Candidatos abordaram temas como manutenção das estradas rurais, horário do comércio, infraestrutura viária, transparência, transporte e coleta do lixo
Candidatos abordaram temas como manutenção das estradas rurais, horário do comércio, infraestrutura viária, transparência, transporte e coleta do lixo | Foto: Marcos Zanutto



Para encerrar a semana de agenda cheia, seis dos oito candidatos a prefeito de Londrina participaram, nesta sexta-feira, do debate realizado pela Rádio Paiquerê AM, que teve transmissão simultânea pelo portal Folha de Londrina. Com duas horas de duração e aberto com peguntas de ouvintes e de entidades londrinenses, o encontro reuniu André Trindade (PSS), Luciano Odebrecht (PMN), Marcelo Belinati (PP), Odarlone Orente (PT), Sandra Graça (PRB) e Valter Orsi (PSDB).
Os candidatos Flávia Romagnoli (Rede) e Paulo Silva (PSol), cujos partidos possuem representação inferior a dez parlamentares na Câmara dos Deputados, não foram convidados, conforme previsão da legislação eleitoral. Neste sábado, os prefeituráveis vão participar de um novo debate na Rádio Brasil Sul AM e na semana que vem, a última antes do pleito, outros encontros em entidades e conselhos municipais já estão agendados.
Na chegada dos concorrentes ao estúdio da rádio, foi possível constatar uma das diferenças marcantes desta campanha para as anteriores. Ontem, os candidatos estavam acompanhados de poucos assessores, enquanto há quatro anos, na disputa municipal de 2012, quando havia mais dinheiro disponível para os partidos e coligações, uma multidão de cabos eleitorais lotava a Avenida Higienópolis, em frente à emissora, recepcionando os candidatos para o debate realizado naquela ocasião.
No decorrer do debate, os candidatos focalizaram as perguntas e as poucas críticas foram na direção, principalmente, de Orsi, que é o nome da situação, apoiado pelo prefeito Alexandre Kireeff (PSD). Coube ao tucano tentar defender o legado da atual gestão, mas a situação financeira do município – o balanço do segundo quadrimestre deve ser apresentado nesta semana – despertou alfinetadas de Belinati e de Odebrecht. Não houve ataques pessoais nem foram solicitados pedidos de direito de resposta.
Entre os temas abordados, estiveram a manutenção das estradas rurais, horário do comércio, infraestrutura viária, transparência na administração, meio ambiente, coleta de lixo orgânico e reciclável, aporte para Caixa de Auxílio, Aposentadorias e Pensões dos Servidores (Caapsml), além do trasporte coletivo.