Assim como nas áreas do conhecimento, a redação também possui habilidades e competências. É preciso que o aluno preste atenção no momento da prova, pois pequenos deslizes podem comprometer parcialmente ou totalmente a nota final, caso não atendam fielmente a proposta elaborada pelo Inep. De acordo com o portal do Ministério da Educação (MEC) são cinco competências. E o professor e coordenador do Colégio Marista de Londrina, Nilson Douglas Castilho, deu dicas sobre como atender a cada uma delas.

Imagem ilustrativa da imagem ENEM 2020 – Deslizes que podem comprometer a redação
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01 - Domínio da escrita formal da língua portuguesa

Nada mais é do que o aluno escrever de acordo com a norma padrão da língua portuguesa. Os erros gramaticais - grafia, acentuação e concordância, por exemplo -, de acordo com o professor, serão descontados de forma progressiva. “Não existe uma quantidade específica (de erros). Provas atrás percebemos que de dois a três erros, a nota já caía”.

02 - Compreender o tema e não fugir do que é proposto

Abordar um assunto que não tem conexão com o tema automaticamente faz a redação ter nota zero. No entanto, Castilho aponta que muitos alunos não chegam, necessariamente, a fugir do tema, mas sim o tangenciam. “Imaginemos que o tema da redação fala sobre problemas ambientais. O aluno escreve de forma específica sobre poluição dos rios. Neste caso, ele afunilou o tema geral para um assunto só. Isso é passível de desconto na nota”.

03 - Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista

É seguir a proposta do modelo dissertativo-argumentativo, trazendo argumentos que enriqueçam o texto. “Se o tema for Doença Sexualmente Transmissível (DST), não adianta propor campanhas de conscientização, pois já existem. É indicar uma proposta com quem fará e como será feito. Outro exemplo que se equivocam na proposta diz respeito a criação de leis. Muitas leis já existem, só não são aplicadas. Com isso, posso propor a aplicabilidade (da lei) ou sua revisão. Isso é uma proposta de intervenção”, pontuou o professor. Se o texto não seguir este modelo, a redação terá nota zero.

04 - Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação

A quarta competência é, em resumo, dar coesão e coerência ao texto. Sobre isso, Castilho aprova que o aluno tenha variedade no uso de preposições, conjunções, advérbios e locuções adverbiais, mas que preze pelo equilíbrio. “É importante que o aluno saia dos conectivos comuns ‘mas’, ‘porém’ e ‘no entanto’. Por outro lado, utilizar um ‘por conseguinte’ ou ‘destarte’ também não o fará ganhar nota. O aluno que coloca muita palavra difícil no texto é porque não tem repertório e quer impressionar no vocabulário. O corretor não se levará por isso. Não se enganem”, alertou.

05 - Respeitar os direitos humanos

Tem ligação com a coesão e coerência, mas o coordenador de ensino médio do Marista exemplifica como posturas não aceitas pelo Enem. “É importante deixar claro que estamos dentro de um país regido por uma constituição. Apresentar um argumento que defenda a pena de morte é ilegal", exemplificou.