A Educação Infantil é importante em todas as fases da vida, não só na infância. Mais do que estimular que a criança esteja socialmente integrada, a base adquirida neste período é fundamental para o desenvolvimento da formação humana, das capacidades cognitivas e motoras.

A Base Nacional Comum Curricular estabelece cinco Campos de Experiência para a Educação Infantil, que contempla crianças de 0 a 5 anos. O objetivo é criar experiências para que ainda na primeira infância, as crianças possam aprender e adquirir noções, habilidades, atitudes, valores e afetos.

Muitas atividades podem ter cara de passatempo, mas, na verdade, possuem fundamentos importantes e muito potencial de aprendizagem infantil
Muitas atividades podem ter cara de passatempo, mas, na verdade, possuem fundamentos importantes e muito potencial de aprendizagem infantil | Foto: iStock

“A Educação Infantil tem um currículo. Uma base com objetivos específicos que precisam ser atingidos na primeira infância. A Educação Infantil é a fase que embasa as outras”, destaca Leliane de Souza Nogueira, Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil do Colégio Marista de Londrina.

despertar socioemocional

Uma das ênfases mais importantes presentes na educação das crianças é o despertar socioemocional, plantando no aluno sementes de encorajamento e protagonismo que irão florescer até depois da vida adulta. No Colégio Marista, por exemplo, o Projeto Interioridades busca estimular os estudantes a expressarem suas ideias, nomear ações e desenvolverem habilidades como empatia e tolerância à frustração.

Veja o Caderno 8 do FolhaEnem 2022 e responda às questões de Linguagens e suas tecnologias

Uma formação que contemple mais do que o domínio de conteúdos curriculares, proporciona que ao chegar no momento de se preparar para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e outros vestibulares, o aluno esteja pronto em todos os sentidos.

“Encorajar essa criança é se conectar com ela, a criança aprende quando ela está conectada com o adulto que a cerca”, destaca a coordenadora. Investir no aluno ainda na educação infantil é potencializar o seu futuro. Ao se sentir pertencente, a criança tem uma aprendizagem mais significativa e estará mais preparada para os desafios que possam surgir.

Brincadeira que educa

O que muitas pessoas podem se perguntar é: como conseguir trabalhar habilidades cognitivas, motoras, emocionais e sociais de crianças tão novas? Uma das maneiras é educar brincando. Muitas atividades podem ter cara de passatempo, mas, na verdade, possuem fundamentos importantes e muito potencial de aprendizagem infantil.

Confira todos os conteúdos do FolhaEnem 2022

A criança tem a capacidade de aprender de diferentes formas e tudo pode ser trabalhado de maneira lúdica. Um exemplo é a tradicional amarelinha, popular em todas as gerações. Ao saltar, estimula-se o corpo e os movimentos, é preciso identificar números, quantificar e esperar chegar a sua vez de brincar. “Em uma única brincadeira contemplamos diferentes habilidades e competências”, complementa Leliane de Souza Nogueira.