Muito se especula sobre o tema da Redação do Enem. Alguns inclusive julgam o trabalho de um professor como “excelente” pelo simples fato de acertar o tema a ser cobrado na prova. Claro que isso denota um professor articulado aos assuntos da atualidade, mas não significa que o aluno pode ter um bom desempenho na redação somente diante dessa situação e por ter trabalhado o assunto anteriormente.

Sendo assim, vale a pena entender os eixos temáticos sobre os quais a prova do ENEM discorre e dessa forma é possível criar estratégias de estudo que contribuem para escrever a respeito da problemática apresentada na proposta da avaliação. Vamos analisar, portanto, 4 eixos:

- Cultural.

- Social.

- Científico.

- Político.

1. Eixo Cultural

Imagem ilustrativa da imagem FOLHA ENEM - REDAÇÃO - Eixos temáticos da prova do Enem
| Foto: Reprodução

Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/historia/cultura.htm

Cultura corresponde a um conjunto de hábitos, crenças e conhecimentos de um povo ou um determinado grupo artístico (literário, dramatúrgico, musical, derivado das artes plásticas etc.) que cultiva, de algum modo, um padrão estético semelhante. Esse conceito nasce em oposição a teorias evolucionistas do século XIX, quando preconizava-se que existem culturas mais importantes que outras, prevalecendo aquelas que se adaptassem melhor à realidade ou ao grupo que detinha o poder na sociedade da época.

Hoje, por outro lado, todas as culturas merecem reconhecimento e exercício de seu papel na sociedade. Não deve existir uma hierarquia entre elas, antes elas devem conviver em sinergia.

Vale destacar que a cultura deve ser analisada pelo âmbito material e simbólico. Isto é válido, pois a identidade de um grupo se faz pelo que é visível bem como pelo invisível, como crenças e ideologias.

A partir disso, o ENEM poderia cobrar diversas delimitações do tema:

· O reconhecimento da cultura LGBT

· As políticas e direitos do povo indígena

· A intolerância religiosa

· Entre outros...

Veja um exemplo de texto de apoio que poderia aparecer nessa prova independentemente do tema, uma vez que é um texto que trata o campo cultural de modo amplo:

Mais do mesmo

Ei menino branco o que é que você faz aqui

Subindo o morro pra tentar se divertir

Mas já disse que não tem

E você ainda quer mais

Por que você não me deixa em paz?

Desses vinte anos nenhum foi feito pra mim

E agora você quer que eu fique assim igual a você

É mesmo, como vou crescer se nada cresce por aqui?

Quem vai tomar conta dos doentes?

E quando tem chacina de adolescentes

Como é que você se sente?

Em vez de luz tem tiroteio no fim do túnel.

Sempre mais do mesmo

Não era isso que você queria ouvir?

Bondade sua me explicar com tanta determinação

Exatamente o que eu sinto, como penso e como sou

Eu realmente não sabia que eu pensava assim

E agora você quer um retrato do país

Mas queimaram o filme

E enquanto isso, na enfermaria

Todos os doentes estão cantando sucessos populares.

(e todos os índios foram mortos).

Legião Urbana – Que país é este. 1987 Emi Music

Agora responda: 

Que temas poderiam ser cobrados tomando essa letra de música como inspiração e considerando o que se sabe sobre o eixo cultural?

2 - Eixo Social

Imagem ilustrativa da imagem FOLHA ENEM - REDAÇÃO - Eixos temáticos da prova do Enem
| Foto: Reprodução

Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/terceirizacao-trabalho.htm

O eixo social estuda as relações entre os indivíduos de uma sociedade, em especial nas questões de produtividade e estratificação.

O ENEM já cobrou acerca das relações de trabalho e essa delimitação do eixo social vale a pena estudar, considerando que o trabalho é dinâmico e os diversos contextos mudam a forma como ele é exercido na sociedade. Esse fenômeno é explicado por sociólogos tais como Durkheim e Marx.

De modo geral, é importante ter um bom conhecimento sobre Sociologia e como seus autores explicam os fenômenos sociais, uma vez que eles trazem o repertório para a construção de uma argumentação bem fundamentada.

Veja um exemplo de texto de apoio que poderia aparecer em uma prova de Redação cujo eixo fosse social:

Psicólogos loucos doentes demais

os sábios duvidam que você é capaz cabeças pensantes pra compreender tentam te entender

Empresários pequenos que temem o que fazem tão pobres de ideias mas ricos demais sociedade falida e moralista

pessoas bossais.

CD Viúva Negra, 1999 – Glauco Chaves

Agora responda:

Que temas poderiam ser cobrados tomando essa letra de música como inspiração e considerando o que se sabe sobre o eixo social?

3. Eixo Científico

No campo da ciência. o Enem tem como foco o uso das tecnologias e a relação do homem no emprego do conhecimento científico em relação ao meio ambiente.

No que diz respeito às tecnologias, estas podem destacar o uso de recursos para mudança nas relações sociais trazendo seu impacto positivo e/ou negativo para o homem. Faça o seguinte exercício: para a charge a seguir, descreva quais temas poderiam ser depreendidos a partir dela.

Imagem ilustrativa da imagem FOLHA ENEM - REDAÇÃO - Eixos temáticos da prova do Enem
| Foto: Reprodução

Quanto ao meio ambiente, a ciência vem para explicar alguns fenômenos bem como destacar criações humanas que causam impactos na natureza sejam eles positivos ou negativos. Vamos fazer o mesmo exercício da charge anterior, com outra que agora destaque essa relação do homem com os recursos naturais:

Imagem ilustrativa da imagem FOLHA ENEM - REDAÇÃO - Eixos temáticos da prova do Enem

4. Eixo Político

O eixo político jamais tratará de questões partidárias ou que envolvam polêmicas do governo atual. Nesse caso, a política é a luta por participar do poder ou influenciar sua repartição, seja no Estado, seja entre os Estados.

A ciência política foi fundada por Maquiavel, que defendia estudar a política como ela é, não somente como deveria ser. Diante disso, a globalização influenciou nas relações sociais e políticas da humanidade. Após a Segunda Guerra Mundial, configura-se uma nova forma de governança global com a ONU, pois esse sistema reconhece a importância do diálogo entre os Estados. Nisso consiste a garantia dos direitos humanos e da preservação da identidade dos povos.

A globalização representou para o Brasil a tarefa de aumentar a competitividade internacional, o combate à desigualdades, preservação do patrimônio natural, material e imaterial; e aumentar a importância na governança global.

Vamos ver um exemplo de texto de apoio:

Perdido no coração

Da grande babilônia

Me chamam clandestino

Por não levar papel

Para uma cidade do norte

Eu fui trabalhar

Minha vida deixei

Entre Celta e Gibraltar

Sou uma arraia no mar

Fantasma na cidade

Minha vida vai proibida

Diz a autoridade

Argelino clandestino

Nigeriano clandestino

Boliviano clandestino

Mano negro ilegal

Manu Chao – cantor francês

Agora responda:

Que temas poderiam ser cobrados tomando essa letra de música como inspiração e considerando o que se sabe sobre o eixo político?

* (Questões selecionadas e disponibilizadas pelos professores do Colégio Marista de Londrina )