FOLHA ENEM /CADERNO 12 /CIÊNCIAS DA NATUREZA
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 25 de outubro de 2021
null
FOLHA ENEM /CADERNO 12 - CIÊNCIAS DA NATUREZA
BIOLOGIA
1 (ENEM 2018)
Para serem absorvidos pelas células do intestino humano, os lipídios ingeridos precisam ser primeiramente emulsificados. Nessa etapa da digestão, torna-se necessária a ação dos ácidos biliares, visto que os lipídios apresentam uma natureza apolar e são insolúveis em água.
Esses ácidos atuam no processo de modo a
a. hidrolisar os lipídios.
b. agir como detergentes.
c. tornar os lipídios anfifílicos.
d. promover a secreção de lipases.
e. estimular o trânsito intestinal dos lipídios.
2. (ENEM 2018)
Corredores ecológicos visam mitigar os efeitos da fragmentação dos ecossistemas promovendo a ligação entre diferentes áreas, com o objetivo de proporcionar o deslocamento de animais, a dispersão de sementes e o aumento da cobertura vegetal. São instituídos com base em informações como estudos sobre o deslocamento de espécies, sua área de vida (área necessária para o suprimento de suas necessidades vitais e reprodutivas) e a distribuição de suas populações.
Disponível em: www.mma.gov.br. Acesso em: 30 nov. 2017 (adaptado).
Nessa estratégia, a recuperação da biodiversidade é efetiva porque
a. propicia o fluxo gênico.
b. intensifica o manejo de espécies.
c. amplia o processo de ocupação humana.
d. aumenta o número de indivíduos nas populações.
e. favorece a formação de ilhas de proteção integral.
3. (ENEM 2018)
Insetos podem apresentar três tipos de desenvolvimento. Um deles, a holometabolia (desenvolvimento completo), é constituído pelas fases de ovo, larva, pupa e adulto sexualmente maduro, que ocupam diversos habitats. Os insetos com holometabolia pertencem às ordens mais numerosas em termos de espécies conhecidas.
Esse tipo de desenvolvimento está relacionado a um maior número de espécies em razão da
a. proteção na fase de pupa, favorecendo a sobrevivência de adultos férteis.
b. produção de muitos ovos, larvas e pupas, aumentando o número de adultos.
c. exploração de diferentes nichos, evitando a competição entre as fases da vida.
d. ingestão de alimentos em todas as fases de vida, garantindo o surgimento do adulto.
e. utilização do mesmo alimento em todas as fases, otimizando a nutrição do organismo.
4. (ENEM PPL 2018)
As larvas do inseto do bicho-da-farinha (Tenebrio molitor) conseguem se alimentar de isopor descartado (poliestireno expandido), transformando-o em dióxido de carbono e outros componentes. Dessa forma, essas larvas contribuem para a redução dos impactos negativos causados pelo acúmulo de isopor no ambiente.
Disponível em: www.bbc.com. Acesso em: 29 out. 2015 (adaptado).
A redução dos impactos causados pelo acúmulo de isopor é resultante de qual processo desempenhado pelas larvas do bicho-da-farinha?
a. Bioindicação
b. Biomarcação.
c. Biodegradação.
d. Bioacumulação.
e. Biomonitoramento.
5. (ENEM PPL 2018)
O sucesso adaptativo dos répteis relaciona-se, dentre outros fatores, ao surgimento de um revestimento epidérmico de queratina para economia de água metabólica.
Essa característica seria prejudicial em anfíbios, pois acarretaria problemas
a. circulatórios, em razão da limitação na força contrátil do coração tricavitário.
b. excretórios, em razão de incapacidade renal de processar níveis elevados de urina.
c. digestivos, em razão da limitação do intestino em absorver alimentos muito diluídos.
d. locomotores, em razão de incapacidade óssea de sustentar um animal mais pesado.
e. respiratórios, em razão da pequena capacidade dos pulmões de realizar trocas gasosas.
6. (ENEM 2017)
Uma das estratégias para conservação de alimentos é o salgamento, adição de cloreto de sódio (NaCI), historicamente utilizado por tropeiros, vaqueiros e sertanejos para conservar carnes de boi, porco e peixe.
