacionais, a poluição dos oceanos é a introdução, pelo homem, de substâncias que provoquem, direta ou indiretamente, danos à vida marinha, ameacem a saúde humana ou comprometam a atividade pesqueira. Os principais poluentes do meio marinho são o esgoto doméstico, petróleo e seus derivados, metais pesados, substâncias organocloradas e o lixo.

Disponível em https://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/poluicao-das-aguas-esgoto-petroleo-e-metais-pesados-ameacam-aguas.htm

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Em sua relação com a natureza, a sociedade gera uma série de impactos ambientais sérios; nesse contexto, o ser humano

a) Tem tomado as providências possíveis para garantir a sobrevivência da fauna e da flora marinhas.

b) Tem contribuído, com estudos genéticos, para a reinserção de espécies marinhas que até então existiam apenas em cativeiro.

c) Tem contribuído para a poluição dos oceanos; em contrapartida, a fauna e a flora marinhas se adaptaram à poluição e desenvolveram a capacidade de sobreviver nesse meio.

d) Tem contribuído para a degradação dos ambientes marinhos com pouca ou nenhuma política de preservação e conservação efetiva, prejudicando, assim, a fauna e a flora oceânicas em escala mundial.

e) Influencia de modo insignificante a vida marinha, pois os impactos das atividades antrópicas recaem majoritariamente sobre as áreas e águas continentais.

7. (Colégio Marista)

[...]

Ao estudar a economia mundial em 1889 [...] um ilustre especialista americano observou que ela se caracterizava, desde 1873, por “agitação sem precedentes e depressão do comércio”. “Sua peculiaridade mais digna de nota”, escreveu ele, “foi sua universalidade; afetando tanto nações que se envolveram em guerras como as que mantiveram a paz; as que têm um moeda estável com padrão ouro como as que têm uma moeda instável...; as que vivem num sistema de livre-comércio de matérias-primas e aquelas onde há restrições comerciais, maiores ou menores. [...] “.

HOBSBAWN. Eric. J. A era dos impérios. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988, p. 37,

A crise econômica dos anos 1870, pelas características que o trecho apresenta, demonstra que o sistema capitalista possuía desde aquela época uma

a) Tendência a apresentar resultados gerais e constantes de crescimento econômico.

b) Tendência geral à fragmentação e ao isolamento dos países e regiões dentro do sistema.

c) Abrangência ilimitada, com desempenhos locais diferentes durante momentos de crise.

d) Tendência a poupar os países centrais e desenvolvidos das crises econômicas cíclicas.

e) Tendência à universalização, na qual os países são economicamente independentes.

8. (Colégio Marista)

Na história da África jamais se sucederam tantas e tão rápidas mudanças como durante o período de 1880 e 1935.

Até 1880, apenas parte limitada da África era governada diretamente por europeus. Seus próprios soberanos e chefes de linhagem estavam no controle de sua independência e soberania. Mas em 1914, com a única exceção da Etiópia e da Libéria, a África inteira viu-se dividida em colônias e submetida a dominação de potências europeias. Em outras palavras, no período de 1880 a 1935, a África teve de enfrentar um desafio particularmente ameaçador: o desafio do colonialismo.

SILVÉRIO. Valter Roberto. Síntese da coleção História Geral na África. Brasília: UNESCO, MEC, UFSCar, 2013, p. 339.

A ocupação da África pelos europeus, no período retratado pelo texto, teve como causa e consequência respectivamente,

a) Suprir as necessidades europeias por matéria – prima industrial e o desenvolvimento de uma Revolução Industrial no continente africano.

b) A expansão marítima empreendida por portugueses e espanhóis e o surgimento de uma rede internacional de comércio de escravos.

c) O desenvolvimento industrial europeu e a aglomeração de diversas etnias diferentes sob o comando de uma única potência industrial.

d) A necessidade de expansão da fé católica durante a Contrarreforma e o processo de catequização compulsório dos nativos.

e) A busca por matéria-prima após a Segunda Revolução Industrial e a expansão da cultura africana pelo mundo europeu.

9. (Colégio Marista)

A causa mais urgente para os índios hoje é, com certeza, a questão territorial. Um terço das terras indígenas do Brasil ainda não foi demarcado, e as que foram estão ameaçadas, seja pelas atividades mineradora e madeireira ou pelas hidrelétricas.

O Brasil adotou um modelo de desenvolvimento que não contempla os povos indígenas, vistos como empecilho. Passam por cima dos nossos direitos, e o Brasil é cobrado lá fora por isso.

Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2014/09/140908_jovens_indigenas_salasocial_pai

O texto refere-se à fala de um indígena formado em Direito e atuante na defesa de sua comunidade e que ilustra a situação atual das disputas territoriais indígenas no Brasil, pois demonstra que

a) A judicialização da questão territorial indígena não inclui os movimentos sociais dos próprios indígenas.

b) A luta indígena pela demarcação de terras também se dá no campo do Direito e na disputa em trono da elaboração de leis.

c) As reivindicações dos povos indígenas vêm sendo sistematicamente atendidas pelo governo federal.

d) A interferência das obras de infraestrutura do governo em territórios demarcados indígenas não viola os direitos legais indígenas.

e) Diante da ausência de outras formas de organização, o Direito surge como o primeiro movimento de reivindicação dos indígenas.

10. (ENEM)

TEXTO I

Há mais de duas décadas, os cientistas e ambientalistas têm alertado para o fato de a água doce ser um recurso escasso em nosso planeta. Desde o começo de 2014, o Sudeste do Brasil adquiriu uma clara percepção dessa realidade em função da seca.

TEXTO II

Dinâmicas atmosféricas no Brasil

Elementos relevantes ao transporte de umidade na América do Sul a leste dos Andes pelos Jatos de Baixos Níveis (JBN), Frentes Frias (FF) e transporte de umidade do Atlântico Sul, assim como a presença da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), para um verão normal e para o verão seco de 2014. “A ” representa o centro da anomalia de alta pressão atmosférica.

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De acordo com as informações apresentadas, a seca de 2014, no Sudeste, teve como causa natural o(a):

a) constituição de frentes quentes barrando as chuvas convectivas.

b) formação de anticiclone impedindo a entrada de umidade.

c) presença de nebulosidade na região de cordilheira.

d) avanço de massas polares para o continente.

e) baixa pressão atmosférica no litoral.

11. (ENEM)

Não é verdade que estão ainda cheios de velhice espiritual aqueles que nos dizem: “Que fazia Deus antes de criar o céu e a terra? Se estava ocioso e nada realizava”, dizem eles, “por que não ficou sempre assim no decurso dos séculos, abstendo-se, como antes, de toda ação? Se existiu em Deus um novo movimento, uma vontade nova para dar o ser a criaturas que nunca antes criara, como pode haver verdadeira eternidade, se n’Ele aparece uma vontade que antes não existia?”

AGOSTINHO. Confissões. São Paulo: Abril Cuitural, 1984.

A questão da eternidade, tal como abordada pelo autor, é um exemplo da reflexão filosófica sobre a(s):

a) essência da ética cristã.

b) natureza universal da tradição.

c) certezas inabaláveis da experiência.

d) abrangência da compreensão humana.

e) interpretações da realidade circundante.

12. (Colégio Marista)

Segundo a análise marxista, o capital é uma forma político-econômica contraditória: promete liberdade e entrega escravidão; promete crescimento e entrega crise e destruição. (Karl) Marx expôs essas contradições. A maioria dos economistas não gosta de contradições. Eles acreditam que a economia tende a um equilíbrio benéfico, embora forças externas possam perturbá-la. Marx afirma que a economia não tende ao equilíbrio, mas ao acirramento das contradições, o que produz as crises, que são momentos de reconfiguração do capitalismo.

Disponível em: https://epoca.globo.com/david-harvey-o-dinheiro-quem-controla-processo-democratico-nao-as-pessoas-23076538

A divisão da sociedade em classes de proprietários e produtores com interesses adversos, segundo Marx, explica a contradição apontada no texto na medida em que:

a) ambas se recusam a trabalhar em cooperação.

b) o ganho de uma representa a perda de outra.

c) falta vontade aos primeiros em ajudar os demais.

d) os trabalhadores reivindicam aumentos salariais

e) o Estado intervém no funcionamento do mercado.

13. (ENEM)

Rodrigo havia sido indicado pela oposição para fiscal duma das mesas eleitorais. Pôs o revólver na cintura, uma caixa de balas no bolso e encaminhou-se para seu posto. A chamada dos eleitores começou às sete da manhã. Plantados junto da porta, os capangas do Trindade ofereciam cédulas com o nome dos candidatos oficiais a todos os eleitores que entravam. Estes, em sua quase totalidade, tomavam docilmente dos papeluchos e depositavam-nos na urna, depois de assinar a autêntica. Os que se recusavam a isso tinham seus nomes acintosamente anotados.

