Depois da divulgação dos resultados da nova pesquisa do Instituto Multicultural, em parceria com a FOLHA e Paiquerê 91,7, com cenários para a disputa pela prefeitura de Londrina na eleição de 15 de novembro, os candidatos comentaram seus desempenhos.

Na pergunta estimulada, o prefeito Marcelo Belinati (PP), candidato à reeleição, subiu 5 pontos percentuais, passando de 43,2% no dia 7 de outubro para 48,3% na pesquisa divulgada nesta quinta-feira (30). Já o segundo colocado, o deputado federal Boca Aberta (Pros), caiu de 23,2% para 14,2%.

Embolados e tecnicamente empatados na terceira posição estão: o deputado estadual Tiago Amaral (PSB), que oscilou de 3,6% para 3,8%; o vereador Junior Santos Rosa (Republicanos), que cresceu de 1,8% para 3,5%; o empresário Marcio Stamm (Podemos) saiu de 0,9% e chegou a 3,5%, e o ex-prefeito Barbosa Neto (PDT) caiu de 4,1% para 2,8% no comparativo. Já o Delegado Águila Misuta (MDB) passou de 1% para 1,4%.

O empresário Alvaro Junior (PV) e o sociólogo Marcio Sanches (PCdoB) permanecem nas últimas posições, com 0,7% e 0,3%, respectivamente. Brancos e nulos somaram 6,9% e indecisos 13,3%. A margem de erro é de 3% para mais ou menos e intervalo de confiança de 95%. Já na pesquisa estimulada considerando apenas os votos válidos, Belinati aparece com 60,5%, com tendência de vitória ainda no primeiro turno.

Imagem ilustrativa da imagem Prefeituráveis de Londrina comentam resultado da pesquisa

ANÁLISES

"Só tenho a agradecer à população de Londrina. Isso me dá a certeza de que estamos no caminho certo e me motiva cada vez mais a continuar trabalhando mais e mais por Londrina", comentou o atual prefeito.

Boca Aberta culpou os adversários de campanha que estariam, segundo ele, espalhando "fake news" sobre o seu registro de candidatura, que está impugnado em primeira instância pela Justiça Eleitoral. " É uma grande mentira, nós estamos aptos. Vemos que essa queda é resultado da rede de boataria, e alienando o povo, mas vemos com grande alegria o segundo lugar e com esses 17% (estimulada/votos válidos)". Ele pode recorrer do indeferimento no TRE (Tribunal Regional Eleitoral).

Para Tiago Amaral, a pesquisa mostra que muita gente ainda está indecisa. "Nós tivemos algumas movimentações políticas com a impugnação de um candidato, e automaticamente a cidade, após o feriado, vai debater as propostas e decidir nos próximos 15 dias", analisou.

Marcio Stamm disse que o tempo de televisão menor o prejudica na corrida, mas se mostrou otimista com o desempenho. "Nós crescemos em comparação com a última pesquisa mais de 300% e isso nos dá certeza de que a gente vai chegar ao segundo lugar. Mas sentimos na rua que esse crescimento é intenso. Outro fator importante é nosso índice de rejeição baixo".

Barbosa Neto, que também está com a candidatura impugnada em primeira instância, criticou a pesquisa e a classificou de "mentirosa" e "manipulada". "Se caem meus votos e do Boca Aberta, não sei como vão para o prefeito, que é o maior inimigo do Boca Aberta. Isso não tem explicação. Não tem como esse número representar a realidade", afirmou.

Já o Delegado Aguila Misuta recebeu com tranquilidade o resultado apresentado pelo levantamento. "Nós temos muito o que caminhar, mas o mais importante é que nós permanecemos distantes das práticas espúrias e dos maus hábitos políticos e sempre reto em direção aos nossos objetivos políticos", declarou.

Marcio Sanches disse considerar o cenário indefinido por conta das duas candidaturas indeferidas pela Justiça Eleitoral em primeiro grau - ainda cabe recurso. "Há um discurso do medo do segundo colocado e ele tem caído. Isso gera um voto útil para o atual prefeito. Considero uma fotografia do cenário e ainda indefinido." Junior Santos Rosa, Carlos Scalassara e Alvaro Loureiro Junior não comentaram.