O que ocorre com as células presentes nos alimentos preservados com essa técnica?
a. O sal adicionado diminui a concentração de solutos em seu interior.
b. O sal adicionado desorganiza e destrói suas membranas plasmáticas.
c. A adição de sal altera as propriedades de suas membranas plasmáticas.
d. Os íons Na+ e Cl- provenientes da dissociação do sal entram livremente nelas.
e. A grande concentração de sal no meio extracelular provoca a saída de água de dentro delas.
7. (ENEM 2017)
Os medicamentos são rotineiramente utilizados pelo ser humano com o intuito de diminuir ou, por muitas vezes, curar possíveis transtornos de saúde. Os antibióticos são grupos de fármacos inseridos no tratamento de doenças causadas por bactérias.
Na terapêutica das doenças mencionadas, alguns desses fármacos atuam
a. ativando o sistema imunológico do hospedeiro.
b. interferindo na cascata bioquímica da inflamação.
c. removendo as toxinas sintetizadas pelas bactérias
d. combatendo as células hospedeiras das bactérias.
e. danificando estruturas específicas da célula bacteriana.
8. (ENEM 2017)
Uma grande virada na moderna história da agricultura ocorreu depois da Segunda Guerra Mundial. Após a guerra, os governos haviam se deparado com um enorme excedente de nitrato de amônio, ingrediente usado na fabricação de explosivos. A partir daí as fábricas de munição foram adaptadas para começar a produzir fertilizantes tendo como componente principal os nitratos.
SOUZA, F. A. Agricultura natural/orgânica como instrumento de fixação biológica e manutenção do nitrogênio no solo: um modelo sustentável de MDL Disponível em: www.planetaorganico.com.br. Acesso em: 17 Jul. 2015 (adaptado),
No ciclo natural do nitrogênio, o equivalente ao principal componente desses fertilizantes industriais é produzido na etapa de
1) nitratação.
2) nitrosação.
3) amonificação.
4) desnitrificação.
5) fixação biológica do N2.
9. (ENEM 2017)
Pesquisadores criaram um tipo de plaqueta artificial, feita com um polímero gelatinoso coberto de anticorpos, que promete agilizar o processo de coagulação quando injetada no corpo. Se houver sangramento, esses anticorpos fazem com que a plaqueta mude sua forma e se transforme em uma espécie de rede que gruda nas lesões dos vasos sanguíneos e da pele.
MOUTINHO, S. Coagulação acelerada. Disponível em: http://ciendahoje.uol.com.br. Acesso em: 19 fev. 2013 (adaptado).
Qual a doença cujos pacientes teriam melhora de seu estado de saúde com o uso desse material?
a. Filariose.
b. Hemofilia.
c. Aterosclerose.
d. Doença de Chagas
e. Síndrome da imunodeficiência adquirida
FÍSICA
10 (Enem 2020)
Os fones de ouvido tradicionais transmitem a música diretamente para os nossos ouvidos. Já os modelos dotados de tecnologia redutora de ruído — Cancelamento de Ruído (CR) — além de transmitirem música, também reduzem todo ruído inconsistente à nossa volta, como o barulho de turbinas de avião e aspiradores de pó. Os fones de ouvido CR não reduzem realmente barulhos irregulares como discursos e choros de bebês. Mesmo assim, a supressão do ronco das turbinas do avião contribui para reduzir a “fadiga de ruído”, um cansaço persistente provocado pela exposição a um barulho alto por horas a fio. Esses aparelhos também permitem que nós ouçamos músicas ou assistamos a vídeos no trem ou no avião a um volume muito menor (e mais seguro).
Disponível em: http://tecnologia.uol.com.br, Acesso em: 21 abr, 2015 (adaptado).
A tecnologia redutora de ruído CR utilizada na produção de fones de ouvido baseia-se em qual fenômeno ondulatório?
a) Absorção.
b) Interferência.
c) Polarização.
d) Reflexão.
e) Difração.