VERISSIMO, E. O tempo e o vento. São Paulo: Globo, 2003 (adaptado)

Erico Veríssimo tematiza em obra ficcional o seguinte aspecto característico da vida política durante a Primeira República:

a) Identificação forçada de homens analfabetos.

b) Monitoramento legal dos pleitos legislativos.

c) Repressão explícita ao exercício de direito.

d) Propaganda direcionada à população do campo.

e) Cerceamento policial dos operários sindicalizados.

14. (Colégio Marista)

Falta uma revolução cultural que valorize verdadeiramente a natureza, que lhe dê, no sentido próprio, um valor. E isso é o mais difícil. As pessoas têm plantas em seu apartamento, mimam seus cachorros, suprindo seu desejo de natureza de forma artificial e esquecendo-se o que ocorre com a verdadeira natureza, ali fora. Essa desconexão é perigosa, precisamos nos reconectar com a natureza. A humanidade enfraquece ecossistemas que nos fazem viver gratuitamente desde a nossa aparição na Terra, e esses ecossistemas estão diminuindo"...

Disponível em: https://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/redacao/2018/10/30/energia-agua-e-comida-consumismo-dos-ultimos-50-anos-chega-ao-limite.htm#:~:text=O%20consumo%20de%20energia%20%2D%20e,com%20efeito%20estufa%20surgem%20da%C3%AD.

Em entrevista para a AFP, Marco Lambertini, diretor – geral do Fundo Mundial para a Natureza (WWF), menciona uma atual desconexão do ser humano com a natureza, o quer pode ser prejudicial para a preservação ambiental.

Uma medida que poderia alterar esse cenário, segundo Lambertini, é a:

a) atribuição de um valor para que a natureza possa integrar o mercado.

b) diminuição da criação de plantas e animais de forma doméstica.

c) valorização da natureza como importante componente da vida humana.

d) tentativa de estabelecer modos de vida ligados às áreas ambientalmente preservadas.

e) formação de áreas de preservação ambiental financiadas pelos cidadãos.

15. (ENEM)

Então disse: “Este é o local onde construirei. Tudo pode chegar aqui pelo Eufrates, o Tigre e uma rede de canais. Só um lugar como este sustentará o exército e a população geral”. Assim ele traçou e destinou as verbas para a sua construção, e deitou o primeiro tijolo com sua própria mão, dizendo: “Em nome de Deus, e em louvor a Ele. Construí, e que Deus vos abençoe”.

AL-TABARI, M. Uma história dos povos árabes. São Paulo: Cia. das Letras, 1995 (adaptado).

A decisão do califa Al-Mansur (754-775) de construir Bagdá nesse local orientou-se pela:

a) disponibilidade de rotas e terras férteis como base da dominação política.

b) proximidade de áreas populosas como afirmação da superioridade bélica.

c) submissão à hierarquia e à lei islâmica como controle do poder real.

d) fuga da península arábica como afastamento dos conflitos sucessórios.

e) ocupação de região fronteiriça como contenção do avanço mongol.

16. (ENEM)

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Disponível em: https://www.propagandashistoricas.com.br/2015/09/a-saude-da-mulher-anos-40.html

O anúncio publicitário da década de 1940 reforça os seguintes estereótipos atribuídos historicamente a uma suposta natureza feminina:

a) Pudor inato e instinto maternal.

b) Fragilidade física e necessidade de aceitação.

c) Isolamento social e procura de autoconhecimento.

d) Dependência econômica e desejo de ostentação.

e) Mentalidade fútil e conduta hedonista.

17. (ENEM)

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Considerando as diferenças entre extrativismo vegetal e silvicultura, a variação das curvas do gráfico foi influenciada pela tendência de

a) conservação do bioma nativo.

b) estagnação do setor primário.

c) utilização de madeira de reflorestamento.

d) redução da produção de móveis.

e) retração da indústria alimentícia.

18) ENEM 2014

Três décadas – de 1884 a 1914 – separam o século XIX – que terminou com a corrida dos países europeus para a África e com o surgimento dos movimentos de unificação nacional na Europa – do século XX, que começou com a Primeira Guerra Mundial. É o período do Imperialismo, da quietude estagnante na Europa e dos acontecimentos empolgantes na Ásia e na África.

ARENDT. H. As origens do totalitarismo. São Paulo: Cia. das Letras, 2012.

O processo histórico citado contribuiu para a eclosão da Primeira Grande Guerra na medida em que

a) difundiu as teorias socialistas.

b) acirrou as disputas territoriais.

c) superou as crises econômicas.

d) multiplicou os conflitos religiosos.

e) conteve os sentimentos xenófobos.

Confira o gabarito do simulado: https://www.folhadelondrina.com.br/_/3113822

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