11 (Enem PPL 2020)
Um agricultor deseja utilizar um motor para bombear água (ρ água = 1 kg L−1) de um rio até um reservatório onde existe um desnível de 30 m de altura entre o rio e o reservatório, como representado na figura. Ele necessita de uma vazão constante de 3 600 litros de água por hora. Considere a aceleração da gravidade igual a 10 m s−2. Imagem associada para resolução da questão
Considerando a situação apresentada e desprezando efeitos de perdas mecânicas e elétricas, qual deve ser a potência mínima do motor para realizar a operação?
a) 1,0 × 101 W
b) 5,0 × 101 W
c) 3,0 × 102 W
d) 3,6 × 104 W
e) 1,1 × 106 W
12 (Enem 2019)
O objetivo de recipientes isolantes térmicos é minimizar as trocas de calor com o ambiente externo. Essa troca de calor é proporcional à condutividade térmica k e à área interna das faces do recipiente, bem como à diferença de temperatura entre o ambiente externo e o interior do recipiente, além de ser inversamente proporcional à espessura das faces.
A fim de avaliar a qualidade de dois recipientes A (40 cm x 40 cm x 40 cm) e B (60 cm x 40 cm x 40 cm) de faces de mesma espessura, uma estudante compara suas condutividades térmicas kA e kB. Para isso suspende, dentro de cada recipiente, blocos idênticos de gelo a 0°C, de modo que suas superfícies estejam em contato apenas com o ar. Após um intervalo de tempo, ela abre os recipientes enquanto ambos ainda contêm um pouco de gelo e verifica que a massa de gelo que se fundiu no recipiente B foi o dobro da que se fundiu no recipiente A.
A razão kA/kB é mais próxima de
a) 0,50.
b) 0,67.
c) 0,75.
d) 1,33.
e) 2,00.
13) (Enem PPL 2020)
Nos chuveiros elétricos, a água entra em contato com uma resistência aquecida por efeito Joule. A potência dissipada pelo aparelho varia em função da tensão à qual está ligado e do valor da resistência elétrica escolhida com a chave seletora. No quadro estão indicados valores de tensão e as possíveis resistências para cinco modelos de chuveiro. Nesse quadro, o valor das resistências é medido a partir da extremidade esquerda.
Qual chuveiro apresenta a maior potência elétrica?
a) A
b) B
c) C
d) D
e) E
14 (Enem 2019)
Numa feira de ciências, um estudante utilizará o disco de Maxwell (ioiô) para demonstrar o princípio da conservação da energia. A apresentação consistirá em duas etapas.
Etapa 1 – a explicação de que, à medida que o disco desce, parte de sua energia potencial gravitacional é transformada em energia cinética de translação e energia cinética de rotação;
Etapa 2 – o cálculo da energia cinética de rotação do disco no ponto mais baixo de sua trajetória, supondo o sistema conservativo.
Ao preparar a segunda etapa, ele considera a aceleração da gravidade igual a 10 ms–2 e a velocidade linear do centro de massa do disco desprezível em comparação com a velocidade angular. Em seguida, mede a altura do topo do disco em relação ao chão no ponto mais baixo de sua trajetória, obtendo da altura da haste do brinquedo. As especificações de tamanho do brinquedo, isto é, de comprimento (C), largura (L) e altura (A), assim como da massa de seu disco de metal, foram encontradas pelo estudante no recorte de manual ilustrado a seguir.
Conteúdo: base de metal, hastes metálicas, barra superior, disco de metal.
Tamanho (C x L x A): 300 mm x 100 mm x 410 mm
Massa do disco de metal: 30 g
O resultado do cálculo da etapa 2, em joule, é:
a) 4,10 x 10−2
b) 8,20 x 10−2
c) 1,23 x 10−1
d) 8,20 x 104
e) 1,23 x 105
15 (Enem 2020)
A Torre Eiffel, com seus 324 metros de altura, feita com treliças de ferro, pesava 7 300 toneladas quando terminou de ser construída em 1889. Um arquiteto resolve construir um protótipo dessa torre em escala 1:100, usando os mesmos materiais (cada dimensão linear em escala de 1:100 do monumento real). Considere que a torre real tenha uma massa Mtorre e exerça na fundação sobre a qual foi erguida uma pressão Ptorre. O modelo construído pelo arquiteto terá uma massa Mmodelo e exercerá uma pressão Pmodelo .
Como a pressão exercida pela torre se compara com a pressão exercida pelo protótipo? Ou seja, qual é a razão entre as pressões (Ptorre)/(Pmodelo)?
a) 100
b) 101
c) 102
d) 104
e) 106
QUÍMICA
16 (ENEM – 2019)
Alguns materiais sólidos são compostos por átomos que interagem entre si formando ligações que podem ser covalentes, iônicas ou metálicas. A figura apresenta a energia potencial de ligação em função da distância interatômica em um sólido cristalino. Analisando essa figura, observa-se que, na temperatura de zero kelvin, a distância de equilíbrio da ligação entre os átomos R0 corresponde ao valor mínimo de energia potencial. Acima dessa temperatura, a energia térmica fornecida aos átomos aumenta sua energia cinética e faz com que eles oscilem em torno de uma posição de equilíbrio média (círculos cheios), que é diferente para cada temperatura. A distância de ligação pode variar sobre toda a extensão das linhas horizontais, identificadas com o valor da temperatura, de T1 a T4, (temperaturas crescentes).
O deslocamento observado na distância média revela o fenômeno da
a) ionização.
b) dilatação.
c) dissociação.
d) quebra de ligações covalentes.
e) formação de ligações metálicas.
17) (ENEM 2014)
Água dura é aquela que contém concentrações relativamente altas de íons Ca2+ e Mg2+ dissolvidos. Apesar de esses íons não representarem risco para a saúde, eles podem tornar a água imprópria para alguns tipos de consumo doméstico ou industrial. Objetivando reduzir a concentração de íons Ca2+ e Mg2+ de uma amostra de água dura ao mínimo possível, um técnico em química testou os seguintes procedimentos no laboratório:
I – Decantação da amostra de água.
II – Filtração da amostra de água.
III – Aquecimento da amostra de água.
IV – Adição do solvente orgânico CCℓ4 à amostra de água.
V – Adição de CaO e Na2CO3 à amostra de água
BROWN, T. L. et al. Química, a ciência central. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005 (adaptado)
O método considerado viável para tratar a água dura e aumentar seu potencial de utilização é o(a)
a) decantação, pois permite que esses íons se depositem no fundo do recipiente.
b) filtração, pois assim os íons Ca2+ e Mg2+ são retidos no filtro e separados da água.
c) aquecimento da amostra de água, para que esses íons sejam evaporados e separados.
d) adição do solvente orgânico CCl4 à amostra, para solubilizar esses íons e separá-los da água.
e) reação química com CaO e Na2CO3 , para precipitar esses íons na forma de compostos insolúveis.
18 (ENEM 2020)
A sacarase (ou invertase) é uma enzima que atua no intestino humano hidrolisando o dissacarídeo sacarose nos monossacarídeos glicose e frutose. Em um estudo cinético da reação de hidrólise da sacarose (C12H22O11), foram dissolvidos 171 g de sacarose em 500 mL de água. Observou-se que, a cada 100 minutos de reação, a concentração de sacarose foi reduzida à metade, qualquer que fosse o momento escolhido como tempo inicial. As massas molares dos elementos H, C e O são iguais a 1, 12 e 16 g mo1⁻¹, respectivamente.
Qual é a concentração de sacarose depois de 400 minutos do início da reação de hidrólise?
a) 2,50 x 10⁻³ mol L⁻¹
b) 6,25 x 10⁻² mol L⁻¹
c) 1,25 x 10⁻¹ mol L⁻¹
d) 2,50 x 10⁻¹ mol L⁻¹
e) 4,27 x 10⁻¹ mol L⁻¹
19 (ENEM 2020)
Em seu laboratório, um técnico em química foi incumbido de tratar um resíduo, evitando seu descarte direto no meio ambiente. Ao encontrar o frasco, observou a seguinte informação: “Resíduo: mistura de acetato de etila e água”.Considere os dados do acetato de etila:
· Baixa solubilidade em água;
· Massa específica = 0,9 g cm–3;
· Temperatura de fusão = – 83°C;
· Pressão de vapor maior que a da água.
A fim de tratar o resíduo, recuperando o acetato de etila, o técnico deve
a) evaporar o acetato de etila sem alterar o conteúdo de água.
b) filtrar a mistura utilizando um funil comum e um papel de filtro.
c) realizar uma destilação simples para separar a água do acetato de etila.
d) proceder a uma centrifugação da mistura para remover o acetato de etila.
e) decantar a mistura separando os dois componentes em um funil adequado.
20 (ENEM PPL 2020)
O peróxido de hidrogênio é um produto secundário do metabolismo celular e apresenta algumas funções úteis, mas, quando em excesso, é prejudicial, gerando radicais que são tóxicos para as células. Para se defender, o organismo vivo utiliza a enzima catalase, que decompõe H2O2 em H2O e O2. A energia de reação de decomposição, quando na presença e ausência da catalase, está mostrada no gráfico.
Disponível em: www.pontociencia.org.br. Acesso em: 14 ago. 2013 (adaptado).
Na situação descrita, o organismo utiliza a catalase porque ela
a) diminui a energia de ativação.
b) permite maior rendimento da reação.
c) diminui o valor da entalpia da reação.
d) consome rapidamente o oxigênio do reagente.
e) reage rapidamente com o peróxido de hidrogênio.
21 (ENEM 2018)
Na mitologia grega, Nióbia era a filha de Tântalo, dois personagens conhecidos pelo sofrimento. O elemento químico de número atômico (Z) igual a 41 tem propriedades químicas e físicas tão parecidas com as do elemento de número atômico 73 que chegaram a ser confundidos. Por isso, em homenagem a esses dois personagens da mitologia grega, foi conferido a esses elementos os nomes de nióbio (Z = 41) e tântalo (Z = 73). Esses dois elementos químicos adquiriram grande importância econômica na metalurgia, na produção de supercondutores e em outras aplicações na indústria de ponta, exatamente pelas propriedades químicas e físicas comuns aos dois.
KEAN, S. A colher que desaparece: e outras histórias reais de loucura, amor e morte a partir dos elementos químicos. Rio de Janeiro: Zahar, 2011 (adaptado).
A importância econômica e tecnológica desses elementos, pela similaridade de suas propriedades químicas e físicas, deve-se a
a) terem elétrons no subnível f.
b) serem elementos de transição interna.
c) pertencerem ao mesmo grupo na tabela periódica.
d) terem seus elétrons mais externos nos níveis 4 e 5, respectivamente.
e) estarem localizados na família dos alcalinos terrosos e alcalinos, respectivamente.
22 (ENEM PPL 2020)
A presença de substâncias ricas em enxofre, como a pirita (FeS2), em áreas de mineração, provoca um dos mais preocupantes impactos causados pela exploração dos recursos naturais da crosta terrestre. Em contato com o oxigênio atmosférico, o sulfeto sofre oxidação em diversas etapas até formar uma solução aquosa conhecida como drenagem ácida de minas, de acordo com a equação química descrita.
4 FeS 2(s) + 15 O2(g) + 2 H2O(ℓ) → 2 Fe2(SO4)3(aq) + 2 H2SO4(aq)
Um dos processos de intervenção nesse problema envolve a reação do resíduo ácido com uma substância básica, de baixa solubilidade em meio aquoso, e sem a geração de subprodutos danosos ao meio ambiente.
FIGUEIREDO, B. R. Minérios e ambientes. Campinas: Unicamp, 2000.
Esse processo de intervenção é representado pela equação química:
a) Ca(s) + 2 H2O(ℓ) → Ca(OH)2(aq) + H2(g).
b) CaO(s) + H2SO4(aq) → CaSO4(aq) + H2O(ℓ).
c) CaCO3(s) + H2SO4(aq) → CaSO4(aq) + H2O(ℓ) + CO2(g).
d) CaSO4(s) + H2SO4(aq) → Ca2+(aq) + 2 H+(aq) + 2 SO42−(aq).
e) Ca(HCO3)2(s) + 2 H2O(ℓ) → Ca(OH)2(aq) + 2 H2O(ℓ) + 2 CO2(g).
Confira o gabarito deste caderno
Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.